Assembleia do Conselho do Laicato inicia hoje
Ponta Grossa recebe leigos de 18 dioceses do Regional Sul 2
21.03.2025 - 15:17:52

A XXXVIII Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) do Regional Sul 2 acontece de hoje (21) a domingo, na Casa Diocesana de Evangelização São Paulo Apóstolo, na Chácara Santa Tereza, em Ponta Grossa. Estarão participando 50 leigos, vindos das 18 dioceses do Paraná, representando pastorais e movimentos eclesiais regionais. Também acompanharão a assembleia o bispo referencial, Dom Severino Clasen, arcebispo metropolitano de Maringá; o bispo de Ponta Grossa, Dom Bruno Elizeu Versari, e o bispo emérito, Dom Sergio Arthur Braschi. Dom Bruno vai celebrar a Santa Missa, no domingo, às 11h30.
De acordo com o coordenador das Escola de Fé e Política do Regional Sul 2, Claudimar Barbosa, a assembleia tem como objetivo rezar e refletir sobre o papel dos cristãos leigos e das cristãs leigas por ocasião do Ano Jubilar, tendo como tema ‘Leigos e Leigas: Peregrinos da Esperança’ e como lema ‘A esperança não decepciona’ (Rm 5,5), além de refletir sobre a evangelização nas comunidades a partir de temas importantes, a exemplo do diálogo entre fé, educação e cultura, o protagonismo das juventudes.
O presidente do Conselho do Laicato do Regional Sul 2, Walter de Souza Fernandes, enfatiza a importância do encontro. “Nossa Assembleia Geral Ordinária é sempre um momento de troca de experiências entre os Conselhos Nacionais do Laicato do Brasil diocesanos, pastorais e movimentos filiados, onde fazemos uma avaliação da caminhada e, principalmente, é o momento de fortalecimentos dos laços que nos unem nesta caminhada sinodal onde cada pastoral, organismo e movimento se irmanam neste mesmo propósito de servir o Reino a partir de uma ação concreta e transformadora junto à sociedade”, destaca.
Durante a Assembleia Geral ocorrerá a eleição dos dirigentes do Conselho Nacional do Laicato/Regional Sul 2 para a função de presidente e os integrantes do Conselho Fiscal (três titulares e três suplentes). Caberá ao presidente eleito indicar, para referendo da Assembleia Geral, o secretário-geral, o secretário adjunto, o tesoureiro geral e o tesoureiro adjunto. Também serão eleitos quatro vice-presidentes, indicados pelas organizações filiadas nas quatro Províncias (Cascavel, Curitiba, Londrina e Maringá), os quais serão chamados, na ordem em que definirem, a substituir o presidente do CNLB Regional Sul 2 nos casos de faltas e/ou impedimentos. Todos os eleitos serão imediatamente empossados.