Ícone peregrina por Telêmaco Borba
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro visita as comunidades
31.03.2025 - 19:46:48

Depois de praticamente um ano peregrinando pelas paróquias da Diocese de Ponta Grossa para festejar o aniversário de 90 anos da Liga Católica Jesus, Maria e José (19 de março de 2024) o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi acolhido ontem (30) na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Telêmaco Borba, uma comunidade sob os cuidados pastorais dos padres Redentoristas (Congregação do Santíssimo Redentor), congregação responsável pela divulgação da devoção a este título de Maria pelo mundo. O ícone ficará na paróquia até dia 23 de abril.
Cerca de 130 liguistas e convidados de Ponta Grossa e zeladoras de capelinhas de Telêmaco Borba passaram o dia juntos, desde o café da manhã. Na programação, Santa Missa, formação com padre Gelson Mikuszka e almoço. A missa foi celebrada por padre Primo Hipólito e diáconos Antônio Alberto Borges Alberto, liguista da comunidade Santa Luzia, e Reginaldo Meireles Rodrigues, da Nossa Senhora de Fátima. “Deixamos Telêmaco (Borba) por último por se tratar do padre Primo e padre Gelson, que são Redentoristas. Somos da mesma família e foi uma oportunidade de irmos com os liguistas. Eles prepararam uma super acolhida, juntamente com o grupo das capelinhas da paróquia. Passamos um maravilhoso dia, com passeios e tudo mais”, contou a coordenadora diocesana da Liga Católica, Alzira Padilha. Ela e o marido, Fabiano, respondem pela coordenação.
A peregrinação chega à última paróquia programada desde maio de 2024. “Esse encontro com a família Redentorista foi realmente especial. A palavra é gratidão. Foi de um tamanho crescimento na fé, na confiança, na devoção mariana. Hoje, contemplar o ícone é se sentir seguro nas mãos de Maria, que nos aponta e direciona o verdadeiro e único socorro. O ícone visitou todas as paróquias de Ponta Grossa, onde o sim foi expressado. Não medimos esforços para levar. Muitas foram as famílias visitadas, terços, carreatas, novenas, missas em louvor a Mãe foram realizados. Agora, estamos nos preparativos para a missa de despedida, que será dia 23 de abril, às 19 horas, na Catedral Sant’Ana. A intenção é reunir todos, em especial, os que tiveram a oportunidade de serem visitados pelo ícone”, detalhou Alzira.
Em Telêmaco Borba, a capelinha menor com o ícone já saiu em missão, ontem, pelas comunidades. O ícone grande permanecerá na Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Serão as zeladoras de capelinhas de Telêmaco que trarão a imagem para a missa de despedida. “Eles fizeram questão”, acrescentou a coordenadora. No dia 25 de abril, integrantes da coordenação diocesana da Liga Católica Jesus, Maria e José partirão para o Rio de Janeiro para fazer a entrega do ícone ao Santuário do Perpétuo Socorro, em Campos Goytacazes.