Encontro vai reunir agentes da Pastoral do Dízimo
Dom Bruno e padre Nelson Bueno vão conduzir as reflexões
30.01.2025 - 20:14:59

Neste sábado (1º), pela primeira vez na Diocese de Ponta Grossa, os agentes da Pastoral do Dízimo estarão reunidos, das 8h30 às 12 horas, no Espaço Cultural SantAna. Cada paróquia poderia enviar até três representantes. Nesta quinta-feira, mais de cem participantes estavam confirmados e restavam ainda seis paróquias acolherem o convite e oficializarem o envio de agentes.
De acordo com padre Nelson Bueno da Silva, nomeado recentemente por Dom Bruno Elizeu Versari assessor eclesiástico da Pastoral do Dízimo, está sendo feita uma sondagem sobre a questão do dízimo na Diocese. “Neste sentido, é que iremos realizar a reunião: para a troca de experiência e, ao mesmo tempo, para formar a coordenação diocesana da Pastoral. A partir daí, queremos alavancar um trabalho bem produtivo, e, ainda escolher pessoas que acreditem no dízimo, que sejam entusiasmadas, para integrar a coordenação diocesana da Pastoral Dízimo. Com a comissão formada, vamos poder fazer um trabalho muito bom”, garante padre Nelson.
“É o dízimo que deve sustentar as nossas igrejas e não as festas. As festas são bem-vindas, não se quer exclui-las, de forma alguma, mas o dízimo deve ajudar a sustentar as nossas comunidades. Essa reunião será o primeiro contato, para saber onde existe esse trabalho da Pastoral, tentar criar onde existe apenas a secretária que recebe na secretaria...O que queremos é começar esse trabalho. Ele já existe, mas nem todas as comunidades têm a Pastoral. Com a criação da coordenação vai ficar mais fácil para mim e a ideia é termos coordenadores nas comunidades, coordenadores paroquiais e nos Setores”, adianta o assessor.
Ainda segundo padre Nelson, em 100 anos de Diocese, nunca houve um encontro diocesano como este. “Ele será muito importante, A maior parte das colocações serão feitas pelo próprio bispo Dom Bruno, que é especialista no assunto, com um vasto conhecimento, inclusive com livros escritos sobre o tema. Será, com certeza, uma grande riqueza”, ressalta. Dom Bruno é o bispo referencial da Pastoral do Dízimo no Regional Sul 2 e tem publicados os livros ‘O dízimo e a Pastoral do Dízimo’ (2019) e ‘Dízimo, textos para meditação’ (2022).
“Dízimo é sinal de gratidão a Deus, de gratidão pela fé, de gratidão por tudo o que Deus faz a nosso favor, é sinal de amor a minha Igreja, sinal de amor ao próximo. O dízimo ajuda a Igreja a ajudar os outros e, na medida em que a Igreja me ajuda a viver a fé, oferecendo a Palavra de Deus, a Eucaristia, Sacramentos, eu também dou condições para que ela atenda a tantas pessoas, que, sozinhos, não daríamos conta”, define o bispo
Dom Bruno ainda inspira a todos os católicos a devolver seu dízimo por intermédio de uma bela oração. “Recebei, Senhor, o meu dízimo. Ele não é uma esmola, porque não sois mendigo. Não é apenas uma contribuição, porque não precisais dela. Não é o resto que me sobra que vos ofereço. Esta importância, Senhor, representa a minha gratidão e o meu reconhecimento, pois se tenho algo, é porque Vós me destes. Amém!”