Objetivo Geral

Quem é o MECE? O Ministro Extraordinário da Comunhão e da Esperança é um leigo ou uma leiga a quem é dada permissão, de forma temporária, para exercer um serviço, relacionado à Eucaristia em prol da comunidade. É um ministro de Jesus Vivo, presente na Eucaristia, chamado a provocar encontros entre Jesus e as pessoas. O MECE é uma pessoa amada por Deus, escolhida dentre muitas pessoas para um serviço na sua Igreja; é alguém chamado por Deus para ajudá-lo na evangelização. Por isso, ser ministro é bem mais que distribuir comunhão: é uma vocação, um chamado que gera muita alegria no coração do MECE.

Quanto dura a provisão de MECE? A nomeação do bispo ao MECE é por três anos e pode ser renovada por mais duas vezes, atingindo um total máximo de 9 anos consecutivos.
“Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo é uma graça, transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor nos confiou ao nos chamar e nos escolher” (Documento de Aparecida, n. 18).
Eucaristia é Deus vivo entre nós Duas condições para que haja a Eucaristia: o sacerdócio e o mandamento novo Ao serem chamados a prestar um serviço à Igreja como Ministros Extraordinários da Comunhão e da Esperança, é comum muitos leigos e leigas sentirem um misto de alegria e temor: alegria por serem escolhidos para este grande ministério e temor por saberem que lhes tocará ter um contato direto com a Eucaristia. Aproximar-se da Eucaristia significa experimentar Deus de pertinho. Por isso, no exercício do ministério, os MECEs sentirão o coração arder e perceberão que a Eucaristia é o sacramento privilegiado do encontro do discípulo missionário com Jesus Cristo.

João Paulo II escreveu: “A Igreja recebeu a Eucaristia de Cristo, como o dom por excelência, porque dom Dele mesmo. Esta não fica circunscrita no passado, pois tudo o que Cristo é, tudo o que fez e sofreu por todos os homens, participa da eternidade divina, e assim 2 transcende todos os tempos e em todos se torna presente” . A Eucaristia, portanto, é Deus vivo entre nós! Junto à Eucaristia, os MECEs se dão conta de que o próprio Jesus, o mesmo que caminhava pelas vias da Palestina, o mesmo que transformou água em vinho, o mesmo que falou palavras eternas, agora, ressuscitado, está a seu alcance em forma de pão. Ao perceber isso, cresce imensamente a sua gratidão a Deus por tão grande tesouro doado à Igreja. De fato, “na Santíssima Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, a nossa Páscoa e o pão vivo que dá aos homens a vida mediante a sua carne 3 vivificada e vivificadora pelo Espírito Santo” . A Eucaristia é a presença estendida de Cristo nos séculos para a vida do mundo

Contatos

Coordenadores: Marcos Aurélio Dias

Telefone: 42-99982-1270

E-mail: aureliodias200@gnail.com

Dúvidas, críticas ou sugestões?
 
 
 
 

Copyright © Diocese de Ponta Grossa 2025. Direitos reservados.
Navegando você está de acordo com a nossa política de privacidade.

Desenvolvido com amor Agência Arcanjo