Trapiche Beira Mar: pobreza no centro
Grupo tenta criar comunidade de fé
30.12.2019 - 15:37:00

Na região central de Lábrea, a aproximadamente 300 metros da Catedral Nossa Senhora de Nazaré, fica o Trapiche Beira Mar, um conjunto de pequenas casas de madeira habitado por indígenas e famílias que vêm das regiões ribeirinhas. Não se sabe ao certo desde quando existe, nem quantas pessoas moram ali, mas se calcula que perto de 400 famílias ocupem o espaço que pertence à Marinha por estar às margens do Rio Purus. Não há saneamento básico, água tratada ou coleta de lixo. A rede elétrica é um emaranhado de fios que quase toca a cabeça de quem passa pela ponte de madeira que dá acesso aos casebres.
Há um ano, a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré trabalha com os moradores para tentar formar uma comunidade de fé. Funcionam na região a Pastoral da Criança, Infância e Adolescência Missionária e Círculo Bíblico. Missas são celebradas uma vez por mês na casa de Francisca e Eliakim Souza, e, de Maria Teresinha Alves e Francisco Martins da Silva. ???Há celebrações nos chamados ???tempos fortes???: Campanha da Fraternidade, Terço Mariano, em maio, novenas missionárias, tríduo do Sínodo da Amazônia???, detalhou o coordenador do Conselho Missionário Paroquial, Marcelo Viana.
A ideia é criar um conselho e um centro comunitário para oração e o desenvolvimento de ações educativas. Uma rifa está sendo feita para a obtenção de recursos. Na época das cheias do rio, a região fica totalmente alagada. ?????s vezes, a Infância Missionária faz um trabalho de conscientização sobre a importância da coleta de lixo e promove mutirão de limpeza, tentando envolver os moradores, mas com pouco êxito. Eles deveriam juntar seus lixos e deixar nas lixeiras, mas poucos têm essa consciência???, cita Viana.
O incentivar da comunidade nasceu com o irmão Marista Nilvo Favreto. Atualmente, integram ainda o projeto a secretária paroquial e missionária, Raimunda Maciel, a Verilda, e Keila Andrade Rodrigues, coordenadora da Pastoral da Criança. Os missionários Flávia Carla Nascimento, Gilson e Bernadete Camilo da Silva, Iuri Buss e André França conheceram o lugar, neste sábado.