Formação diocesana reúne secretárias e secretários
Encontro fortalece a gestão paroquial e a missão pastoral em comunhão
25.03.2026 - 16:49:05

Entre rotinas, agendas e atendimentos que atravessam o cotidiano das paróquias, há um trabalho silencioso que sustenta a vida da Igreja. Foi nesse espírito de cuidado, organização e missão que secretários e secretárias paroquiais de toda a Diocese de Ponta Grossa se reuniram na última terça-feira, 24 de março, em um encontro de formação e convivência no Centro de Espiritualidade Passionista. Representantes de todas as paróquias participaram do momento, incluindo as cinco novas comunidades recentemente criadas, sinalizando uma Igreja que cresce e se reorganiza, sem perder de vista a unidade. Ao longo do dia, os participantes vivenciaram momentos de formação, partilha e espiritualidade, com a celebração da Santa Missa, orientações práticas e atividades de integração. Mais do que um encontro técnico, a formação se apresentou como espaço de escuta e alinhamento diante dos desafios contemporâneos. Em sua avaliação, o bispo diocesano, Dom Bruno Elizeu Versari, destacou a importância de preparar aqueles que atuam diretamente na administração paroquial. “O processo administrativo é sempre um grande desafio, tendo em vista também as exigências das leis civis às quais precisamos nos adaptar. Ao mesmo tempo, estamos adotando uma nova dinâmica, que é o programa de gestão paroquial. Este encontro é uma oportunidade para orientar, explicar, ensinar e tirar dúvidas, tanto na dimensão pastoral quanto administrativa”, afirmou. Dom Bruno também ressaltou o papel essencial das secretárias e dos colaboradores nas paróquias. “Eles ajudam diretamente na condução da parte administrativa. E fazer bem essa missão é um grande desafio. Por isso, queremos oferecer suporte para que possam responder com qualidade às exigências desse serviço, que também é pastoral.” A programação incluiu ainda momentos de convivência e descontração, fortalecendo os vínculos entre aqueles que, no dia a dia, são porta de entrada das comunidades paroquiais. Entre formações, celebrações e partilhas, o encontro reafirmou a importância de um trabalho que, mesmo nos bastidores, sustenta a missão evangelizadora da Igreja. Em um tempo em que a organização e a pastoral caminham lado a lado, a Diocese segue investindo na formação de seus agentes, reconhecendo que cada detalhe do cuidado administrativo também é expressão de comunhão, serviço e presença.
Fotógrafo Paola Dias Blanc/ PASCOM Diocesana
