Paróquia de Canutama celebra Encontro dos Esteios
Padres da Diocese visitam a Prelazia
25.07.2024 - 22:11:58

Na quarta-feira (24), a Paróquia São João Batista, de Canutama, no Amazonas, realizou o ‘Encontro dos Esteios’, que reuniu os membros das pastorais e movimentos das comunidades da cidade, agrupadas segundo os quatro pilares: Palavra, Pão, Caridade e Missão, simbolizados pelos esteios que sustentam as tradicionais casas ribeirinhas. Neste dia, também foram acolhidos os padres Hélio Guimarães e Moacir Gomes, da Diocese de Ponta Grossa, que chegaram para conhecer a realidade missionária da Igreja-irmã da Prelazia de Lábrea.
Padre Hélio, coordenador da Pastoral Presbiteral, manifestou sua alegria em conhecer, mesmo que de passagem, algumas comunidades, às margens do Rio Purus, e parte do território do município de Canutama, como também, algumas pessoas do povo santo de Deus pertencente à paróquia. "Sempre que a gente vai visitar um padre, sua alegria é nos levar para conhecermos a igreja e as capelas; e padre Fábio (Sejanoski) fez diferente, já nos acolheu mostrando a Igreja viva, os leigos e leigas que são o rosto e o coração da Igreja que aqui se encontra", destacou o padre, que se disse agradecido por ver de perto a realidade missionária, “sempre presente nas orações do povo da Diocese de Ponta Grossa que, mesmo à distância, tem se sentido cada dia mais próximo”.
Padre Moacir chegou à Canutama para se unir a missão, principalmente, enquanto o pároco, padre Fábio, acompanhará a peregrinação rio acima da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da Prelazia de Lábrea, em comemoração ao seu centenário. "É muito bonito participar deste momento em que vemos reunidas as diversas forças da paróquia. Isso expressa a unidade da Igreja viva e participativa", avaliou. De acordo com o sacerdote, o Reino dos céus acontece quando os cristãos se fazem presentes também na sociedade, lembrando sempre que o princípio e o fim de tudo o que fazemos como discípulos de Cristo é a caridade, “sem ela somos como um sino que ressoa em vão", frisou.
O encontro contou com uma breve formação sobre o importante papel dos leigos e leigas na comunidade, em continuidade com as reflexões provocadas na semana anterior pela presidente do Conselho de Leigos do Regional Noroeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Sueli Guedes, que trouxeram significativas contribuições para a conscientização da missão dos leigos e leigas na igreja e no mundo. Ao final do encontro, após uma profunda e sincera partilha em grupo, os participantes expressaram seus pontos de vista sobre a caminhada da paróquia nos últimos seis meses.
“O meu coração de enche de júbilo por receber em Canutama a visita de dois amigos e irmãos no sacerdócio, bem como pelo Encontro dos Esteios que aconteceu na última quarta-feira. Duas experiências maravilhosas no mesmo dia. Estar com o povo, partilhar com o povo e ouvir o povo é, sem dúvida, uma bênção que faz com que a caminhada da paróquia cresça cada vez mais, e o encontro foi muito profundo. Receber visitas assim, neste lugar de tão difícil acesso, é uma manifestação do afago e do carinho de Deus. É como você receber água fresca quando está enfrentando o enorme calor do dia. Com a visita do padre Hélio, com a companhia do padre Moacir e com a caminhada fraterna com o povo desta paróquia, renovo minha disposição em continuar servindo com alegria a Igreja nesta terra de missão”, destacou o pároco, padre Fábio.