Padre Ademir assume assessoria da Pastoral da Saúde
Assessor participou já da assembleia do Regional Sul 2
22.10.2024 - 16:11:46

Padre Ademir da Guia Santos, recém designado pelo bispo Dom Bruno Elizeu Versari ‘assessor eclesiástico da Pastoral da Saúde’, esteve entre os 27 coordenadores e assessores reunidos no último final de semana (18, 19 e 20), no Centro de Formação Juan Diego, em Guarapuava, para a Assembleia Regional e o XXV Encontro Estadual da Pastoral da Saúde do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro foi aberto, na sexta-feira, com missa na Catedral Nossa Senhora de Belém, presidida por Dom Amilton Manoel da Silva, bispo de Guarapuava, e contou com a presença do bispo referencial da Pastoral, Dom Marcos José dos Santos (bispo de Cornélio Procópio) e do assessor regional, padre Evandro Delfino.
O encontro foi marcado por momentos de espiritualidade, partilha e formação. A Campanha da Fraternidade 2025, que tem como tema Fraternidade e Ecologia Integral, foi o principal assunto tratado no encontro. Esse foi o primeiro compromisso como assessor de padre Ademir, que lembra estar entre suas atribuições reestruturar a Pastoral da Saúde diocesana, com coordenação e agentes, e também fazer chegar às paróquias as suas atividades.
“A Pastoral age em três dimensões: solidária, atuando junto aos doentes e sofredores nas instituições de saúde, na família e comunidade; a dimensão comunitária, que promove, previne e educa para a saúde, e valoriza as diversidades regionais, e, ainda a dimensão sociotransformadora, agindo junto aos órgãos e instituições públicas e privadas que prestam serviços e formam profissionais na área de saúde”, enumera o assessor.
A missão da Pastoral da Saúde é evangelizar e assistir aos doentes, enfermos e sofredores, em nome da Igreja Católica. A Pastoral da Saúde tem como objetivos promover o acesso à saúde, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político; participar da construção de uma sociedade justa e solidária; humanizar e cristianizar os ambientes de tratamento dos doentes, e, lembrar ao corpo médico a sua vocação
Pode participar da Pastoral da Saúde qualquer pessoa da comunidade que se disponha a ajudar a pensar formas de promover a saúde de todos. No perfil, os agentes precisam ter equilíbrio emocional, ser ético, ser humilde, ter vontade de aprender, ser otimista e ser responsável. Os agentes da Pastoral da Saúde atuam em hospitais, clínicas, asilos, casas de repouso e domicílios. Para participar da Pastoral da Saúde, é possível fazer um curso de capacitação. O curso prepara as pessoas para atuar na pastoral, visitando hospitais, comunidades e domicílios, e trabalhando nas paróquias.
Existe também o Manual do Agente da Pastoral da Saúde, que é um guia para quem atua na pastoral, seja em uma arquidiocese, diocese, paróquia ou outra comunidade. Ficou interessado em participar? Procure a secretaria de sua paróquia ou capela.
Regional
A Pastoral da Saúde do Regional Sul 2 vem mantendo esforços de aproximação, interação e formação entre todos aqueles que atuam na assistência espiritual e religiosa em suas Dioceses. Para conseguir atingir tal intuito, afirma o bispo referencial Dom Marcos, é necessário primar pelo diálogo e cooperação, dando uma maior atenção pastoral aos que se disponibilizam e se mobilizam para o trabalho pastoral, valorizando e respeitando suas expressões culturais e regionais, sempre em consonância ao Evangelho, à Doutrina Social da Igreja e aos demais documentos da CNBB para, assim, atender de maneira cada vez mais ampla e melhor ao chamado do Santo Padre, o Papa Francisco, de uma ‘Igreja em saída’.
Foi neste sentido, empenhados em manter a vivência deste espírito de unidade, que a coordenação convocou os assessores e coordenadores para a assembleia e o encontro regional da Pastoral da Saúde, ocorridos em Guarapuava.