Tradicional bênção dos veículos será nesta sexta
Freis atenderão motoristas das 6h30 às 21 horas
13.01.2022 - 16:57:09

Em uma tradição que já dura 23 anos, osfreis capuchinhos da Paróquia Imaculada Conceição, a Igrejinha de Uvaranas,realizam nesta sexta-feira (14), a bênção dos veículos. 26 religiosos estarãona frente da igreja das 6h30 às 21 horas, abençoando automóveis, caminhões,motocicletas, bicicletas, carroças e, para quem quiser, atendendo dentro da Matriz,pessoas, que estiverem a pé. “A bênção é uma atitude de humildade, dereconhecer a grandeza de Deus e de que queremos pedir a Sua presença em nossavida”, destaca frei Alessandro Mário Farinasso, responsável pelo Serviço de Animação Vocacional da Província e responsável pela benção dos veículos, lembrando que os freis são apenas instrumentos da bênção.
Este ano, lembra frei Alessandro, a ação contará com mais religiosos do ano passado. Enquanto em2021 foram 20, este ano serão 30 os freis envolvidos: 26 diretamente na bênção,dois na coordenação e dois no atendimento dentro da igreja, além de 54voluntários e de integrantes da Autarquia Municipal de Trânsito, que darão suportelogístico, demarcando as faixas e organizando o trânsito. Os religiosos virãode Curitiba, São Lourenço do Oeste (SC), Joinville (SC), Almirante Tamandaré ede outras paróquias de Ponta Grossa. “Que as pessoas aproveitem para receber abênção nesse início do ano e possam ir com o desejo de estar ali, possam ir comtranquilidade,pedindo que o ano seja de muita bênção, de muita paz e que as pessoasbusquem essa prosperidade, sempre alicerçado na fé e na presença de Deus”, reforça o frei.
Frei Alessandrolembra que a bênção dos veículos é uma tradição quase centenária, citando que,em Curitiba, a bênção acontece na primeira sexta-feira do ano e já ocorre há 70 anos. “É uma alegria para os freis prestar esse serviço. Este ano, iniciaremosàs seis e meia da manhã e a previsão é ir até às nove horas da noite. Muitos vãoporque estão indo para o trabalho e aproveitam, mas a grande maioria passa coma família, inclusive, muitas vezes, leva o cão e o gato. É muito bonito de ver”, acrescenta frei Alessandro.
Para quem vem pela Avenida Bispo Dom Geraldo Pellanda, no sentido bairro-centro, a orientação éque siga até o semáforo, gire a esquerda e entre já em uma das filas. Os quevêm do centro para o bairro devem escolher uma das duas faixas da Avenida CarlosCavalcanti e aguardar. É solicitado que as pessoas venham e permaneçam o tempotodo de máscara. Os freis estarão também usando máscara e se utilizando de álcoolem gel para a higienização das mãos. No ano passado, cerca de dez mil veículospassaram em frente à paróquia para receber a bênção.