Diocese recebe menção honrosa em Telêmaco Borba
No ano em que celebra seu centenário, a Diocese de Ponta Grossa foi homenageada pela Câmara Municipal de Telêmaco Borba, município que também faz parte desta história de fé e evangelização
26.05.2026 - 09:36:50

No caminho dos 100 anos da Diocese de Ponta Grossa, a história celebrada em 2026 também se revela nos gestos de reconhecimento das comunidades que fazem parte deste território diocesano. Em Telêmaco Borba, a Câmara Municipal concedeu à Diocese uma Menção Honrosa com “Votos de Louvor e Congratulações” pela celebração de seu centenário. A homenagem foi concedida por meio do Requerimento nº 047, de 30 de março de 2026, de autoria do vereador Antonio Marco de Almeida, conhecido como Marquinho. A menção foi destinada à Diocese de Ponta Grossa, por meio de Dom Bruno Elizeu Versari, bispo diocesano, destacando que o município de Telêmaco Borba também integra essa trajetória centenária. Para o vereador, a homenagem expressa não apenas uma iniciativa individual, mas o reconhecimento da população do município à presença da Diocese ao longo de sua história. “Para mim, como vereador de Telêmaco Borba, foi uma honra ser o autor dessa menção honrosa. Afinal de contas, o nosso município faz parte da Diocese, faz parte também da história do centenário da nossa Diocese de Ponta Grossa”, afirmou. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos 13 vereadores da Câmara Municipal. Segundo Marquinho, esse apoio coletivo demonstra o respeito e o carinho da cidade pelo trabalho realizado pela Igreja em seus 100 anos de caminhada. “Não se trata somente de uma homenagem em particular, mas de uma homenagem do povo de Telêmaco Borba. Os 13 vereadores, representando toda a população, aprovaram por unanimidade essa menção, mostrando o respeito, o amor e o carinho pela Diocese”, destacou. Ao reconhecer a Diocese de Ponta Grossa, a Câmara Municipal também recorda a presença da Igreja na formação cristã, comunitária e pastoral dos municípios que compõem o território diocesano. Em um século de evangelização, essa caminhada foi construída por bispos, padres, religiosos, religiosas, leigos e leigas que, em diferentes cidades e comunidades, ajudaram a tornar visível a missão da Igreja. A Menção Honrosa foi assinada pelo presidente da Câmara Municipal de Telêmaco Borba, Antonio Siderlei Siqueira, e pelo vereador Antonio Marco de Almeida. No documento, a Câmara registra os cumprimentos à Diocese “pela celebração de seu centenário”, reconhecendo que Telêmaco Borba também faz parte dessa história.
Fotógrafo Pastoral da Comunidade Diocese de Ponta Grossa
