Coral dos Arautos apresenta Oratório da Paixão
Melodia interpreta as sete últimas palavras de Jesus na cruz
27.03.2023 - 19:14:11

O Oratório da
Paixão apresentado pelo coral dos cooperadores dos Arautos do Evangelho atraiu
cerca de 200 pessoas, neste domingo (26), na igreja matriz da Paróquia Nossa
Senhora de Guadalupe, no Núcleo Santa Paula, no Bairro Contorno, em Ponta
Grossa. O concerto de ontem, que reúne melodias do compositor alemão Heinrich
Schütz e interpreta as sete últimas palavras de Cristo na cruz, foi o único
apresentado fora da Capela São Paulo, dos Arautos, onde será exibido novamente
no próximo dia 4, às 19 horas, depois da celebração da Santa
Missa.
“É um momento de reflexão, de fé, antes da Semana
Santa para nos prepararmos para a Páscoa”, resume padre Mateus Mitsuo Taneguti,
coordenador dos Arautos do Evangelho na Diocese. A performance musical deste
domingo aconteceu após a missa das 18 horas, que foi presidida pelo padre e
concelebrada pelo diácono Celso Moura Jorge. A apresentação é resultado de uma
tradução à língua portuguesa do concerto do músico e compositor Heinrich Schutz,
alemão anterior a Bach, que viveu entre 1585 e 1682. Ele harmonizou entre si os
quatro Evangelhos no que toca à narração da crucificação de Jesus. O texto
junta frases tiradas da Sagrada Escritura, que são trabalhadas habilmente de
modo a dar a ilusão de uma peça única.
Heinrich Schutz
é considerado uma joia da música religiosa de qualquer época. O mais importante
antes de Johann Sebastian Bach e, juntamente com Claudio Montever, um dos
compositores mais importantes do século XVII. Mestre do estilo de concerto, do
contraponto e da oratória musical, tem uma notável capacidade de interpretar
expressivamente textos em ritmo em sintonia com o ritmo, ao mesmo tempo em que
desenha linhas vocais em melodias da mais alta musicalidade. Foi um dos
primeiros grandes compositores alemães a se dedicara os oratórios,
especialmente ‘História da Ressurreição’, ‘Sete Palavras de Jesus na Cruz’ e
‘História do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo’ (Oratório de Natal).
O oratório é uma
espécie de obra musical não somente instrumental, mas fundamentalmente cantada.
Seu teor é essencialmente narrativo. Nesta composição interagem cantores que
executam solos vocais, vozes em coro e uma
orquestra. Este gênero é similar à ópera, tanto no que
tange às categorias que dele participam, quanto na utilização de árias e
recitais, mas enquanto as criações perísticas são apresentadas principalmente
através do viés interpretativo, esta modalidade não exige encenações
dramáticas. Pode ter como tema a esfera espiritual ou questões mundanas;
normalmente, porém, as questões enfocadas no oratório são extraídas das
Escrituras Sagradas. A expressão provém da Congregação do Oratório, atualmente
conhecida como Confederação do Oratório, uma comunidade de apóstolos criada em
1565, na cidade de Roma, por São Filipe Néri. Aí eram produzidos espetáculos de
música sacra, no período que transcorreu de 1571 a 1594.