Dom Bruno viaja a Brasília
Bispo participa de reunião do Conselho Episcopal Pastoral
17.02.2025 - 20:38:38

O bispo diocesano Dom Bruno Elizeu Versari viaja a Brasília essa semana, onde participa, dos dias 18 a 19 deste mês, da primeira reunião ordinária do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) de 2025, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Esse encontro reúne, periodicamente, a presidência da CNBB e os presidentes das 12 comissões episcopais permanentes, além de assessores e representantes de pastorais e organismos da Igreja no Brasil. Desde abril de 2024, Dom Bruno preside a Comissão Episcopal para a Vida e a Família.
Na pauta do encontro, vários temas de competência do Consep, como o estudo das análises de conjuntura social e eclesial, o acompanhamento do processo de atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e preparação da 62ª Assembleia Geral da CNBB, em abril. Outro ponto a ser tratado entre os membros do Consep é a vivência do Jubileu da Esperança e a preparação das Campanhas promovidas pela Conferência, como a Campanha Fraternidade e para a Evangelização. Haverá também um tempo para informes e comunicação das Comissões Episcopais da Conferência.
“O nosso foco é a assembleia de abril. Organizar a pauta é sempre muito difícil porque aproximamos 480 bispos no Brasil, 370 na ativa e os demais eméritos, que participam. Organizar algo com esse número de participantes não é fácil. A demanda maior é elaborar uma pauta. Teremos terça, quarta e quinta-feira para organizar. Está reservado um dia de retiro. E serão pautas e trabalhos diários. Nessa assembleia, vamos aprovar as diretrizes, que são orientações, propostas de encaminhamento para a pastoral de todas as dioceses do Brasil. Sirvo com alegria. Faço o que eu posso”, adiantava o bispo da Diocese de Ponta Grossa.
Segundo Dom Bruno, as diretrizes normalmente são aprovadas de quatro em quatro anos. “Como tivemos o Sínodo, nós achamos por bem esperar o Sínodo acontecer para ver a contribuição que poderia oferecer para organizar as diretrizes e foi espetacular. Muito bom ter esperado. As diretrizes venceram em 2023 e estamos prestes a aprovar as diretrizes por mais quatro anos, tendo como base a questão do Sínodo, que aconteceu no Brasil todo. E foi importante demais para as novas diretrizes brasileiras”, garantiu.
Avaliação
Os bispos do Paraná estiveram reunidos até o dia 12, na Diocese de Apucarana, em sua primeira assembleia deste ano. Participaram todos os bispos e arcebispos do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Sul 2), além do administrador diocesano de Campo Mourão, padre Genivaldo Barbosa; do presidente da Comissão Regional de Presbíteros, padre Edson Zamiro da Silva, e do secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski.
Durante os dias de Assembleia, os bispos participaram da celebração dos 60 anos da Diocese de Apucarana, da 6ª Romaria Diocesana e de um encontro especial com o Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro. Além disso, refletiram sobre temas relevantes para a caminhada da Igreja no Paraná, com destaque para a missão, turismo religioso e desafios pastorais.
“O primeiro compromisso foi celebrar o jubileu dos 60 anos de criação da Diocese de Apucarana. Agradecer a todo o povo, padres, diáconos, missionários, bispos que por lá passaram. Depois, retomamos o caminho da missão, da evangelização na África, na Missão Paulo VI, na Guiné Bissau, que é do Regional Sul 2. Os investimentos, os recursos, as demandas que o trabalho lá precisa, especialmente na assistência social, para ajudar as crianças e mães gestantes, os recém nascidos...para dar acesso aos serviços de saúde, além da escola. São demandas que requerem tempo e recurso. Foi um assunto em que dedicamos bastante tempo”, contou Dom Bruno.
Outro tema da Assembleia foi a preparação para a Assembleia do Povo de Deus, que reunirá todas as lideranças do Paraná e será em Foz do Iguaçu. “Vamos rezar, pensar e refletir como vendo sendo feita a caminhada pastoral, levando em conta que, em abril, a CNBB, aprova as diretrizes que vem já sendo construídas há três anos. As diretrizes serão a inspiração para a Assembleia do Povo de Deus, que vai acontecer no final do ano, em Foz”, detalhou o bispo.
Os bispos ainda avaliaram o trabalho da Igreja junto aos índios. “Tem muita demanda. Várias dioceses têm aldeias e é preciso pensar como trabalhar já que requer muitas pessoas especializadas para o atendimento as tribos. Gastamos tempo nisso também e, por fim, o bispo responsável pela área da Educação no Regional (Dom Edgar Xavier Ertl) informou em que pé está o projeto do governo do Paraná que terceiriza a gestão dos colégios estaduais. São informações em que cada diocese e cada pastoral oferece uma proposta de encaminhamento, que vem sendo construída. A nossa assembleia é uma revisão de caminhada pastoral onde os bispos vão alinhando uma direção da Igreja em cada diocese.