Celebrações de crisma são restritas em Reserva
Foram 195 crismandos da cidade e do interior
17.11.2020 - 17:37:46

A Matriz Paróquia Menino Jesus, de Reserva, recebeu o bispo dom Sergio Arthur Braschi, no último final de semana, para a crisma de 195 pré-adolescentes e adolescentes da cidade e de 64 comunidades da área rural. As celebrações foram divididas em três horários: às 10h, 15h30 e 19 horas, e contaram com a presença apenas pais e padrinhos, em função das restrições decorrentes da pandemia provocada pela Covid 19.
A Pastoral da Comunicação transmitiu as missas no Youtube e Facebook da paróquia para que familiares e amigos participassem também das celebrações. Padre Wagner Oliveira concelebrou pela manhã; à tarde, foi padre Rafael Moreira, e, à noite, padre Fábio Sejanoski. A igreja foi enfeitada em seus corredores e entrada principal, com placas de tecido onde estavam escritos os sete dons do Espírito Santo, conteúdo ensinado na Catequese: conselho, entendimento, fortaleza, sabedoria, piedade, ciência e temor a Deus, no contexto de respeito. No altar, o desenho de uma pomba branca foi colocado debaixo da cruz que fica no alto. Cobriram com tecidos vermelho e amarelo a escultura da Bíblia, dando a impressão de o Espírito Santo resplandecendo.
Após a leitura do Evangelho de Lucas 4, 16-22, o sacerdote que concelebrava listava em números os membros das comunidades participantes daquele horário, pedindo para ficarem em pé. ??????Agora, de modo oficial e solene, eu acolho cada um de vocês na família diocesana, não mais como iniciantes no segmento de Jesus, como aprendizes no caminho do Reino de Deus, mas como adultos. A partir do momento em que receberem o Espírito Santo de Deus estarão prontos para vida em missão de levar à frente o Evangelho do Senhor??????, pontuou o bispo na celebração da tarde.
Em seguida, com seu jeito carismático, dom Sergio aconselhou os padrinhos. ??????Vocês vão acompanhar o afilhado ou afilhada lá fora, sendo um ombro amigo, sendo uma pessoa de confiança, sendo alguém que o afilhado vai poder abrir o coração nos momentos de decisões ou pedir uma opinião para o padrinho ou a madrinha na hora certa??????, comentou o bispo, em seguida abençoou-os.
Diferentemente de outros anos, em que uma fila no corredor central era formada na hora da confirmação, o bispo foi de banco em banco, semelhante ao que acontece na hora da Eucaristia. A comunhão é levada sem a pessoa precisar sair do seu lugar.