Publicado em: 29/03/2022

Formação aprofunda Ano Litúrgico e encanta

Agentes pastorais se enriqueceram com padre Thiago Faccini

Padre Thiago é mestre em Teologia e possui especialização em Espaço Litúrgico e Arte Sacra e, em Liturgia, Ciência e Cultura Padre Thiago é mestre em Teologia e possui especialização em Espaço Litúrgico e Arte Sacra e, em Liturgia, Ciência e Cultura | Crédito: AssCom Diocese de Ponta Grossa

Mais de 300 participantes. Agentes pastorais vindos de todos os oito setores da Diocese de Ponta Grossa. Impressões parecidas: “riquíssimo”, “engrandecedor de conhecimento”, “muito válido”, “subsídio de formação daquilo que é essencial para a nossa vivência enquanto comunidade”. As opiniões resumem o que foi a formação sobre a compreensão do Ano Litúrgico, promovida pela Comissão Diocesana de Liturgia e Canto Pastoral, no último dia 26, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Ponta Grossa. O encontro foi conduzido pelo padre Thiago Faccini, secretário Executivo da Associação dos Liturgistas do Brasil e assessor do Setor de Espaço Litúrgico da Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Padre Thiago, inclusive, foi muito elogiado pelos participantes, especialmente quanto a sua metodologia. “Não o conhecia, mas as explicações que está dando, em cima do Tempo Litúrgico, são riquíssimas, vão ter muita validade. Todas as equipes litúrgicas da Diocese estão aproveitando. São conhecimentos que nossos párocos não conseguem atingir como ele, com o seu estudo, sua didática e metodologia. A gente sai daqui enriquecido e celebrando de uma forma bem atual, dinâmica e profunda. Esperamos tê-lo mais vezes”, afirmava o diácono Almir Batista, Paróquia Espírito Santo. Para o catequista Andrey Marcowicz, Paróquia/Catedral Sant’Ana, a formação detalhou o que é essencial para a vivência dos mistérios da fé. “Da Liturgia, passando isso para os catequizandos na Iniciação à Vida Cristã”, comentou.

Segundo a também catequista Sílvia Solange Soares, da Paróquia Menino Jesus, de Reserva, foi maravilhoso. “Engrandeceu o conhecimento no tocante, por exemplo, à celebração da missa, que não precisa ser aquela celebração-show, e, sim, focada na celebração em si. Importante trazer para as crianças, para que possam descobrir, desde já, esse amor verdadeiro da missa, de sua celebração, da tradição da missa. Desejo que esse encontro possa acontecer também com as catequistas”, revelou.

Padre Thiago Faccin contou que veio pela primeira vez à Diocese, considerando muito importante conhecer a realidade e ver o interesse e a participação de todos. “De modo especial ver a interação das equipes de Liturgia, catequistas e agentes de outras pastorais. Se nota que o nosso povo está com sede de conhecer a nossa fé, a nossa Igreja e essas formações estimulam o povo a buscar cada vez mais, alicerçar e fundamentar. Está sendo uma experiência incrível e motivadora”, destacou.

De acordo com o padre Alvaro Martins Nortok, assessor da Comissão Diocesana de Liturgia e Canto Pastoral, foi bonito constatar tanto a parte abordada pelo padre Thiago, levando para uma compreensão mais profunda do Ano Litúrgico, como também o respaldo das paróquias, das pessoas, o desejo pelo aprendizado. “Que o Espírito Santo vá iluminando para que os frutos aqui plantados sejam colhidos na comunidade”, comentou, lembrando que, de abril até novembro, vão acontecer encontros nos setores, reforçando a compreensão do Ano Litúrgico dentro da missa. “O que foi visto teoricamente na formação hoje será observado na prática, nas paróquias, no ministério, especialmente, no que se relaciona à Santa Missa, o sacramento mais celebrado pelas nossas equipes. Os agentes de pastoral precisam estar tanto participando quanto ajudando”, justificou. Padre Alvaro agradeceu o espaço cedido pela Paróquia Auxiliadora, os padres salesianos, o pároco José Sávio Mariano e as paróquias que enviaram representantes.

Essa foi a terceira formação oferecida pela comissão diocesana. A primeira aconteceu em 2020, com o tema ‘Missa’, e em 2021, detalhando o Novo Missal.

| Enviado 1º conselho missionário da Diocese   |   Dia de São Francisco terá bênção de animais   |   Paróquias refletem sobre a Igreja em Missão   |   Assembleia fortalece a evangelização   |

Publicado em: 29/03/2022

Formação aprofunda Ano Litúrgico e encanta

Agentes pastorais se enriqueceram com padre Thiago Faccini