Frei mexicano recebe a ordem do diaconato
Celebração ocorreu em Lábrea
01.02.2024 - 19:39:09

Para aproveitar a assembleia anual brasileira dos freis agostinianos recoletos que acontecia na Prelazia de Lábrea, no Amazonas, no último dia 27, foi celebrada a ordenação diaconal do frei Sergio Pérez García, mexicano, que desde novembro de 2022 reside na comunidade, realizando o ano da experiência pastoral e comunitária. Dom Santiago Sánchez Sebastián, titular da Prelazia, foi o bispo da ordenação.
A cerimônia de ordenação do diácono ocorreu na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, em Lábrea. A celebração foi presidida Dom Santiago, acompanhado pelo bispo emérito Jesus Moraza, 13 sacerdotes religiosos, padres diocesanos representando as paróquias de Manaus, Tapauá, Belo Monte-Foz de Tapauá, Lábrea, Pauiní e Guaraciaba do Norte. Da paróquia de Lábrea, onde Sérgio trabalha há pouco mais de um ano, representantes de todas as pastorais estavam presentes. A celebração foi animada por um dos coros da paróquia.
Monsenhor Santiago, na homilia dirigida diretamente a frei Sérgio, lembrou-lhe e lembrou a todos os presentes que, como Jeremias, temos medo de responder ao chamado do Senhor, “e a resposta é como uma esmola tímida e pequena. Mas ele chama-nos a ser generosos, a servir sem medo – Jesus também nos disse no Evangelho. Nos humildes serviços de servir as mesas e atender às viúvas está o chamado dos apóstolos para os diáconos”, destacou, pedindo ao Senhor por ele, Sérgio, para poder responder fielmente a essa vocação à ordem de diáconos como Filipe, Prócoro ou Nicanor, protótipos do diaconato.
De acordo com o bispo, no processo formativo religioso, Sérgio está no tempo chamado de ‘inserção’, em que, ainda sem os votos perpétuos, os freis são destinados a uma comunidade. “Isso tem acontecido em vários lugares de Lábrea. Frei Sérgio foi destinado à sede da Prelazia. Está se aprofundando na vida comunitária, vida pastoral, missionária, e, quando chegar o momento, fará seus votos solenes e termina o processo com diaconato e com o presbiterato. Em novembro, foi a sua profissão solene e, agora, se aproveitou para ordenar diácono devido a presença dos freis que trabalham no Brasil”, explicou. Frei Sérgio é mexicano. Fez formação na Espanha e agora faz o tempo de inserção em Lábrea. Na Prelazia, tem como tarefa principal a coordenação do
Ao todo, participaram da assembleia 18 freis agostinianos recoletos, que trabalham no Brasil. A assembleia iniciou dia 23 e aconteceu até dia 29, encerrando com a missa na Catedral. Da Ordem, há missão em Manaus, Tapauá, Pauni, no Ceará e em Lábrea. São 104 religiosos.