Teatro da Paixão de Cristo teve primeiro ensaio
Em Castro, o espetáculo será apresentado no dia 18 de abril
24.02.2025 - 23:36:03

Atores amadores mirins, jovens e adultos de todas as idades participaram no sábado (22), às 20 horas, no salão térreo da Paróquia de São Judas Tadeu, em Castro, do primeiro encontro para definir personagens, funções, figurino e outros detalhes que vão compor a encenação da Paixão de Cristo, espetáculo cultural/religioso apresentado anualmente em Castro, na Sexta-feira Santa, a partir das 19 horas, no ginásio de esportes Padre José Pagnacco.
"Convidamos a todos que tem interesse em fazer parte deste lindo trabalho, para que se juntem a nós", destaca Rodrigo Walter, integrante do grupo organizador do evento, ele que, em 2023, dividiu no palco, o papel de Jesus com Israel dos Santos e Paulo Iank Neto, que, naquele ano, completava três décadas de apresentação.
Este ano, o espetáculo atinge a sua trigésima segunda edição. Promovida pelo grupo Jovens Unidos da Santa Cruz (JUSC), toda a dramatização teve início em 1993 e foi apresentada pela primeira vez na quadra esportiva que existia anexa à igreja São Judas Tadeu, na Vila Santa Cruz. Posteriormente, a quadra foi demolida para dar lugar a construção da nova igreja matriz. Hoje, a construção se encontra praticamente concluída na sua parte estrutural. Faltam apenas detalhes no seu interior, como o término da capela do Santíssimo, altar, cruz central, capela do batismo, credência, sistema de incêndio, entre outros...
Nova estrutura
Nos anos que se seguiram, a Paixão de Cristo recebeu novos quadros, aumento no número de integrantes, novos cenários e figurinos. Desde então, a encenação foi apresentada no Teatro Bento Mossurunga, Estádio do Caramuru, e, atualmente toda a trama acontece no interior do Ginásio de Esportes Padre José Pagnacco, na vila Santa Cruz, e reúne um público de mais de três mil pessoas.
O grupo JUSC é hoje reconhecido em todas as esferas. Já recebeu votos de congratulações por parte da Câmara Municipal de Vereadores, através de proposição do ex-parlamentar Augusto Beck, autor também da indicação para que a Paixão de Cristo fosse incluída no calendário oficial do Turismo de Castro. A encenação faz parte da programação local da Semana Santa.
Além do aspecto religioso e cultural, o evento também proporciona a oportunidade para que a comunidade promova gestos de solidariedade. Para assistir ao evento, não existe cobrança de ingressos. O público é motivado a levar, de forma espontânea, um quilo de alimento não perecível, que será destinado a entidades assistenciais do município. No ano passado, foram arrecadadas mais de 400 toneladas de alimentos.
Elenco amador
O elenco conta com mais de 150 integrantes. Para fazer parte do espetáculo é necessária a participação nos ensaios pré-determinados. Além dos atores amadores e figurantes, a peça teatral tem o apoio de dezenas de voluntários, que se revezam na troca dos cenários e, nos bastidores, na troca de figurinos. O espetáculo envolve as quatro paróquias da cidade – Senhora SantAna, Nossa Senhora do Rosário, Perpétuo Socorro e São Judas Tadeu - através de suas pastorais e ministério da Catequese.
Toda a trama da condenação, crucificação, morte e ressurreição é retratada em riquíssimos detalhes e, por diversas vezes, leva o público às lágrimas. A encenação tem duração de duas horas, em uma única apresentação. O projeto tem o apoio de empresas parceiras e das secretarias do Esporte e Juventude, Cultura, Indústria, Comércio e Turismo de Castro.