Seminário discute valor da comunicação
Congregação quer aliar evangelização e mídia
31.07.2019 - 23:13:44

Pela primeira vez, a Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo debate ???comunicação???. Um seminário pioneiro abordou o tema na Província Brasil-Sul, entre 26 a 28 de julho, reunindo cerca de 30 consagradas, em Ponta Grossa. A fundamentação bíblica da comunicação, a comunicação na espiritualidade, missão e identidade da congregação; cibersegurança, e o uso das redes sociais na divulgação do carisma foram alguns dos tópicos trabalhados, detalhados em palestras, com a ajuda de aulas no laboratório de informática do Colégio Santana.
A congregação, fundada pelo padre Arnaldo Jansen, chegou a Ponta Grossa há 114 anos e é responsável pela administração do Colégio Santana. A provincial, irmã Ilca Maria Henges, lembra que esses momentos são de suma importância. ???Precisamos de um contínuo renovar, nos atualizar, nos informar para melhor poder evangelizar???. Irmã Zélia Cordeiro, uma das responsáveis pela organização do seminário, conta que o evento ocorreu em resposta a uma provocação do Conselho Geral. ???Está se organizando a comunicação a nível congregacional. Fiquei muito contente com a participação das irmãs, que prepararam elas próprias as palestras. Foi um compartilhar, um voltar as nossas fontes, o carisma do nosso fundador, que já tinha essa preocupação e incentivava para a comunicação, tinha isso muito forte???, ressalta.
Irmã Aurélia Prihodova, que apresentou o Manual Comunicação e Tecnologia, participou do primeiro seminário internacional das Servas, em outubro de 2018, em Roma. ???Foram 45 religiosas, de cinco continentes, de toda a missão. Lá, assumimos o compromisso de multiplicar a (área) comunicação nas províncias, nas regiões. Tenho o sonho de organizar melhor a comunicação dentro da Província, junto com a comunidade; montar em rede e com a rede???, adianta. ???Precisamos estar por dentro e nos atualizando cada vez mais porque temos o desafio de lidar com tudo isso e com a juventude???, justifica a irmã Maria de Lourdes Pinto.
