Religiosos são acolhidos oficialmente
Padres e irmãs recém-chegados passaram a manhã com Dom Bruno
15.03.2025 - 23:15:11

A cada início de ano, a Diocese de Ponta Grossa promove a acolhida dos religiosos e religiosas recém-chegados. O bispo Dom Bruno Elizeu Versari e padre Joel Nalepa, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, deram boas-vindas aos padres e irmãs. A recepção oficial aconteceu neste sábado (15), no Seminário São José, das 8 às 13 horas, iniciando com a Santa Missa e se encerrando com um almoço. Dez religiosos das congregações Copiosa Redenção, Missionárias Servas do Espírito Santo, Missionários do Verbo Divino, Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, Franciscanas de Ingolstadt e Filhas da Caridade participaram.
De acordo com Dom Bruno o objetivo foi, primeiro, acolher. “Dar as boas-vindas, falar um pouco do contexto em que estamos atuando na Ação Evangelizadora na Diocese e ouvir cada um. Eles têm uma história, uma experiência de vida. Foi um momento muito enriquecedor. Ouvimos experiências de vários lugares do Brasil e também de fora. Isso enriquece a equipe. Momento de partilha, de encontro, de acolhida para este trabalho”, comentou o bispo.
Já no início da tarde, padre Mário Dwulatka, ecônomo, discorreu a respeito da estrutura administrativa e financeira da Diocese, falando da existência do Regimento Interno das Paróquias, o que assegura, segundo padre Mário, que as orientações sejam as mesmas em todo o território diocesano. “O sistema é descentralizado. Cada paróquia tem seu CNPJ e o pároco como responsável legal. Cada capela tem sua conta bancária, atrelada ao CNPJ da paróquia. Tudo o que é feito (no âmbito financeiro) precisa de duas assinaturas, a do contador e a do padre responsável. O pároco tem missão dupla: a evangelização e a gestão”, detalhou o ecônomo, que, ainda, respondeu alguns questionamentos. Padre Joel Nalepa lembrou que a acolhida é tradicionalmente realizada nos primeiros meses do ano e reúne, em média, 20 religiosos.
Participaram a irmã Gabriela e a postulante Jéssica, da Copiosa Redenção; irmã Neusa Marques, das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus; irmãs Maria Madalena Hoffmann, que está servindo na Paróquia São Sebastião, em Ortigueira, e, Gerci Lopes de Souza, Missionárias Servas do Espírito Santo; padres Bernardus Sapú e Vilson Monteiro, Missionários do Verbo Divino, responsáveis agora pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Ponta Grossa; irmã Iara Schneider, das Franciscanas de Ingolstadt, e, irmãs Odete Pereira e Francisca Maria da Silva, da Congregação Filha da Caridade. Padre Hélio Guimarães, reitor do Seminário São José e coordenador da Pastoral Vocacional, e irmã Romilda Martins, secretária da Ação Evangelizadora, também acompanharam o momento.