Quinto seminarista aceito às Ordens Sacras
Rito de Antonio Carlos dos Santos Júnior se deu em Piraí
18.07.2022 - 16:09:50

Junto às comemorações dos 144 anos da Paróquia Senhor Menino Deus, de Piraí do Sul, na sexta-feira (15), às 19 horas, foi celebrado o Rito de Admissão como candidato às Ordens Sacras do seminarista Antonio Carlos dos Santos Jr. A celebração, presidida pelo bispo Dom Sergio ArthurBraschi, ao lado dos padres Thiago Ingenchki, Roberval Mulhstedt, Rodrigo Ribas, Rafael Moreira e Sérgio Rocha, complementou a série de admissões prevista para este ano, que se iniciou em maio, quando quatro outros seminaristas foram aceitos: André Emanuel França, Jefferson Davi Sviercoski Sanchez, Gabriel Augusto Pereira Freytag e Iuri Nack Buss.
Antonio Carlos dos Santos Júnior havia testado positivo para a Covid, um dia antes da celebração, 29 de maio, e estava em isolamento. “Naqueles dias de isolamentorecordava os passos que já havia feito, desde a primeira vez que me deparei com o convite de um frei capuchinho para ser padre quando eu era coroinha; da vivência com minha comunidade de origem; de quando disse para minha mãe que eu achava que queria ser padre; de quando ingressei ao seminário diocesano; de quando deixei o seminário para aprofundar o sentido de servir a Deus; de quando retomei a formação e de toda a experiência que tenho realizado junto a Paróquia Senhor Menino Deus. Recordava especialmente a confiança que depositei no Senhor e na confiança que Ele deposita em mim. Chegar a este momento significa enlaçar mais ainda o relacionamento com Deus e com a Igreja a quem amo”, afirma o seminarista.
Segundo Antonio Carlos dos Santos Júnior, o momento é de alegria. “A Admissão à Ordem Sacra é um momento onde a resposta ao chamado de Deus se torna publicamente visível para a Igreja. Nossas comunidades rezam constantemente pelas vocações e, defato, muitos são chamados, mas os que se encorajam a seguir o caminho ministerial são poucos. Quando a comunidade que reza tem a oportunidade de, em torno ao bispo, ver alguém dando sua resposta no seu processo de discernimento vocacional, ela é motivada a continuar em oração por este que está no processo e por outros”, ressalta. “Olhando para minha história, para o meu processo de vida, sinto-me encorajado a continuar perseverante na missão de ser sacerdote para a Diocese de Ponta Grossa. Daqui em diante continuo aprofundando o mistério da vocação ‘por causa da Palavra’ que me chama. Este ano, junto comos demais seminaristas de minha turma, devemos concluir o ano pastoral e seguir com os estudos teológicos por mais dois anos para então, pela sagrada ordenação, sermos feitos ministros para a Igreja. Com os auxílios da Mãe da Divina Graça,o cuidado de nossas famílias, da proximidade dos amigos e colaboradores, seguimos doando o pouco que temos para maior louvor e honra do Senhor da vida”, enfatiza o seminarista.
AntonioCarlos dos Santos Junior tem 28 anos, é natural de Ponta Grossa e é oriundo da Paróquia do Senhor Bom Jesus, em Uvaranas. Atualmente, realiza o ano pastoraljunto à Paróquia Senhor Menino Deus, em Piraí do Sul.