Dom Sergio celebra missa pelos 98 anos da Diocese
Celebração na Catedral teve a presença do ícone peregrino
11.05.2024 - 10:55:41

O bispo Dom Sergio Arthur Braschi celebrou, na Catedral Sant’Ana, a missa em ação de graças pelos 98 anos da Diocese de Ponta Grossa. O momento, seguido de uma adoração ao Santíssimo Sacramento, marcou a abertura oficial das comemorações do centenário da Diocese, que será festejado em maio de 2026. O dia foi de oração por todo o território diocesano, nesta sexta-feira (10). Em paróquias, santuários e casas religiosas todos rezaram pela Igreja. Foram adorações, leituras orantes ou a recitação do Santo Rosário na matriz das paróquias e nas mais diferentes capelas.
Foi em uma segunda-feira de maio de 1926 que a bula de criação da Diocese de Ponta Grossa foi chancelada pelo Papa Pio XI. No mesmo documento, foi criada também a Diocese de Jacarezinho. Dom Sergio Arthur é o quinto bispo da nossa Diocese. Sempre muito atento a todo o contexto histórico da caminhada da igreja diocesana, o bispo foi o autor da oração do centenário, fazendo uma referência ao Jubileu 2025, citando o tema escolhido pelo Papa Francisco para o Ano Santo. “Somos hoje peregrinos de esperança, e abertos à missão”, cita o bispo no texto da oração.
“Muito bonito ver, nesse espírito de fé, a gente compreender como é esse plano de Deus, como Deus vai conduzindo todos os povos, todas as culturas, também, na época, as pessoas que moravam por aqui. Já participávamos como Igreja Católica da Diocese de Curitiba, que era a única que existia no Paraná até aquele ano. Ali, a Igreja constituindo mais uma Diocese, a de Ponta Grossa, mais uma presença muito forte da evangelização dos Campos Gerais, através dessa bula de criação. É motivo de alegria para todos nós percorrer esses anos, na expectativa desse grande centenário. Que Deus continue abençoando todo o povo da nossa Diocese, os devotos da Senhora Sant’Ana”, ressaltou Dom Sergio.
A celebração na Catedral teve a presença do ícone peregrino de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, trazido pelo padre Jorge Chuchene, vigário da Paróquia São José/Santuário Diocesano de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e pelo diácono Mário Cequinel, assessor espiritual da Liga Católica Jesus, Maria e José, responsável pela presença do ícone na Diocese. O quadro foi recebido por padre Antonio Ivan de Campos, pároco da Paróquia/Catedral Sant’Ana, e pelo diácono Pedro Diniz.