Ofertando a verdadeira folia
A tradição dos eventos católicos de Carnaval na Diocese
28.02.2022 - 10:16:40

Uma alegria que não acaba na Quarta-feira de Cinzas. Constatação sobre o retiro de Carnaval Renascer, realizado pela Comunidade Católica Shalom, que bem poderia se estender a toda a programação pensada para os jovens católicos nesta época. O Saron, o mais antigo evento carnavalesco cristão da Diocese, sempre teve foco na evangelização e nunca foi feito apenas por ‘fazer Carnaval’. E sim com o propósito de anunciar Jesus como sendo centro e senhor da vida. Aberto a todos, o evento promovido pela Renovação Carismática Católica busca atrair os que caminham já na Igreja e aqueles que não participam de nada. Democrático. Eclético.
No Carnaval Cristão/Saron o objetivo é apresentar Jesus através da alegria, do entusiasmo. Fazer com que as pessoas se encontrem com o Cristo a partir desta experiência, deste primeiro contato, transmitir essa alegria para o resto de suas vidas. O que se quer é alcançar as pessoas e evangelizar. Realizado desde 2004, o Saron acontecia tradicionalmente no Centro de Eventos. Em 2019, foi transferido para a Paróquia Medianeira, depois, para a Paróquia São Sebastião/Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Foi quando ganhou um novo formato, voltando-se também para adultos e crianças. Oração, música, pregação da Palavra de Deus, mas também concurso de blocos e de fantasia. Programação que atrai perto de mil pessoas, vindas de toda a Diocese.
O Renascer hoje é um dos maiores eventos de Carnaval em Fortaleza (CE). Acontece em várias cidades do Brasil e em diversos países. Desde 1986, o retiro acontece nos três dias de Carnaval. À época, havia encontros católicos no período, porém voltados a quem já era engajado na Igreja. A nova inspiração foi oferecer um evento que pudesse congregar todos em três dias de oração, reflexão e muita alegria. O primeiro Renascer reuniu pouco mais de mil pessoas em três dias de realização. No ano seguinte, o público saltou para três mil. Em Ponta Grossa, a edição de 2022 acontece nos dias 26 e 27 de fevereiro, com uma programação recheada de música, dança, shows, palestras e cursos.
O Livre Soul é retiro de Carnaval Copiosa Redenção Copiosa Redenção. ‘Em direção ao seu amor’, esse é o tema desse ano, que pretende tocar a juventude diante da realidade de pandemia, depois de tanto tempo afastada do contato, do louvor, da animação, vivência, do rezar junto com a comunidade. Com um linguajar voltado para jovens, os momentos são todos pensados para a juventude: música, dança, Palavra de Deus, oração. Idealizado para evangelizar, a escolha dos dias de Carnaval foi uma escolha estratégica. O que se queria era oferecer uma alternativa saudável para jovens em comparação com algumas outras realidades que acabam, depois, trazendo muitos para o internamento. Lembrando que a Copiosa Redenção trabalha com a recuperação de dependentes químicos.
Também estrategicamente pensado para esse momento do ano, o Acampamento Juvenil da Paróquia Santa Rita de Cássia, na Ronda, em Ponta Grossa, está em sua nona edição. Com inscrições geralmente abertas meses antes de sua realização, o acampamento costuma ter lista de espera, tamanha é a procura. Este ano, fecharam em 15 de janeiro e não há mais vagas, visto que os desistentes já foram substituídos. Acontece sempre na Chácara Rainha da Paz, com pessoas de todo o Brasil, tanto participando como servindo. Na última edição, foram 140 campistas. Este ano, são 100 participantes. A programação é interna do acampamento, apenas para os campistas. O encerramento é marcado por uma missa. O tema deste ano: ‘Alegres na esperança’ (Rm, 12,11-12)