Batizados e enviados, a Igreja em missão
Missa abre Mês Missionário na Diocese
02.10.2019 - 08:19:22

O Mês Missionário Extraordinário precisa ser vivido plenamente, em todos os seus aspectos: o da oração, das mãos dos que rezam, e o da ajuda, que acontecerá no gesto concreto no Domingo Missionário, dia 20. A orientação é do bispo dom Sergio Arthur Braschi, que presidiu a Santa Missa realizada nesta terça-feira (1º), na Paróquia Santa Teresinha, em Ponta Grossa, para marcar a abertura do Mês Missionário na Diocese. Padres, diáconos, religiosos de congregações com carisma missionário, integrantes da Infância e Adolescência Missionária, coordenadores de Grupos de Animação Missionária (GAMs) e lideranças acompanharam a celebração.
Os devotos de Santa Teresinha, padroeira das missões, também vieram celebrar a santa e levar para casa as rosas e o pedaço de bolo, tradicionalmente abençoados neste dia. Dom Sergio lembrou que o Mês Missionário Extraordinário foi aberto nesta terça-feira em todo o mundo, justamente no dia de Santa Teresinha, a pedido do Papa Francisco. ???Como esse ano o mês é ???extraordinário???, muito mais intenso, a celebração de abertura envolveu toda a dimensão missionária, crianças, juventude, os seminaristas...Haverá vigílias, umas mais curtas e outras de noite inteira, como essa, aberta a toda a juventude, lá na sede do Colégio Sant???Ana, dia 11???, comentou. O bispo reforçou que, no Brasil, a campanha missionária já existe, o que representa o envio para todas as paróquias do livro das novenas, cartazes, do manual e CR code para baixar no site das Pontifícias Obras Missionárias materiais e vídeos.
Dom Sergio explicou o teor do Manual Missionário, citando que são quatro capítulos, onde constam os documentos da Igreja que fundamentam a ação missionária, explicações a respeito do tema do Mês Missionário Extraordinário, ???Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo???, a missão ad gentes e o Sínodo da Amazônia, testemunhos, com a biografia de Santa Teresinha, São Francisco Xavier e de missionários mártires não canonizados, a programação das 12 comissões da CNBB para este mês, além da parte celebrativa, com sugestões de orações e ações. Padre Joel Nalepa, pároco da Santa Teresinha, convidou os fieis a participarem e vivenciar realmente o ???ser Igreja missionária???, falando da vigília para a juventude programada para dia 11, na sub-sede do Colégio Sant???Ana, onde haverá testemunhos, oração, confissões, adoração ao Santíssimo. Outra vigília está programada para o dia 7, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário.
Missão
Segundo o bispo de Chapecó (SC), presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, dom Odelir José Magri, o objetivo deste mês é despertar a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral. Tal postura está em sintonia com a solicitude pastoral do Papa Bento XV em Maximum Illud e a vitalidade missionária expressada pelo Papa Francisco na Evangelii Gaudium. ???A ideia central neste processo de preparação para o Mês Missionário Extraordinário é inserir dentro da programação ordinária e habitual das Igrejas locais, a temática e o espírito do mês missionário, visando à conversão pastoral missionária???, ressalta o bispo.
Será uma ocasião para despertar e animar as comunidades, além de fortalecer os conselhos missionários como também dar um novo impulso aos projetos missionários das Igrejas irmãs e além-fronteiras, orienta dom Odelir. ???Assumamos de forma extraordinária como nos pede a Igreja, a Novena Missionária e as demais atividades. Que cada coordenador de pastoral ou movimento, cada catequista, cada ministro, cada liderança visite no mínimo cinco famílias afastadas da comunidade ao longo do mês. ?? ir ao encontro, vivê-lo de forma extraordinária. E todos os dias ao se levantar, após o sinal da Cruz, rezar ???Sou Batizado(a) e Enviado(a). Senhor fortaleça-me para que eu possa levar o teu amor hoje aos mais necessitados", detalha.