Seminaristas visitaram quase todas as famílias de Guamiranga
Semana Missionária aconteceu pela primeira vez na paróquia
19.02.2025 - 11:58:41

Todos os anos, no início do período letivo, os seminaristas diocesanos fazem uma experiência vocacional missionária para conhecer as comunidades da Diocese de Ponta Grossa e o ambiente de uma paróquia. Em 2025, a paróquia escolhida foi a Menino Jesus, de Guamiranga, que completa, em março, 44 anos de fundação e nunca havia recebido os seminaristas, já que sempre teve os cuidados pastorais de uma congregação religiosa. 16 seminaristas estiveram em missão junto aos fiéis da Matriz e das 11 capelas, dos dias 9 a 16 deste mês.
O envio dos seminaristas aconteceu em uma celebração presidida pelo bispo emérito Dom Sergio Arthur Braschi e concelebrada pelo pároco, padre Nelson Bueno da Silva, o primeiro sacerdote diocesano a responder pela paróquia. Um dos motivos de a semana vocacional missionária ter acontecido em Guamiranga é a comemoração dos 25 anos de vida ministerial do pároco, festejados em 2 de julho. “Fomos muito bem acolhidos pelo padre Nelson e integrantes dos conselhos das comunidades. As pessoas se mobilizaram para ajudar os seminaristas nas visitas. Tudo bem organizado de maneira que, durante a semana, mesmo com o forte calor, os seminaristas conseguiram visitar todas as famílias que participam da comunidade e aqueles que não estavam mais participando. Até mesmo famílias não católicas foram visitadas, tanto na cidade e na comunidade de Boa Vista, que são as maiores, quanto nas outras localidades”, contou padre Hélio Guimarães, reitor do Seminário São José.
De acordo com padre Hélio, à noite, sempre havia uma celebração. “Na segunda-feira, houve a celebração das luzes, na terça, a leitura orante da Palavra de Deus, na quarta, novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a Nossa Senhora das Graças, de quem o povo da paróquia é muito devoto...na quinta-feira, adoração ao Santíssimo e, na sexta-feira, um momento com as famílias. Todas as comunidades tiveram a oportunidade de ter celebradas a Santa Missa. Eu, padre Nelson e padre Jaime Rossa celebramos. Tivemos ajuda de padre Osvaldo Pinheiro, padre José Nilson Santos e padre Marcelo Rodrigues do Carmo, que celebraram e também atenderam confissões e visitaram aos enfermos e aos idosos que não podem ir à igreja”, detalhou o padre-reitor.
Conforme padre Hélio, a semana é uma oportunidade de vivenciar mais de perto a experiência do Jesus Cristo bom pastor, aquele que está no meio de seu rebanho. “Durante esses dias, os seminaristas estiveram em todas as 11 comunidades da paróquia, fazendo celebrações, à noite, e fazendo a visita e bênção das casas. Eles escutaram as pessoas, rezaram com elas e deixaram ali um testemunho vocacional. A semana vocacional missionária ajuda a fortalecer a vocação do seminarista em seu caminho de formação presbiteral e ajuda também a fomentar, nas comunidades, vocações para a Igreja, para que as crianças, os jovens e os adolescentes que tenham em seu coração o desejo de seguir o caminho vocacional sejam motivados, e, é claro, também gerar nas famílias atitudes vocacionais, para que as pessoas rezem mais pelas vocações e pensem, de alguma maneira, como estão vivendo a sua vocação ou promovendo as vocações”, argumentou.
A missão recebeu o auxílio ainda dos seminaristas Jefferson Sanchez e Iuri Nack Buss, que já concluíram a formação da etapa da Teologia e estão concluindo a etapa da Configuração. Segundo o pároco, padre Nelson Bueno, 99% das famílias de Guamiranga receberam as visitas.
Impressões
“Vocês foram um grande presente, um grande dom de Deus para os seminaristas, assim como eles foram para vocês, para a nossa paróquia. A matriz e as capelas têm um rosto, que é o rosto de vocês. Estamos animados para iniciar já outras atividades, pensando em outras ações, seguindo os passos de Jesus, que também não parava, passava por muitas regiões. Agradeço a presença dos bispos. Dom Bruno (Elizeu Versari) e Dom Sergio. Padres Marcelo, Jaime, Hélio, Osvaldo e Nilson pelo amparo e pelo apoio. Agradeço a todos os que abriram as portas e aos guias que acompanharam os seminaristas”, dizia o padre Nelson Bueno, na missa de encerramento, no último domingo. O sacerdote completou um ano na administração da paróquia, na segunda-feira (17). “É uma responsabilidade. Faço o que pode e faço com muito amor”.
“Na comunidade Nossa Senhora das Graças, no Bairro do Barreiro, consegui viver uma semana repleta de alegrias e de muitas graças. Realizar o anúncio da Palavra de Deus nas casas, viver o contato com as famílias e ouvir as experiências e o testemunho de vida, que, muitas vezes, carregavam a dor, o luto, a angústia, porém, situações que não impediam de ver e relatar a presença de Deus nas situações da vivência familiar, pois, sempre diziam que em família e com a graça de Deus tudo dava certo. Diante dessa experiência consegui perceber, na prática, como a fé e a esperança são importantes na caminhada vocacional. Muitas vezes, é difícil visualizar o lado bom, mas é necessário. Essa experiência de semana missionária vocacional fez com que o meu coração exultasse de alegria, pois a vivência com o povo me deixou mais alegre e disposto em doar a minha vida em favor dos irmãos, por amor a Cristo”, testemunhava o seminarista do segundo ano da Configuração, Alleziandro José de Paulo.