Prelazia de Lábrea vê ordenado seu primeiro padre
Igreja ficou lotada para acompanhar ordenação de Thiago
05.02.2024 - 20:15:16

Igreja cheia. Emoção, ansiedade, alegria. A celebração da ordenação do diácono Thiago Mendes Alves, originário da Paróquia São João Batista, em Canutama, no Amazonas, no último sábado (3), foi um misto de sentimentos. Por nunca ter havido uma ordenação sacerdotal na paróquia antes, o povo estava curioso. E foi uma celebração histórica e esperada há 99 anos, desde a criação da Prelazia de Lábrea, em 1925. A ordenação foi presidida pelo bispo prelado, Dom Santiago Sanchez Sebastian. A Paróquia São João Batista é administrada por dois padres da Diocese de Ponta Grossa, padres Osvaldo Pinheiro e Fábio Sejanoski. Padre Osvaldo ficou responsável pelo cerimonial e padre Fábio pelos cantos.
O pároco da São João Batista, padre Osvaldo Pinheiro, contou que a celebração foi muito bonita, à altura do esperado. “Por ser a primeira vez, muita gente estava curiosa, ansiosa para vivenciar esse momento. Nunca tinham visto uma ordenação de padre. Só em 2006, havia sido ordenado um diácono aqui, padre Eder de Carvalho. Então, fazia muito tempo... Muita gente veio de fora, das comunidades dos arredores, de Lábrea, de Vitória. Foi um momento forte de caminhada, de gratidão a Deus pelo dom do ministério que Deus conferiu. É o terceiro padre que está incardinado na Prelazia. Há uma expectativa de começar um trabalho a nível vocacional. A ideia é fortalecer a Pastoral Vocacional na Prelazia, pela qual padre Thiago já está responsável. A partir da ordenação, ela acabará fortalecida para que não demore mais 100 anos para termos um novo padre”, comentou o pároco, citando que, por ser a primeira vez, a celebração deu muito trabalho. “Mas, o povo se empenhou em várias frentes. Foi uma festa bonita, saiu tudo bem”.
O agora padre Thiago garantiu que foi um momento de muita emoção, um misto de alegria e gratidão. “Uma celebração muito tranquila. A igreja com bastante gente. Pessoas vindas de Porto Velho, das comunidades ribeirinhas, das comunidades São Sebastião e São Francisco, da Nossa Senhora de Nazaré, de Lábrea, amigos, familiares. Um momento, de fato, muito celebrativo. As pessoas cantando, respondendo, bem entusiasmadas, animadas. Aquilo que já esperávamos: uma assembleia alegre, rezando, cantando, agradecendo a Deus pelo dom da minha vocação. Momento marcante não só na minha vida, mas na vida da Igreja da Prelazia, da paróquia e das pessoas que se fizeram presentes”, resumiu o novo sacerdote. Sua primeira missa foi na comunidade São Pedro, sua comunidade de origem, às 7h30 da manhã de ontem, com a presença de Dom Santiago e Dom Frei Jesús Moraza Ruiz de Azúa, bispo emérito, e demais padres concelebrantes.
Dom Santiago pediu que todos rezem para que Thiago seja como São João Bosco, alguém que se deixe guiar por Deus, alguém que se deixe levar pelo espírito, que deixe que a obra de Deus passe por ele. “Porque é graça, é desígnio de Deus. Vamos pedir que seja um sacerdote segundo os planos de Deus, que nos envia pessoas para nos guiar e ser seu discípulo segundo uma escolha Dele e não pelos méritos. A exemplo de São Paulo, padre Thiago teve um encontro com Jesus, com o Senhor e sua resposta foi ‘eis me aqui’. E diante disso, Jesus o envia a trabalhar, a anunciar o Evangelho, a procurar o batismo e a salvação de seu povo. Convido a todos a orar por ele. Para que o Senhor lhe conceda a sua graça e para que, a exemplo, de São Paulo tenha a coragem de ir e anunciar o Evangelho, e também que o acompanhe sinais de Deus, de que está anunciando a Palavra, que não é ele, mas é instrumento do Senhor. Um apóstolo corajoso e para que possamos recolher frutos, consequência do trabalho de sua missão”, desejou o bispo prelado.
Padre Thiago fica em Canutama até a despedida do padre Osvaldo, que será no próximo dia 13. Depois segue para a Paróquia São Francisco e São Sebastião, onde vai desempenhar sua missão. Ele é nascido em Manaus, mas veio para a cidade aos seis anos. É a primeira vez que um filho da terra é ordenado sacerdote para trabalhar no território da Prelazia.