Retiros do EMM iniciam nesta sexta-feira
13 casais estão inscritos nesta primeira edição
27.03.2025 - 16:14:34

O primeiro dos cinco retiros promovidos pelo Encontro Matrimonial Mundial (EMM) na Diocese de Ponta Grossa em 2025 acontecerá neste final de semana, no Convento das Servas do Espírito Santo, no Bairro de Uvaranas, em Ponta Grossa. Para este final de semana, 13 casais estão inscritos. A programação vai iniciar nesta sexta-feira (28), às 19h30, e se estenderá até a tarde de domingo. Nesta edição não há sacerdotes ou religiosos inscritos.
Serão três dias de retiro. Os participantes devem levar material de higiene pessoal e roupas de cama. Qualquer dúvida pode ser tirada pelo telefone 984172627. Na sexta-feira, os casais se apresentarão, se confraternizarão em um jantar e acompanharão as primeiras palestras. No sábado, iniciam as atividades mais intensas. O retiro será conduzido por três casais: Walter e Mirian Machado, da Paróquia Nossa Senhora do Pilar; Rodrigo e Andréa Pavoski, da Paróquia Santa Rita de Cássia, e João e Railene Soares, da Paróquia São Pedro Apóstolo. A assessoria ficará por conta de frei Marcos Reinaldo Forcatto, da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, de Curitiba.
Nas palestras serão dados exemplos da vida cotidiana de um casal, mostrando como situações, adversidades, que podem ser superadas. “Para muitos, podem ser obstáculos grandes, mas, com o nosso compartilhar, os casais percebem que podem superar os desafios da vida conjugal”, comenta Adriane Nascimento Gonçalves, que, ao lado do marido, Clederson Martins Gonçalves, integra a equipe diocesana do EMM. As palestras-chaves vão acontecer no sábado e no domingo. A Santa Missa com os casais, às 16h30, encerrará a programação.
As atividades previstas neste primeiro retiro seguem o novo projeto da equipe mundial, com palestras renovadas, tendo uma roupagem mais dinâmica e inovadora, informa Adriane, citando que também mudanças diocesanas devem acontecer este ano. “Os que viveram o retiro há dois ou três anos podem fazer novamente. Há muitas coisas novas”, orienta. O retiro do Encontro Matrimonial Mundial é voltado a sacerdotes, casais, religiosos e religiosas.
“O sacerdote atende um convite individual porque vai trabalhar o relacionamento com a comunidade. Podem ir os que se sentirem tocados. O casal precisa ter um convívio de, no mínimo, dois anos (para poder ter histórias); ser casal cuja união é sacramentada, casal de nova união e todo aquele que quer trabalhar o seu relacionamento. Quanto aos religiosos, pede-se que vão em dupla porque se trabalha muito o diálogo. É bom terem um colega de congregação para ser o parceiro de diálogo. O sacerdote vai dialogar com o sacerdote, que estará palestrando no dia, e os casais, entre eles. É uma dinâmica ampla, mas segmentada, cada um em sua vocação”, explica Clederson Gonçalves.
Serão realizados outros três retiros em Ponta Grossa e um Telêmaco Borba. O próximo será nos dias 6, 7 e 8 de junho, em Ponta Grossa. Em junho, também ocorrerá o retiro em Telêmaco Borba. Ano passado, em novembro, o retiro foi semipresencial, com vários casais de outros lugares do Brasil inscritos. Ele foi transmitido do Convento das Servas do Espírito Santo. Quatro casais da Diocese participaram e outros dois ficaram na equipe de apoio. “Não devemos repetir o retiro nesse sistema porque não surtiu o efeito que esperávamos. No presencial, podemos acompanhar melhor os casais. O retiro à distância é para lugares distantes, onde não existem sacerdotes e onde não tem casais servidores”, justifica Adriane. O último retiro presencial aconteceu em setembro.