Catequese vai continuar em casa
Agravamento da pandemia impede aulas presenciais
13.03.2021 - 07:40:21

Prudência. Assim a coordenadora diocesana da Pastoral de Animação Bíblico-Catequética, Flávia Carla Nascimento, resume os fatores a serem considerados na discussão acerca da volta dos encontros presenciais da Catequese em toda a Diocese de Ponta Grossa. Flávia lembra que, antes de qualquer coisa, é preciso zelo no cumprimento dos decretos estaduais e municipais referentes às medidas de prevenção da Covid 19, em especial quanto à disseminação das novas variantes.
Flávia cita que, embora a Resolução 221 da Secretaria estadual da Saúde, de 26 de fevereiro, em seu artigo 12, oriente que a educação religiosa infantil possa ser retomada presencialmente, a Diocese de Ponta Grossa sugere uma reflexão mais profunda quanto ao retorno dos encontros presenciais. ???Hoje, participei da Reunião Geral do Clero e refletimos sobre alguns pontos que devem ser considerados, sugerindo por exemplo, que a Coordenação Paroquial procure o pároco para conversar e juntos façam um sério discernimento sobre qual será o momento oportuno para retornar com os encontros presenciais???, argumenta a coordenadora diocesana.
Esse discernimento precisa levar em consideração alguns fatores, ressalta, apontando os critérios do Evangelho, os riscos desse momento em que a nova variante do Coronavírus está se disseminando rapidamente e os hospitais estão lotados; os decretos estaduais e municipais que regulam a retomada das atividades no Estado e nos municípios da Diocese e a opinião dos pais. ???Jesus sempre priorizava a vida! Embora estejamos cansados da pandemia e dos encontros utilizando dos meios virtuais, esse ainda é um caminho mais seguro para mantermos a proximidade com os catequizandos e com suas famílias, sem colocarmos vidas em risco!???
Segundo Flávia, mesmo nos municípios onde os decretos permitem a imediata retomada dos encontros presenciais, é preciso discernir se vale a pena correr os riscos desse momento tão grave. ???No município de Ponta Grossa, a prefeitura tomou a decisão de adiar o retorno das aulas das escolas municipais até 5 de abril. Por isso, é mais prudente também aguardarmos até o dia 5 para vermos se até lá a situação está melhor e será possível retornar os encontros presenciais com segurança???, argumenta a coordenadora diocesana da Pastoral de Animação Bíblico-Catequética.