102 anos da Legião de Maria celebrados com missa
Dom Sergio presidiu celebração em ação de graças, ontem
08.09.2023 - 16:36:45

Os 102 anos da Legião de Maria no mundo foram celebrados em uma missa de ação de graças na Catedral Sant’Ana, ontem (7). O celebrante, o bispo Dom Sergio Arthur Braschi, atribuiu a origem da associação internacional de fiéis a inspiração do Espírito Santo ao seu fundador, Frank Duff, servo de Deus irlandês também conhecido por trazer a atenção da Igreja para o papel dos leigos durante o Concílio Vaticano II. Atualmente, o Senatus Assumpta de Ponta Grossa coordena os trabalhos da Legião de Maria no Paraná e em Santa Catarina.
Segundo Dom Sergio, Frank Duff se inspirou nos termos e na organização do exército romano. Por isso a denominação ‘Legião’ de Maria. “O exército romano se organizava em legiões, que eram subdivididas em vários outros grupamentos menores. Assim funciona a Legião de Maria. Está organizada, tem tarefas bem definidas diárias e semanais. Há orações prescritas que todo o legionário deve fazer e depois o trabalho legionário, uma vez por semana e também a reunião do Presidium, que é o nível menor, um pequeno grupo, onde se presta contas do que se fez na semana. É muito bonito. Tem um espírito missionário”, detalhou o bispo.
Para a presidente do o Senatus Assumpta de Ponta Grossa, Enizita Homann, o maior desafio da Legião de Maria, atualmente, está sendo a idade dos legionários. “Infelizmente, ou felizmente, a maioria depende da família. São idosos e, muitas vezes, os filhos não deixam participar. A pandemia também nos prejudicou muito a ponto de Presiduim fecharem. Começaram a ter medo, não iam mais às reuniões”, explicou Enizita.
Por outro lado, a associação aposta na renovação e na expansão. “Na Peregrinação por Cristo, um grupo de legionários vai a uma determinada paróquia ou cidade, fala com o pároco, e o padre convida pessoas para formarem um Presidium. Também temos a Sejule (Secretaria da Juventude da Legião de Maria), que é uma graça de Deus. A Simone (da Cruz Gonçalves, coordenadora) tem o dom de lidar com os jovens. Isso nos garante a renovação, com jovens a partir de 18 anos, como legionários ativos. Antes, são somente aprendizes”, argumenta a presidente.
De acordo com Enizita Homann, a coordenação do Senatus Assumpta de Ponta Grossa está sempre visitando os conselhos filiados. No decorrer deste ano foram visitados o Comitium Rainha dos Apóstolos, de Cornélio Procópio, Comitium Auxilium, de Londrina, Comitium Nossa Senhora do Carmo, de Arapongas, Comitium Mãe da Igreja de Rolândia, Cúria Mãe do Redentor, de Ponta Grossa, Comitium Mater Populorum, de União da Vitória, Comitium Magníficat, de Curitiba, Comitium Nossa Senhora da Luz, de Curitiba, Comitium Rainha dos Apóstolos, de Curitiba, Comitium Rosa Mística, de São José dos Pinhais, Régia Fidélis, de Guarapuava, Comitium Imaculata, de Jacarezinho, e Régia Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages (SC). “O objetivo é acompanhar e ver de perto como está funcionando a Legião de Maria e os assessorar”, ressalta.
. No primeiro final de semana de novembro, vai acontecer um encontro de formação de oficiais, no distrito de Uvaia, em Ponta Grossa. Diferente do realizado ano passado, voltado para os legionários auxiliares e ativos, o encontro de 2023 reunirá legionários oficiais: presidentes, vice-presidentes, secretários e tesoureiros. “Será mais para formação. Vamos estudar sobre o estatuto e o manual, com a orientação de Dom Edson de Castro Homem, bispo referencial da Legião de Maria no Brasil, do nosso bispo Dom Sergio e do padre Rodrigo Amâncio. Nos ajudarão respondendo dúvidas, esclarecendo questões do que está no estatuto. Ele é de fácil compreensão, mas será mais uma reflexão”, adianta.
O encontro começa na sexta feira (3), com missa às 18 horas, jantar e apresentação dos participantes. Sábado e domingo, haverá palestras. O encerramento será com um almoço no domingo. Para o encontro estão sendo convidados todos os legionários do Paraná e Santa Catarina. A expectativa é reunir mais de 100 legionários. A coordenação do Senatus Assumpta de Ponta Grossa é composta ainda por Marta Gonçalves, segunda tesoureira, Isolde Canova, primeira secretária, e Iverlei Silva, segunda secretária. Atualmente, são mais de duas mil legionárias, entre ativas e auxiliares, no Senatus.