Encontro do Apostolado reuniu 1.200 pessoas
Os momentos foram de fé, adoração e formação
24.03.2025 - 17:56:57

Neste domingo (23), na Paróquia Senhor Bom Jesus, em Ponta Grossa, cerca de 1.200 membros da Rede Mundial de Oração pelo Papa/Apostolado de Oração estiveram reunidos em seu encontro anual. Gente das mais diversas idades, de crianças, jovens e adolescentes a idosos. A 39ª edição do encontro contou com presença do assessor diocesano, padre Delsi Zamboni, da Reitoria do Sagrado Coração de Jesus, e padre Eliomar Ribeiro de Souza, diretor nacional do Apostolado da Oração. Na programação, acolhida e café, formação, adoração ao Santíssimo e Santa Missa, presidida pelo bispo Dom Bruno Elizeu Versari.
Norma Sueli Pires Siemieniaco, coordenadora diocesana do Apostolado, se dizia alegre pela participação de grande maioria das paróquias da Diocese. “Uma das senhoras participantes, no momento de adoração ao Santíssimo, não se sentiu bem. Pode ter sido pelas condições climáticas, mas, segundo ela, o sentimento em seu coração era diferente; sensação profunda da presença de Deus. Algo tinha mudado, pois rezou muito, talvez, fosse para ela ou por sua família”, relatou. “Ela sentiu o toque do sagrado coração de Jesus”, acrescentou, citando que “ter o Apostolado como missão é oração. A devoção ao sagrado coração de Jesus é ser luz e precisa ser sal”, resumiu Norma.
Padre Eliomar Ribeiro de Souza, jesuíta, pertencente a Arquidiocese de São Paulo, nomeado em 2014 como diretor nacional da Rede Mundial de Oração, destacou que o encontro anual é idealizado para a renovação da esperança. “Nesse Ano Jubilar, difundir e divulgar a espiritualidade ao sagrado coração de Jesus foi um momento muito bonito de oração, formação e celebração. Pessoal volta para casa, e eu também, com o coração mais alegre e mais feliz”, enfatizou o religioso.
O Apostolado da Oração no Brasil possui cerca de dez milhões de membros fervorosos, oficialmente inscritos em suas fileiras, sendo, deste total, três milhões de zeladoras e zeladores. No mundo, são cerca de 22 milhões. Auli Dias Galis, 74 anos, da Capela Nossa Senhora das Graças, território da Paróquia Nossa Senhora Medianeira, pertence ao Apostolado há 17 anos. Vice -coordenadora do movimento na comunidade, ela contou que o encontro foi maravilhoso. “A adoração e a formação foram os momentos que mais me marcaram, como também a animação do coral”, frisou. Paulo Pienegonta, da Paróquia Menino Jesus, de Guamiranga se emocionou com o encontro. “O sentimento é inexplicável. Já tenho mais de vinte anos de caminhada. Atualmente, sou coordenador do movimento. Minha esposa, filho e nora também são participantes. Primeiro, você começa devagar, indo a uma reunião, procurando saber mais e, quando menos espera, Jesus está em seu coração”, afirmou, convidando as pessoas para que procurem mais sobre o Apostolado de Oração e se engajem na vida do sagrado coração de Jesus.
Em sua homilia, Dom Bruno Elizeu Versari, primeiramente, agradeceu a todos pelas orações, em especial, a ele, ao Papa Francisco, pela sua recuperação da saúde, e enfatizou que “temos que adubar nossa vida e esse adubo é a oração, pois, o católico que não reza, sua árvore não produz frutos”, comparou. O bispo fazia menção à parábola dos vinhateiros, do capítulo 13 do Evangelho de Lucas.
Para padre Deisi Zamboni, cada ano é uma nova superação. “Em 2025, com recorde de público, coroando com a Santa Missa, presidida pelo nosso bispo. Sou grato a Deus e ao sagrado coração de Jesus, e, vemos, de fato, como nossa Igreja é viva e ativa. O Apostolado da Oração tem essa missão, particularmente, de rezar pelas necessidades da própria Igreja, mas é um movimento atuante, que participa das missas, adorações ao Santíssimo Sacramento, visitas aos doentes e orações pessoais”, enalteceu o assessor diocesano.