Via Sacra relembra o calvário de Jesus
Luminoso ou encenado, momento leva à reflexão
30.03.2024 - 13:13:08

A Via Crúcis, ou Via Sacra, é considerada pela Igreja uma tradição de valoroso exercício de piedade. Um exercício em que os fiéis percorrem mentalmente o caminho de Jesus Cristo, do Pretório de Pilatos até o monte Calvário. Esse exercício muito antigo, que remonta os primeiros séculos da Igreja Católica, tomou forma com o tempo, até a Via-Sacra, como conhecemos em nossos dias.
Na Quaresma, em especial na Semana Santa, as Vias Sacras se repetem em todas as comunidades, como forma também de penitência e reforço de oração e reflexão sobre o sacrifício de Jesus. E na Sexta-Feira, ela costuma ganhar contornos que a tornam ainda mais tocante. Em Irati, pela primeira vez, integrantes do ministério jovem da Renovação Carismática Católica encenaram a Via Sacra, em conjunto com a comunidade da Paróquia São João Batista. Ela se iniciou às 9 horas e atraiu perto de 200 pessoas. A encenação foi realizada pelo Grupo de Oração Jovem Nossa Senhora de Pietá, que conta com 16 jovens, dos quais sete fazem parte da paróquia.
Os casais do Encontro Matrimonial Mundial realizam há dois anos a Via Sacra Luminosa, pelas vielas e pequenas capelas do Instituto São João XXIII. Este ano, o momento reuniu mais de cem pessoas. “Foram casais do EMM da capela e da região. Foi muito emocionante. Esperamos no outro ano chamar ainda mais gente, pois o Instituto é um lugar abençoado e que, desde o início, tem estado junto com o Encontro Matrimonial Mundial. A via sacra ali, naquele lugar, nos leva a uma profunda reflexão”, destaca Adriane Cristina do Nascimento Gonçalves, da coordenação diocesana do EMM. Antes do início da Via Sacra, em frente à Capela Santa Margarida, cada um é chamado a colocar, simbolicamente, ‘os pecados’ na cruz de Jesus. A partir de então, segue rezando e pedindo para que o Cristo o livre de suas misérias.
Na Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro a comunidade se organizou para fazer uma Via Sacra, passando pelas três capelas urbanas. Os fiéis saíram da Matriz, as 6 horas, passaram pela Capela Nossa Senhora Aparecida, no Ouro Verde, foram até o Jardim Cerejeira, Capela Santos Arcanjos, e, dali seguiram ao Núcleo Santa Tereza, no Bairro Colônia Dona Luíza, à Capela Santa Tereza. Mais de 100 pessoas rezaram juntas, acompanhadas pelo seminarista Ivonei Samborsk e pela coordenadora do Conselho Pastoral Paroquial, Luciana Machado. “É a primeira que acontece com a comunidade se organizando. Ano passado, tivemos um pequeno grupo de voluntários fazendo esse momento, mas com esse envolvimento”, conta o pároco, padre Edvino Sicuro.
Na Paróquia São José/Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a Via Sacra foi realizada em todas as sextas-feiras da Quaresma, às 6 horas. Muita gente se reuniu em oração nesses dias. Dias propícios para reflexão, revisão de vida e conversão.