Reunião do clero tratou de temas importantes
Protagonismo juvenil e o ministério do catequista entre os destaques
17.03.2023 - 01:19:39

Muitos foram os assuntos da reunião geral do clero desta quinta-feira (16). Padre Rodrigo Ribas, assessor diocesano da Pastoral da Comunicação, falou aos padres sobre o novo site da Diocese e a necessidade da atualização dos dados dos sacerdotes e a assinatura de autorização do uso de imagem e das informações, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados. Uma folha foi entregue aos padres para que fosse preenchida, assinada e entregue ao final da reunião.
O coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, padre Joel Nalepa, descreveu o passo a passo das comemorações dos jubileus do bispo Dom Sergio Arthur Braschi, entre o que, a Assembleia de Revisão e Celebrativa, prevista para julho, que, segundo o padre, deverá envolver as lideranças das 630 comunidades da Diocese. Falando em nome do padre Kleber Pacheco, assessor do Setor Juventude, que estava em São Paulo em um encontro nacional, padre Joel informou as datas disponíveis para a realização dos encontros paroquiais da juventude e colocou o Setor à disposição das paróquias. Foram chamados os padres Rafael Moreira (Paróquia Menino Jesus, de Reserva) e Janescleo Guimarães Souza (Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Teixeira Soares) para contar sobre experiências ligadas ao protagonismo juvenil, acolhida e participação dos jovens.
Padre Rafael relatou a carência sentida pela juventude da paróquia quanto a ações relacionadas ao meio juvenil, contando que existem dois grandes grupos de jovens, que promovem encontros com entre 60 e 100 jovens, a partir dos quais têm surgido lideranças e os motivado a ajudar, a mudar as realidades. “Eu participo estando com eles, ouvindo, celebrando com eles a missa no encerramento”, citou. Para o padre Janescleo, os avanços observados junto aos jovens é fruto de sementes semeadas por padres que passaram pela paróquia. “Hoje, temos oito grupos de jovens. O da matriz tem de 50 a 60 jovens e realiza dois encontros por mês. Rezam pela juventude, promovem luaus, organizam torneio de futebol, show de talentos, retiros para catequizandos e nos ajudam no Projeto Quem tem fome tem pressa, que, leva às casas das pessoas não só o pão, mas o anúncio de Jesus”, explicou o pároco.
Agora substituindo padre Alvaro Nortok, coordenador da Comissão Diocesana de Liturgia e Canto Pastoral, padre Joel Nalepa informou sobre a realização da Escola de Aperfeiçoamento Litúrgico Bento XVI, que ocorre no formato online de 13 de abril a 25 de maio, das 19h30 às 21 horas. Para as paróquias do Setor 7 os encontros serão presenciais, na Paróquia São Miguel, de Irati, mediante o investimento de R$ 70. A Escola abordará temas como Bíblia/noção básica da Palavra de Deus, Liturgia, uso correto da voz, oratória e retórica, uso do microfone, gestos e símbolos, espiritualidade e eclesiologia. A Comissão também promove, em 15 e 16 de julho, o Encontro Diocesano de Música Litúrgica, no Centro de Espiritualidade Passionista.
A Diocese de Ponta Grossa sediará a Romaria da Terra do Paraná, em 20 de agosto, na Paróquia São Sebastião, em Ortigueira. A promoção é do Regional Sul 2 que quer oportunizar um dia de reflexão a respeito do tema da Campanha da Fraternidade – Fraternidade e Fome – em especial quanto a importância de valorizar a agricultura familiar e combater o êxodo rural verificado na região em função da ação de grandes indústrias. “É preciso valorizar os que estão nessas pequenas propriedades, sem apoio, e que são, igualmente, pessoas de fé”, defendeu padre Joel. Padre Mário Valcamonica, pároco da Paróquia São Sebastião, pediu o apoio da Diocese e citou que já solicitou ajuda das prefeituras de Ortigueira, Reserva e Imbaú, encaminhando também pedido para que a programação aconteça em locais públicos, deixando claro que se trata de um evento civil e não religioso. “A Romaria da Terra nunca aconteceu na Diocese. Creio que deveríamos nos abrir a novas realidades. Peço que as paróquias próximas incentivem a participação. É algo mais amplo. Considero importante trazer à luz do Evangelho uma questão tão séria. Eu mesmo estarei lá. Vou mudar minha agenda de crismas para poder ir”, adiantou Dom Sergio.
Abordando o Ano Vocacional, padre Martinho Hartmann, coordenador diocesano da Pastoral Presbiteral e do Serviço de Animação Vocacional, solicitou que os padres trabalhem, fomentem e incentivem a formação das equipes vocacionais nas paróquias. Padre Martinho informou as datas das formações para integrantes das equipes, calendário que iniciará em 7 de maio, em Telêmaco Borba e Imbaú, e seguirá até 22 de outubro. Previstos ainda encontros vocacionais dias 25 e 26 de março, em Irati, para jovens de 13 a 16 anos, e 1º e 2 de abril, em Carambeí, para os que estão no terceiro ano ou já tenham o Ensino Médio concluído. Nos Setores, ocorrerão pré-congresso das zeladoras de capelinhas, dia 16 de abril, das 14 às 17 horas, com o Congresso Diocesano das Zeladoras marcado para 10 de setembro, na Paróquia São Sebastião, em Ponta Grossa.
Flávia Carla Nascimento, coordenadora diocesana da Pastoral de Animação Bíblico-Catequética, detalhou o processo de preparação diocesana para a instituição do ministério do catequista, fazendo questão de destacar que é preciso não ter pressa “para fazer bem feito. Vamos caminhar em unidade com o Regional (Sul 2) e precisamos lembrar que, uma vez instituído, o ministério é para sempre”, ressaltou. Padre Wagner Oliveira da Silva, pároco da mais nova paróquia da Diocese, a São João Paulo II, citou que dos 50 catequistas da paróquia, 40 são novos. “Esses cinco anos são importantes. Não basta ter experiência, mas precisa ter formação. Lembro que a primeira função do pároco é organizar a catequese. É preciso caminhar aos poucos, respeitar o caminho, o bispo...porque quem não conhece de dentro pode acabar falando de forma injusta. Vamos também acalmar o povo, que está ansioso”, sugeriu o pároco.
Dom Sergio aproveitou para agradecer e elogiar a performance de Flávia na Assembleia dos Bispos do Regional Sul 2, na última terça-feira (14), em Umuarama. “Ela explicou sobre a instituição do ministério do catequista aos bispos, em uma apresentação até mais detalhada do que essa que fez aqui hoje. Foi muito bem. Agradeço muito a você que tão bem representou a nossa Diocese”, frisou o bispo. No final da reunião, o bispo foi homenageado. Dom Sergio teve sua trajetória lida pela secretária da Paróquia Cristo Rei, Denise Januário Mendes, e recebeu um presente das mãos de padre Clóvis Marques da Silva Oliveira, pároco da Paróquia Menino Jesus, de Guamiranga, em nome de todo o Setor 6.