Condae faz a última reunião do ano
Expectativa é olhar 2023 sob a luz do Sínodo
15.11.2022 - 12:33:41

Padre Joel Nalepa, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, fez uma boa avaliação da caminhada da Igreja como Diocese. Na última reunião do Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora (Condae), ocorrida no sábado (12), padre Joel fez questão de destacar os vários pontos positivos, as boas experiências, partilha das atividades e de muitas coisas que enriquecem a trajetória do povo de Deus. “Encontrar os coordenadores dos movimentos e pastorais sempre traz essa possibilidade e também a expectativa de melhorarmos ainda mais a comunhão”, resumia o coordenador.
De acordo com padre Joel a expectativa é olhar para o ano que vem à luz do Sínodo, do próprio Plano Diocesano de Pastoral e das diretrizes da Ação Evangelizadora, que ilumina a caminhada dentro do Regional Sul 2 e desperta a necessidade de se fazer também a experiência da sinodalidade. “Como proposta nasce a ideia de fazermos uma assembleia diocesana de revisão para que possamos retomar os pontos já elencados, reforçar a caminhada de comunhão, de pastoral de conjunto, para que a Diocese possa dar passos juntos, entendendo a diversidade que existe pela geografia e também pelas expressões existentes, mas também pela necessidade de fortalecer a comunhão. E nada melhor do que nos encontrarmos, avaliando a caminhada e traçando ou combinando alguns pontos comuns, que iluminam a nossa caminhada para o futuro”, argumentou o coordenador diocesano.
A última reunião de 2022 aconteceu no Espaço Cultural Sant’Ana, durante toda a manhã de sábado. O bispo Dom Sergio Arthur Braschi chegou quando o encontro tinha recém-começado e ficou até o seu final. Na pauta, padre Martinho Hartmann, coordenador diocesano do Serviço de Animação Vocacional, falou a respeito da abertura do Ano Vocacional, no próximo domingo (20), convidando a todos para a Santa Missa programada para às 15 horas, na Catedral Sant’Ana. Foi apresentado uma síntese da 42ª Assembleia do Povo de Deus, comentado sobre a participação diocesana no Sínodo, além de abordados temas como a Campanha da Fraternidade 2023, a ação das Pastorais Sociais, o Conselho Missionário Diocesano, Pastoral da Sobriedade e o calendário de atividades para o próximo ano.
Com encaminhamentos foi proposto que, em 2023, seja realizada uma assembleia diocesana de revisão do plano de ação evangelizadora. Essa proposição será apresentada na reunião presbiteral, entre junho e julho. Sobre o Ano Vocacional. Presença foi ressaltada a importância da criação de Equipes Vocacionais Paroquiais (EVPs) por toda a Diocese. Nas Pastorais Sociais, destacada a necessidade de se articular a atuação nas paróquias com foco na promoção da pessoa humana, além do assistencialismo e definido que no dia 11 de fevereiro haverá uma reunião entre os integrantes dessas pastorais. Irmã Hermelinda Ruschel, coordenadora diocesana do Conselho Missionário Diocesano, comentou que o principal objetivo para 2023 é implantar os conselhos missionários paroquiais também por toda a Diocese. Para isso, projeta-se visitar todas as paróquias para animar as comunidades. O coordenador diocesano da Pastoral da Sobriedade, Claudimar Barbosa, informou que as reuniões têm acontecido às quartas-feiras, às 19h30, e pediu que seja feito o convite para pessoas que queiram participar do grupo de autoajuda.
Em 2023, as reuniões do Condae acontecerão em 4 de março; 17 de junho e em 4 de novembro.