Publicado em: 04/08/2022

Festa de São Cristóvão completa 70 anos

Bênção de veículos acontece desde 1952

O padroeiro dos motoristas abre a procissão motorizada seguindo em um caminhão O padroeiro dos motoristas abre a procissão motorizada seguindo em um caminhão | Crédito: Paróquia São Cristóvão

Iniciada em 1952, a tradicional festa em louvor a São Cristóvão marcará os 70 anos da procissão e da bênção dos veículos realizada pela Paróquia São Cristóvão, no bairro de Oficinas, em Ponta Grossa. Neste domingo (7), às 9 horas, será celebrada missa pelo bispo Dom Sergio Arthur Braschi e, em seguida, os devotos do padroeiro dos motoristas saem em uma procissão motorizada pelas ruas do entorno da igreja, agradecendo graças e pedindo proteção. Haverá bênção de veículos. A intenção este ano é superar os quatro mil carros, motos e caminhões abençoados em 2021, quando não houve a festa, somente procissão.

O pároco, padre Leonel Stanski, há cinco meses na administração da paróquia, conta que todos estão bastante animados. “A equipe que prepara a festa é bem organizada e há muito tempo vem se reunindo e discutindo os detalhes para que o evento possa ter bom êxito e possamos acolher a todos, presencialmente, porque há dois anos, como de costume, (a festa) não tem acontecido. (Nas últimas edições) as pessoas vieram para a bênção dos veículos e acabaram comprando o churrasco e levando para casa, mas esse ano, toda a estrutura está sendo preparada, não só o barracão coberto, mas também alugadas tendas para acomodar todas as pessoas. Nossa expectativa é das melhores”, comenta padre Leonel, convidando a todos. “Venha abençoar o seu veículo e prestigiar o evento. Teremos programação durante toda a tarde, com brincadeira para crianças, bingo e o sorteio do Show de Prêmios, a partir das 18 horas”.

A benção se dará em frente a paróquia, das 11 às 18 horas. Padres e diáconos farão uma oração seguida da aspersão de água benta em todos os veículos. Desde que foi criada a festa, o dia de São Cristóvão é celebrado no primeiro final de semana de agosto e não em 25 de julho, data de memória do santo. Um costume, uma tradição, que acabou mantida pelos paroquianos.

Já no sábado (6) também haverá missa festiva, às 19 horas, com a venda de comidas na sequência. A paróquia São Cristóvão está localizada na rua João Dubois, 75, próximo ao colégio Jesus Divino Operário.

| Enviado 1º conselho missionário da Diocese   |   Dia de São Francisco terá bênção de animais   |   Paróquias refletem sobre a Igreja em Missão   |   Assembleia fortalece a evangelização   |

Publicado em: 04/08/2022

Festa de São Cristóvão completa 70 anos

Bênção de veículos acontece desde 1952