Pastoral do Idoso motiva agentes
Carta alerta para casos críticos e de risco
09.07.2020 - 21:45:23

Coordenadores e líderes da Pastoral do Idoso da Diocese de Ponta Grossa receberam, essa semana, palavras de estímulo e ânimo. Uma carta circular, assinada pelo diácono Luiz Afonso Freytag, coordenador diocesano pastoral, foi direcionada aos agentes para motivá-los e também reiterar que fiquem atentos, mesmo distantes, quanto a situação do idoso. A orientação é para que, já que não é possível fazer visita, os coordenadores motivem outras pessoas para verificar situações críticas e de risco.
???Vivemos dias de pandemia e de isolamento social. De forma especial, as pessoas idosas que, segundo a Organização Mundial da Saúde, são público de risco. Bem sabemos que muitas pessoas idosas já sofrem com o abandono e isolamento social por falta de familiares e/ou vivência comunitária. A sua presença pastoral traz a eles um alento e a presença da Igreja, por isso neste momento precisamos ser como disse São Vicente de Paulo: ???inventivos no infinito???, isto é, criar possibilidades de acompanhamento a distância???, comenta o diácono na carta, lembrando, porém, que o maior e mais bonito gesto é a oração por todos aqueles que são visitados.
O coordenador diocesano agradeceu o trabalho pastoral de todos os agentes e pediu que sejam seguidas as orientações das autoridades sanitárias e o uso de máscaras. O assistente social da Associação da Pessoa Idosa, Adrianis Galdino Júnior, afirmou que os líderes gostaram muito da circular. ???Primeiro porque foi uma forma de ânimo para a missão. Depois, frente ao cenário da pandemia, que traz medo, a circular foi um convite a manter firmes a fé e esperança no Deus vivo e verdadeiro. Este tipo de ação traz o sentido de pertença à Pastoral da Pessoa Idosa, motiva e aproxima os líderes e coordenadores???, avalia.
Na Diocese de Ponta Grossa, são 120 líderes da pastoral e entre 700 e 750 idosos visitados regularmente.