Padre Osvaldo nomeado administrador paroquial em Ipiranga
Celebração no sábado marcou o início do pastoreio
19.03.2024 - 22:30:53

Pela primeira vez em sua história, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Ipiranga, tem um administrador paroquial. Desde a sua fundação, em 1935, quando o padre Ladislau Maibuk foi nomeado seu primeiro pároco, a comunidade sempre foi administrada por sacerdotes diocesanos. Em toda a sua trajetória, a paróquia teve apenas sete párocos, sendo o mais longevo, padre Nelson Frederico Schiel, que está há 61 anos em Ipiranga. O pároco, de 91 anos, recebeu um auxiliar, em fevereiro de 2022, padre Martinho Hartmann, e agora, dividirá a administração da paróquia com padre Osvaldo Pinheiro, que iniciou seu pastoreio lá, no último sábado (16).
“Deus iluminou a vinda de padre Osvaldo nesse momento em que estávamos precisando. O Espírito Santo que inspira, ilumina. Sou grato pelo ‘sim’ dos padres. Primeiro, do padre Nelson, do padre Martinho, padre Osvaldo... Peço que orem para todos e por mim. Estamos reabrindo o Seminário de Filosofia e precisávamos de reitor. Padre Hélio (Guimarães) veio de Irati para assumir (em Ponta Grossa) e padre Martinho foi para Irati para cuidar do Centro Vocacional Menor (Seminário Mãe de Deus)”, contou o bispo Dom Sergio Arthur Braschi, que celebrou a missa de acolhida.
A celebração teve a presença de representantes de todas as comunidades da paróquia, que levaram as imagens dos padroeiros. No início, foi pedido que todos os integrantes das pastorais e movimentos ficassem em pé, bem como os familiares de padre Osvaldo. Foi lido um agradecimento pela vinda dele. Quatro de seus oito irmãos leram sua biografia. No decreto que o nomeou administrador paroquial, proclamado publicamente, constam as atribuições de celebrar missas, conduzir as atividades, anunciar a Palavra de Deus, organizar a Catequese, animar vida sacramental, orientar a Liturgia segundo a Igreja, promover formação e a ação dos leigos, promover a Pastoral Vocacional, tratar com carinho pobres, aflitos, carentes e abandonados, supervisionar a administração da Matriz e capelas, cuidar do arquivo paroquial, mantendo atualizados os livros paroquiais. Padre Osvaldo também estará à frente do processo que dará ‘personalidade jurídica de paróquia’ à comunidade.
Fazendo questão de incluir padre Nelson em todas as instâncias do trabalho do administrador paroquial, Dom Sergio agradeceu a vinda das lideranças das comunidades. “Tudo isso vem falar do grande trabalho feito pelos 60 anos na paróquia e que vai continuar. Nossa gratidão a Deus em primeiro lugar por todos esses anos de construção da Igreja Viva da Imaculada Conceição e também a padre Martinho, que esteve aqui esses dois anos. O momento hoje é de grande benção de Deus. Padre Nelson sempre teve ajuda de um religioso e, agora, terá um novo padre morando na paróquia. Ele que chega da missão será administrador paroquial, junto com o padre Nelson, a serviço da paróquia”, argumentou o bispo.
Em sua homilia, Dom Sergio lembrou que se não tivermos um padre à frente de uma paróquia a comunidade de fé não caminha. “Só temos a agradecer a atuação por mais de 60 anos de padre Nelson; ele fez que seja fundamentada essa aliança divina com todas as famílias. A paróquia está vivendo esse momento único, depois de tantos anos, uma mudança um pouco mais profunda. Antes, veio um vigário Agora, teremos um aumento dessa ajuda, de uma fortaleza ao padre Nelson. Ele vai poder contar com a presença mais próxima de um sacerdote, que possa chegar mais frequente às comunidades do interior. Caminhando juntos, os dois sacerdotes, vocês poderão ter um serviço ainda melhor. Os primeiros passos serão mais lentos. Vamos ter que constituir a paróquia institucionalmente. Mas, com certeza, contaremos com a intercessão da Imaculada Conceição”, enfatizou.
Padre Nelson acolheu Dom Sergio, lembrou do amparo às comunidades de parte da Imaculada Conceição. “Quanto progresso vocês fizeram. Uma grande alegria para este sacerdote. Muito bom estar aqui, em todos esses momentos. O meu presente (a padre Osvaldo) é minha gratidão e a minha oração. Ele já escolheu um quarto, já nos conhecemos. Saibam que trabalharemos sempre unidos. Seja bem-vindo!”, comentou o pároco.
Padre Osvaldo foi ordenado em 2006 e já desempenhou vários trabalhos na Diocese. Por último, estava como pároco na São João Batista, na cidade de Canutama, na Prelazia de Lábrea, no Amazonas. “Ele vai ajudar a vocês descobrirem que a missão como cristão ultrapassa fronteiras, vai além da Diocese. Somos co-responsáveis pela evangelização no mundo inteiro. Todo o batizado é um missionário”, citou Dom Sergio. Na celebração, houve a renovação dos propósitos sacerdotais, a entrega dos símbolos para marcar o início do pastoreio do padre: chaves da igreja, do sacrário, dos santos óleos e da estola. Ao final, aplausos como sinal de acolhida.
“Tenho a esperança de poder colaborar com a missão de padre Nelson. Estarei a serviço da comunidade. Quero realizar um bom pastoreio. O padre não faz nada sozinho por isso peço paciência. A gente chega e não sabe para que lado correr. Aos poucos, vou aterrissando nessa terra. Agradeço ao padre Martinho, que vinha ajudando, colaborando, para não deixar vocês ficarem sem a Eucaristia. Agradeço a acolhida do padre Nelson. A Virgem Imaculada sempre nos proteja e nos faça fazer sempre a vontade de Jesus”, afirmou padre Osvaldo. Além da família e representantes da Paróquia Imaculada Conceição, sua paróquia de origem, em Carambeí, a celebração contou com paroquianos da Perpétuo Socorro, da capela da Colônia Terra Nova, a primeira paróquia que padre Osvaldo assumiu.
Padre Martinho se mudou para Irati, mas segue como coordenador da Pastoral Vocacional e do Serviço de Animação Vocacional.
Outros
Outras mudanças aconteceram na última semana pelas paróquias da Diocese. Padre José Lauro Gonçalves, vigário na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Irati, foi transferido para a Sant’Ana, de Castro. Padre Alexandre Spena Regueira, vigário na Paróquia Menino Jesus, de Reserva, será apresentado domingo (24), às 18 horas, em Irati, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Em Reserva, a missa de ação de graças e despedida será sábado, às 19 horas.