Bispo participa de audiência pública sobre INSS
Tema foi a precarização dos serviços com atendimento on line
14.03.2020 - 14:08:16

As galerias da Câmara de Vereadores de Ponta Grossa ficaram lotadas durante toda a tarde desta tarde (13), na audiência pública ???INSS Digital e seus impactos na vida dos cidadãos???, convocada pelo o Núcleo Regional de Serviço Social e Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho, Previdência Social e Ação Social do Estado do Paraná), com o apoio do legislativo municipal, na figura do vereador Pietro Arnaud (Rede). O bispo dom Sergio Arthur Braschi: o assessor diocesano, integrante do Comitê da Auditoria Cidadã da Dívida Pública e do Conselho de Leigos, Luís Fernando Retting, e membro da comissão diocesana da Campanha da Fraternidade, Adrianis Galdino Júnior, fizeram parte da mesa diretiva dos trabalhos.
Adrianis falou ainda como como trabalhador do Sistema ??nico de Assistência Social e da Associação de Amigos da Pessoa Idosa. Também acompanharam a audiência, o coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, padre Joel Nalepa; representantes de paróquias de Ponta Grossa e pastorais, além de deputados estaduais e federais, sindicalistas, servidores da Justiça Federal, do Núcleo Regional da Educação, assentados e gente do Movimento Sem Terra. ???Como seguidores de Cristo, temos que defender a vida, que é um grande dom do qual devemos cuidar e para com o qual temos que ter compromisso. A Campanha da Fraternidade coloca o cristão como o bom samaritano, que não só viu, mas passou a cuidar???, comentou dom Sergio.
O bispo considerou importante a manifestação a respeito das mudanças no atendimento geradas pelo INSS digital. ???Ninguém é contra a tecnologia, mas é preciso ser prático e realista. Muitas das pessoas que precisam da Previdência têm muitas dificuldades; são mais velhos e não tem um nível de alfabetização muito alto. Temos que defender a vida: da criança, da mulher, do idoso, dos que nasceram em outra época, mas que querem se inserir no mundo???, ressaltou o bispo.
Para Adrianis Galdino Júnior é essencial falar do impacto que o desmonte da seguridade social tem na política de assistência. ???E isso foi uma das ações da audiência pública sobre o INSS. ?? fundamental a defesa do BPC (Benefício de Prestação Continuada), da garantia da autonomia dos usuários e da proteção dos direitos humanos. Resistência é o que melhor simboliza a audiência desta tarde. Nela se materializou o princípio constitucional da participação popular. Ficou claro o descontentamento da população com as reformas propostas pelo governo federal???, avaliou o conselheiro estadual de Assistência social.
O assessor diocesano Luís Fernando Retting destacou a atuação do comitê que quer uma auditoria cidadã da dívida pública brasileira, com a participação dos movimentos populares, de forma consciente, cobrando a publicidade de todas as informações. ???Não se informam os dados sob o pretexto de um sigilo institucional, mas o que se observa, na verdade, é a transferência de recursos para o sistema privado financeiro. ?? preciso interromper essa sangria???, falando da grande desigualdade existente no país, onde pouco menos de 50% da renda do Brasil estão nas mãos de meio por cento da população. ???Impossível em um país tão rico de recursos naturais, minerais, apresentar um cenário de crise geral nessa proporção. O maior patrimônio de um país é o trabalhador. Só posso encerrar minha colaboração aqui, citando o Papa Francisco, quando ele diz ???onde não há honra para os idosos, não há futuro para os jovens???.