Paróquia está fabricando suas imagens
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Irati, iniciou produção
13.12.2024 - 22:23:51

Em Irati, a catequista Maristela Basso e o marido Antônio Martins, da Paróquia São João Batista, além de fazer o molde em silicone da imagem, a partir de uma santa cedida por Flávia Carla Nascimento, e produzir as 11 primeiras unidades do projeto, agora, o casal recebeu a encomenda de produzir 20 imagens para a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A leva vai estar pronta até o final deste mês. Segundo o vigário paroquial, padre Alexandre Spena, ao todo, a paróquia vai necessitar de 30 santas para as missões.
“Faço parte do grupo do Setor 7 de Catequese e a Flávia colocou uma mensagem, perguntando se conhecíamos alguém que pudesse fazer o molde da imagem de silicone. Iriam precisar de vários moldes e necessitaria de ajuda. Conversei com o meu marido, que trabalha com gesso, mas não faz muitos trabalhos por falta de tempo. Ele acatou a ideia e disse que faria um molde. Na reunião de planejamento (da Catequese), Flávia deu uma imagem para mim em gesso sem pintura e o meu marido conseguiu fazer o molde. Das primeiras 11 imagens, em quatro delas foi feita pintura em dourado, em uma cor só, para ver se os padres gostavam”, conta Maristela.
Depois disso, a catequista recebeu uma ligação do padre Alexandre, pedindo molde para fazer 20 imagens. “Conversei com o marido e ele topou. Fez e está confeccionando 20 imagens que serão entregues até o final de dezembro para a Perpétuo Socorro. “Foi uma honra ajudar. É pouco. Queria colaborar bem mais, mas como ele trabalha o dia todo e só tem à noite para fazer, fica complicado. Senti uma felicidade enorme por ser Jubileu dos 100 anos da Diocese e poder ajudar um pouco foi uma bênção para nossas vidas, foi uma alegria. Nos sentimos muito honrados e muito felizes. É uma bênção poder colaborar com a produção das imagens”, atesta.
Foi padre Alexandre quem teve a ideia de fazer as imagens em Irati. “Buscando realizar a ação que Dom Bruno pediu em preparação ao Jubileu da Diocese, fomos ver com a Flávia quem tinha feito as imagens para ela. Me disse que tinha sido o Antônio Martins, esposo da Maristela, que, por sinal, são meus padrinhos de ordenação diaconal. Conversando com ele, a princípio, não teria tempo de fazer por causa do trabalho dele. Mas, depois, conversamos e ele fez um novo molde e fará 20 imagens para nós. Já estamos no processo de feitio delas. Estamos buscando pessoas que farão as pinturas. As capelinhas já estão sendo confeccionadas, as comunidades já estão sendo organizadas, material sendo providenciado para, em fevereiro, darmos início a ação pedida pela Diocese”, detalha o vigário.
Ainda segundo padre Alexandre, será enviada uma imagem a cada comunidade, que terá 15 dias para as visitas. Depois, todas retornarão e serão utilizadas nos setores que compõem a matriz. “Caso algumas comunidades tenham as imagens, estamos solicitando para ver em que situação estão e ver a possibilidade de utilizá-las para, assim, os trabalhos serem mais rápidos. Utilizaremos, a princípio, uma imagem para cada comunidade”, acrescenta.
A coordenadora da ação, Flávia Carla Nascimento, afirma que o ideal seria cada paróquia se organizar e produzir suas imagens, para ajudar no mutirão. Se conseguissem pessoas que fizessem ali também seria uma bênção. Iria multiplicar muito mais o número de imagens. Como Irati está fazendo. Molde e imagens. De repente, outras paróquias poderiam ter essa iniciativa. Ajudaria muito. Tem muita gente boa que sabe trabalhar, como conseguimos aqui. Estamos tentando de todas as maneiras. Tem muita gente trabalhando, mas quem quiser vir ajudar é muito bem-vindo!”, convida.