Há 64 anos, a Cáritas Brasileira vive sob os valores da pastoralidade transformadora.
No Paraná, a Cáritas Brasileira esteve presente desde o final da década de 1960, com algumas atuações pontuais, por meio de algumas Cáritas Diocesanas (equivale a uma região do Estado), mas sem uma organização em nível estadual.
Em 2002 devido a Campanha da Fraternidade da CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil), com o tema: “Por uma Terra sem Males”, formou-se um grupo para discutir e organizar a Cáritas no Paraná. O grupo promoveu encontros, seminários, participou de eventos nacionais discutindo assim a viabilidade da criação da Cáritas no Regional Paraná.
Em 2007, surge uma comissão que deu inicio a uma série de reuniões, planejamentos, articulações e participação no Conselho da Cáritas Brasileira em Brasília, para criação da Cáritas Paraná.
A efetiva criação da Cáritas Brasileira Regional Paraná se deu no dia 22 de maio de 2009, na cidade de São José dos Pinhais. Nesta oportunidade, foi instituído o Regional Paraná e foram eleitos o primeiro Conselho Gestor e o Secretário Executivo. E no dia 4 de Dezembro de 2009 a Cáritas Brasileira Regional Paraná foi oficialmente filiada à rede Cáritas Brasileira. Sendo que, no dia 28 de maio de 2010, foi Inscrita no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.
Atualmente, a Cáritas Brasileira Regional Paraná, com sede em Curitiba/PR. Conta com 10 entidades-membro: Ação Social do Paraná – ASP (Curitiba), Cáritas Diocesana de Ponta Grossa – CDPG (Ponta Grossa), Cáritas Arquidiocesana de Londrina (Londrina), Associação de Reflexão e Ação Sociais – ARAS (Maringá), Cáritas Arquidiocesana de Cascavel (Cascavel), Cáritas Diocesana de Apucarana (Apucarana), Cáritas Diocesana de Umuarama (Umuarama), Cáritas Diocesana Foz do Iguaçu (Foz do Iguaçu), Cáritas Diocesana de São José dos Pinhais (são José dos Pinhais), Cáritas Diocesana de Paranavaí (Paranavaí) e outras dioceses em processo de criação.