Últimas horas para inscrição em formação de Liturgia
Encontro é voltado para leitores, comentaristas e coordenadores
17.07.2024 - 15:34:26

Eram 150 os inscritos até ontem (16) no Encontro Diocesano de Liturgia que acontecerá no próximo dia 21, das 8 às 17 horas, na Capela Nossa Senhora das Graças, no Bairro Boa Vista, em Ponta Grossa. O assessor será padre Alisson Marlon de Moura, coordenador de Liturgia da Diocese de União de Vitória. As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira, pelo link
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf18gemt-i85jXNjT7rHZb8zi2UYgVonvTfIOq68gu61W9T5g/viewform?usp=sf_link O investimento é de R$ 50.
A formação é voltada para os coordenadores e integrantes das equipes de Liturgia. Os inscritos receberão os materiais e alimentação. A expectativa é reunir cerca de 300 participantes. De acordo com o assessor da Comissão Diocesana de Liturgia e Canto Pastoral, Alvaro Luiz Nortok, o encontro vai abordar temas muito importantes do novo Missal Romano. “Especialmente, a mistagogia do Missal Romano. Para onde esse livro litúrgico, que é usado em todas as celebrações, nos conduz. A mistagogia é isso: algo que nos conduz para o mistério. O estudo e a compreensão da estrutura do Missal Romano, as suas orações, as orações eucarísticas, os textos, alguns que foram reelaborados, a partir dessa terceira edição típica, necessitam de um aprofundamento e, às vezes, em nossas paróquias, nos acostumamos e começamos a fazer automaticamente as coisas: as mesmas respostas, as mesmas orações eucarísticas e a Santa Missa, fonte de espiritualidade para nós, acaba se tornando um momento que eu vou somente para cumprir um preceito”, justifica padre Alvaro.
Segundo o assessor, a Comissão de Liturgia se preocupa para que esse momento de Eucaristia, de confiança em Deus, de presença viva de Jesus, seja uma oportunidade para aumentar a nossa fé. “Especialmente, também produzir em nós um sentimento espiritual muito maior a cada dia, na vida de Igreja, na vida missionária, na vida de cada batizado e na vocação de cada um. Por isso é tão importante as formações: a formação litúrgica anual, seja das equipes de leitores, comentaristas, seja dos nossos cantores, porque todos nós fazemos parte de um único mistério. O presidente da celebração, as equipes que ajudam na ornamentação, tudo faz parte desse grande mistério”, enfatiza padre Alvaro Nortok.
A Capela Nossa Senhora das Graças, que pertence à Paróquia Nossa Senhora Medianeira, fica na Rua João Kubisnki, 255, na Boa Vista.