Mensagem ao clero
Padre Roberval falou em nome da Pastoral Presbiteral
17.04.2025 - 18:35:13

“Neste dia em que celebramos a instituição do sacerdócio, antes de compartilhar como o nosso clero algumas palavras preparadas para o Jubileu dos Sacerdotes, neste Ano Santo.
Procura-se para a Igreja um padre capaz de renascer no Espírito todos os dias. Procura-se para a Igreja um homem sem medo do amanhã, sem medo do hoje, sem complexos do passado. Procura-se para a Igreja um homem que não tenha medo de mudar, que não mude só por mudar, que não fale só por falar. Procura-se para a Igreja um homem capaz de viver em conjunto com os outros, de trabalhar com os outros, de chorar com os outros, de se rir com os outros, de amar com os outros, de sonhar com os outros.
Procura-se para a Igreja um homem capaz de perder sem se sentir destruído, de questionar sem perder a fé, de levar a paz onde há inquietação e inquietação onde há paz. Procura-se para a Igreja um homem Que saiba usar as mãos para abençoar e para indicar o caminho a seguir. Procura-se para a Igreja um homem sem muitos meios, mas com muito para fazer, um homem que nas crises não procure outro trabalho, mas como melhor trabalhar. Procura-se para a Igreja um homem que encontre a sua liberdade no viver e no servir e não em fazer o que quer.
Procura-se para a Igreja um homem que deseje Deus, que deseje a Igreja, que deseje o povo, que deseje a pobreza de Jesus, que deseje a obediência de Jesus. Procura-se para a Igreja um homem que não confunda a oração com palavras rotineiras, a espiritualidade com o sentimentalismo, o chamamento com o interesse, o serviço com a acomodação. Procura-se para a Igreja um homem capaz de morrer pela Igreja, mas ainda mais capaz de viver por Ela; um homem capaz de se tornar ministro de Cristo, um profeta de Deus, um homem que fala com a sua vida.
Precisamos de vocações para o serviço da comunicação, para o serviço do anúncio, para o serviço missionário, para o serviço social e de saúde, para o serviço dos pobres e dos deficientes, dos marginalizados e dos toxicodependentes, dos presos e dos libertados, dos jovens e dos idosos, dos trabalhadores e dos desempregados, vocações para o serviço político e administrativo. Mas, antes de tudo, precisamos de pessoas que se coloquem a serviço das vocações, isto é, pessoas que estejam a serviço dos irmãos e das irmãs, colocando-se ao lado de cada um para um caminho progressivo de discernimento. Pessoas que, para esse efeito, dêem indicações, à luz da Palavra de Deus, para que cada um compreenda qual é a sua vocação e qual o serviço que deve prestar”. “O maior bem que cada um de nós pode fazer ao seu irmão é ajudá-lo a descobrir e a seguir a sua vocação, ajudá-lo a compreender qual é o projeto que Deus tem para ele e a realizá-lo.
Todos nós somos como o único rosto de Cristo. Cada um de nós é como uma pequena peça num grande mosaico. Todos devemos compreender o nosso lugar. E devemos também ajudar os outros a compreender qual é o seu, para que se forme o único rosto de Cristo, resplandecente com a sua glória”. Obrigado caríssimo presbítero pelo teu sim dedicação e doação para que o Reino de Deus aconteça. Que por intercessão da virgem Maria Mãe da Divina Graça, teu ministério se torne cada vez mais fecundo, a exemplo de Cristo o Bom Pastor”.
