Padres da Diocese participam do Retiro Anual do Clero
Entre orações, meditações e convivência fraterna, o presbitério encontrou inspiração na pedagogia de Jesus
03.10.2025 - 13:05:33

De domingo a quinta-feira, entre 29 de setembro e 2 de outubro, o silêncio, a oração e a fraternidade marcaram a rotina dos padres da Diocese de Ponta Grossa. Reunidos na Casa de Encontros Santo Antônio, em Almirante Tamandaré, eles participaram do Retiro Anual do Clero, momento esperado de pausa e de reencontro com a essência do ministério. Sob a inspiração do versículo do Salmo 16 “Inclinai o vosso ouvido e escutai-me”, o encontro foi conduzido pelo padre Vanio da Silva, que propôs como fio condutor as perguntas de Jesus no Evangelho. Perguntas que não trazem respostas prontas, mas que abrem horizontes, despertam consciência e convidam a pensar a vida e a vocação. “Jesus é um mestre do coração que educava com as perguntas. Ele queria seus discípulos como poetas e pensadores da vida. Foi nessa pedagogia que procuramos conduzir o retiro”, explicou padre Vanio. Entre meditações, oração da Liturgia das Horas, Missa com Vésperas, celebrações penitenciais e momentos de adoração, o presbitério experimentou também a riqueza do encontro fraterno. O jantar de confraternização, na véspera do encerramento, traduziu em alegria o espírito de unidade vivido ao longo do retiro.
O reitor do Seminário Maior Diocesano São José e Coordenador da Pastoral presbiteral, padre Hélio Guimarães, ressaltou a importância desse tempo de parada, como parte da formação permanente do clero: “Faz parte da vida de cada padre essa busca de atualização, não só no campo do conhecimento, mas, sobretudo, na espiritualidade e na relação com Jesus Cristo. Fazemos isso no dia a dia, na oração, na missa, na vida pastoral. Mas o retiro é esse tempo especial de parada, que nos permite aprofundar a fé e fortalecer nossa missão”, explicou. Segundo padre Hélio, 48 sacerdotes estiveram reunidos junto com o bispo diocesano, Dom Bruno Elizeu Versari, além dos Diáconos transitórios Iuri e Jefferson. O bispo emérito Dom Sergio Arthur Braschi, em como os padres que não puderam participar e aqueles que estão em estudo ou missão, foram lembrados todos os dias na oração comunitária. Para padre Hélio, a grande graça do retiro foi, antes de tudo, o reencontro fraterno entre os presbíteros. Também destacou a riqueza das reflexões conduzidas por padre Vanio: “Ele nos apresentou seis perguntas de Jesus nos Evangelhos. Cada uma foi um convite para nos aproximarmos de Cristo, refletir sobre nossa vida e ministério e nos aprofundarmos na fé. Acredito que todos nós saímos mais alegres com nossa vocação, cheios de esperança para servir ao povo e viver com amor o ministério presbiteral.”
Para o padre Vanio, a experiência deixou marcas profundas: “Levo comigo a lembrança de um clero alegre, generoso, unido e vibrante. A Diocese de Ponta Grossa tem uma história centenária muito bonita, mas possui um futuro ainda mais luminoso. Vou guardar a certeza de que Deus tem para esta Igreja particular mais futuro do que passado, por maior e mais belo que já seja o seu passado”. O retiro se encerrou na manhã desta quinta-feira, 02 de outubro, com a celebração da Santa Missa e o almoço de confraternização, deixando no coração de cada sacerdote a renovada disposição de caminhar com o povo de Deus, com esperança e fé.

