Comire realiza Assembleia Anual
No formato híbrido, transmissão foi feita de Ponta Grossa
08.09.2021 - 13:56:38

O Conselho Missionário Regional (Comire), organismo do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil formado por representantes das entidades missionárias, realizou sua Assembleia Anual, pela primeira vez, no formato híbrido, na sexta-feira e sábado. A transmissão foi feita de Ponta Grossa, diocese pastoreada pelo bispo dom Sergio Arthur Braschi, bispo referencial para as missões no Paraná. Participaram representantes das 18 dioceses, algumas reunidas em um único local, outras, com seus integrantes acompanhando online. A Assembleia marcou o início da gestão da irmã Hermelinda Ruschel, das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo, na coordenação do Conselho Missionário Diocesano de Ponta Grossa.
A abertura aconteceu, na noite de sexta-feira, com Santa Missa, presidida por dom Sergio. No sábado, assessores do Conselho Missionário Nacional ajudaram na reflexão em grupo, entre eles a Irmã Vânia Alves de Sousa, secretária nacional da Infância e Adolescência Missionária, que falou sobre a IAM; padre Maurício da Silva Jardim, diretor das Pontifícias Obras Missionárias, responsável pelo detalhamento da Campanha Missionária 2021, falando também de todo material feito e enviado para todas as dioceses do Brasil; padre Genilson Sousa, secretário nacional da Propagação da Fé, que abordou a Juventude Missionária, Famílias Missionárias e Idosos Enfermos Missionários, além do padre Antônio Niemec, secretário nacional da União Missionária.
“Podemos dizer que a Assembleia foi mais um desafio que vencemos. Reunir grupos missionários das dioceses de todo Paraná foi um momento que nos trouxe muitas alegrias de encontros, ainda que virtuais, e enriquecimento para todos os participantes. Para mim, em especial, foi um momento de conhecer a realidade da Igreja Missionária do Paraná: uma Igreja ativa na missão, também ‘além-fronteiras’. O ápice da Assembleia foi o envio das missionárias Helena e Maiane, para a missão da Igreja do Paraná para Quebo, na Guiné Bissau, na África. Que Jesus Missionário e as nossas orações as acompanhem em suas atividades missionárias”, avaliou irmã Hermelinda, referindo-se ao envio de Helena Wegrzyn, da Diocese de Jacarezinho, e Maiane Martins, da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, ocorrido no final de agosto.
Irmã Hermelinda está assumindo a coordenação do Comidi neste mês de setembro, no lugar de Neuci Marques de Jesus, que estava à frente dos trabalhos desde 2013. Sete representantes da Diocese de Ponta Grossa participaram da Assembleia, entre os quais, Sueli Guimarães, coordenadora da Infância e Adolescência Missionária; o seminarista Kevin Ferreira, representante do Conselho Missionário de Seminaristas (Comise); diácono Metódio Retexin, que serviu como missionário em Quebo, além de Neuci e da coordenadora do Comidi, que foram as moderadoras. Por todo o Paraná, a Assembleia contou ainda com a presença de integrantes das Ações Evangelizadoras, da Conferência dos Religiosos e de Grupos de Animação Missionária das dioceses. Ano passado, em função da pandemia, o encontro não foi realizado.
Comire
O Comire é formado por representantes das entidades missionárias que atuam no Regional e pelos coordenadores dos Conselhos Missionários Diocesanos. É formado por uma Equipe Executiva e por uma Assembleia Geral eletiva. Entre seus objetivos está a de organizar e realizar a animação, formação, organização e cooperação missionária em todos os níveis eclesiais do Regional.
Suas atribuições são animar e ajudar as Igrejas Particulares para que descubram e assumam a responsabilidade de sua Vocação Missionária, dentro da ‘Nova Evangelização Inculturada’, aqui e além-fronteiras; aprofundar a mística da Infância, Adolescência e Juventude Missionária; revitalizar o protagonismo dos leigos à luz das primeiras comunidades cristãs, fortalecendo a organização e a formação da dimensão missionária e da propagação da fé; manter contato com os Conselhos Missionários Diocesanos e assessorar os coordenadores diocesanos, procurando maior entrosamento com todas as Pastorais e Movimentos, entre outras funções.