Prelazia tem 16 etnias indígenas
Só uma paróquia atende cinco aldeias
16.12.2019 - 13:53:54

Na Prelazia de Lábrea existem de 14 a 16 etnias diferentes de indígenas, algumas ainda isolados, ou, como o Conselho Indigenista Missionário classifica, ???livres???. O coordenador do conselho, Hoadson de Oliveira, que está na região há 15 anos, informou que são cerca de oito mil indígenas. ???O que se vê aqui é um verdadeiro desacato a pessoa humana. Trabalhamos em parceria com a Comissão Pastoral da Terra, órgão da CNBB (Conferência dos Bispos do Brasil), e com financiamento da igreja da Alemanha. Nossa ação não é estritamente eclesial, mas social. O apoio internacional que recebemos é justamente para isso???, acrescentou.
Hoadson lamentou o desmonte da Funai e inexistência de políticas públicas estaduais e municipais. ???O que se vê é cada vez mais o sucateamento da Funai, a nomeação de pessoas totalmente alheias à causa indígena para cargos de chefia, tanto da fundação como da Secretaria Especial de Saúde Indígena, e, a falta de programas que promovam o bem estar da população em geral. Não há saneamento básico, tratamento de água, o lixão da cidade é perto do centro urbano, o que contamina a rede de abastecimento, e os sistemas de educação e saúde não funcionam. As pessoas são desassistidas de todos os lados, tanto prefeitura como governo do estado???, desabafou.
Marcelo Viana, coordenador do Conselho Missionário Paroquial, citou que o grande desafio da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré é a falta de pessoal em vista da extensão territorial. ???Temos que caminhar muito , ir às periferias existenciais e às periferias geográficas. Estamos vivendo as Santas Missões Populares e, com isso, temos tentando fazer aflorar participação. Em três anos, fizemos muito, mas ainda há o que fazer pelos ribeirinhos, pelas cinco aldeias que estão na paróquia e pelo povo dos ramais. ?? preciso fazer os missionários chegar onde eles estão para perceber o nível do desafio. ?? preciso coragem para ser presença???, afirmou. ???Eles ainda vêem na Igreja uma esperança???, frisou, ao que padre José Nilson Santos, pároco da Nossa Senhora de Nazaré completou: ???há algo que transcende toda essa realidade, há a graça de Deus???.
Visitas
Os missionários Gilson e Bernadete Camilo da Silva, Iuri Nack Buss, André Emanuel França e Flávia Carla Nascimento têm visitado idosos e doentes pela paróquia. Acompanhados por ministros da Eucaristia das comunidades, o grupo tem ido às casas, conversado com os moradores, lido e refletido passagens do Evangelho e abençoado residências e as pessoas. Umas das comunidades, a São Lázaro, é formada essencialmente por portadores de Hanseníase. Seis residências foram visitadas ali. ????? muito bom receber cada um deles aqui, na minha casa, conversar, rezar junto. Fico muito agradecida???, dizia a viúva Iracema Pereira, de 72 anos, uma das primeiras moradoras visitadas.
O grupo passa todo esse mês em Lábrea. Na programação, mais visitas a doentes, encontro com catequistas e retiro com agentes da Pastoral do Dízimo. Na segunda-feira (16), às 7 horas, os missionários partem para uma ???mini-desobriga???, com o atendimento das comunidades de Samaúma, Jurucuá, Vila Canizo, Santa Rosa, Buraco, Cairu, Laranjeiras, Bacurau, Jucuri, Cassianã, Massari 1 e 2 e Barranco do Bosque. O retorno a Ponta Grossa está previsto para 9 de janeiro.