Missões preparam ano jubilar da Diocese
Na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora são 300 missionários
11.03.2025 - 17:21:51

Por toda a Diocese de Ponta Grossa, em algumas paróquias desde o dia 2 de fevereiro, grupos de missionários estão visitando residências, conversando com as famílias, rezando com elas, abençoando as casas e as pessoas. Segundo dados da coordenação diocesana da Ação Evangelizadora, cerca de 144 mil residências receberão as visitas de 10.500 ‘missionários do Jubileu’. A ação integra as comemorações do Jubileu pelos 100 anos da Diocese, que será festejado em maio de 2026.
Para falar da experiência em apenas uma das comunidades, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, da Via Marina, em Ponta Grossa, no último sábado (8), deu início ao trabalho missionário, levando a palavra de Deus e o amor de Jesus a inúmeras famílias. “Em um espírito de fé, serviço e comunhão, as comunidades Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora Auxiliadora, Nossa Senhora do Rocio, Santa Paulina, Nossa Senhora da Glória, São Pedro, São Domingos Sávio e Dom Bosco uniram forças para marcar o início desta grande missão no Ano Jubilar. A iniciativa contou com a participação ativa de fiéis de todas as idades – crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos –, que, movidos pelo desejo de evangelizar, saíram ao encontro das pessoas, levando esperança, acolhimento e a presença viva de Cristo”, informa a paróquia em nota.
O pároco, padre José Sávio Mariano, também realizou visitas às casas da comunidade, levando a unção e a comunhão aos enfermos, oferecendo conforto espiritual e o alento da presença de Cristo para aqueles que não podem estar presentes nas celebrações. “Esse gesto de carinho e cuidado pelos doentes reflete o profundo compromisso pastoral de acolher e levar o amor de Jesus aos que mais necessitam. Foi um dia de grande alegria e renovação espiritual, onde o amor fraterno e a partilha da fé se tornaram instrumentos poderosos para tocar os corações. Esta missão, que seguirá ao longo do Ano Jubilar, reforça o compromisso da comunidade paroquial em ser Igreja viva, presente e atuante, levando a luz do Evangelho a cada lar e a cada coração. Que esta caminhada missionária fortaleça ainda mais os laços entre os fiéis e seja fonte de bênçãos e graças para todos”, ressalta padre Sávio.
São em torno de 300 missionários na paróquia, que realizarão as visitas até o Domingo de Ramos, dia 13 de abril.
Ação
Durante as visitas nas casas, os missionários do Jubileu deixam como ‘lembrança’ capelinhas em papel, no formato da Catedral SantAna, com a imagem da Mãe da Divina dentro e, ao centro, ladeada pela oração do Jubileu 2025 ‘Peregrinos de Esperança’ e pela oração pelo centenário da Diocese. O ‘mimo’ deixado tem ainda os horários de missas na matriz das paróquias e um QR Code por intermédio do qual a família pode contribuir. Seria uma oportunidade de gesto de concreto pelo Jubileu dos 100 anos, uma contribuição espontânea, uma forma também de construírem o Jubileu. “A lembrança deixada nas visitas nas casas estimula quem quiser colaborar”, argumentou padre Joel Nalepa, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora.
Ainda, em um dos momentos da visita, são preenchidas fichas para conhecer a realidade das comunidades, com perguntas sobre situação dos sacramentos, crianças fora da Catequese, presença de doentes...O intuito é aproximar a Igreja das pessoas. “Os missionários podem perguntar por exemplo, se ali, naquela casa, um menino já falou em ser padre. Por que não?”, exemplificou padre Joel. Os missionários são identificados por crachás em todas as paróquias.