O que é a pastoral do dízimo?
A Pastoral do Dízimo é a ação eclesial que tem por finalidade motivar, planejar, organizar e executar iniciativas para a implantação e o funcionamento do dízimo, e acompanhar os membros da comunidade no que diz respeito à sua colaboração, em sintonia com a Pastoral de Conjunto na Igreja particular.” (Doc. 106, 36)
O dízimo “está relacionado com a experiência de Deus, que, por amor, entregou seu Filho por nós e por todo o mundo” (Documento 106, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, 8).
Esta relação com Deus se concretiza a partir da oferta financeira feita com ato generoso e livre. O fiel não partilha seu dízimo por um aspecto institucional, mas a partir de uma relação com “aquele de quem provém tudo o que ele é e tudo o que ele tem, e expressa, na gratidão, sua fé e sua conversão.” (Doc. 106, 29). Estamos falando da dimensão religiosa do dízimo, que com as demais tornam ainda mais claro seu papel na vida da Igreja.
• Dimensão religiosa: como dito anteriormente, trata-se da relação do fiel com Deus;
• Dimensão eclesial: com a consciência de ser membro da Igreja, o fiel participa diretamente dos custos com a realização do culto divino;
• Dimensão missionária: a colaboração do dízimo se une a de outros irmãos e favorece a partilha de recursos em projetos de evangelização comum, de cada diocese, assim como a comunhão de recursos com comunidades mais pobres;
• Dimensão caritativa: se manifesta no cuidado com os mais pobres e necessitados.
Coordenadores: Padre Claudemir Nascimento Leal
Telefone: (42) 3238-5989
Referencial: Padre Claudemir
01/02/2025
30/01/2025
21/03/2023
13/11/2018
08/08/2018
Copyright © Diocese de Ponta Grossa 2025. Direitos reservados.
Navegando você está de acordo com a nossa política de privacidade.