Padre José Bacheladenski
Endereço
Rui Barbosa 715
Ivaí - Centro
Contato
(42) 3247-1218
paroquia_cristoreiivai@hotmail.com
Facebook
A Paróquia Cristo Rei de Ivaí até o ano de 1921 era atendida pelos padres vicentinos da cidade de Prudentópolis. No dia 05 de outubro de 1921, D. João Francisco Braga, bispo de Curitiba, vai a Prudentópolis e acompanhado do Pe. Lodovico Branny, visitaram as comunidades a cavalo. Passam por Hervalzinho, Apucarana, Terezina, Saltinho, Imbuia e São Roque, realizando batismos, confissões e missas.
Na noite de 18 de outubro, chegaram à sede do curato (Ivaí), onde a população os esperava e os acolheram em festiva procissão. Como a capela era pequena, foi celebrada a missa campal e foi feita a benção da capela e do respectivo sino.
Permaneceram em Ivaí até a manhã do dia 22 e em seguida retornaram a Prudentópolis e nesta ocasião o Bispo determinou que Ivaí seja Eurati, isto é, Paróquia, e nomeia o primeiro Pároco, o Padre Francisco Komander, que atenderia as seguintes comunidades: Ivaí, São Roque, Imbuia, Saltinho, Terezina, Hervalzinho, Ligação, Herval, Areião, Cândido de Abreu, Pedrão e Fundão.
A primeira visita Pastoral se dá após 12 anos, em 1933 pelo Bispo D. Antonio, vindo de Curitiba.
Na Paróquia já trabalharam 24 padres e atualmente trabalha o Pe. José Bacheladenski (2009).
Hoje (2006) a Paróquia é composta por 25 Comunidades
Ivaí – 12.178 habitantes – a maioria descendente de poloneses e ucraínos, sendo assim predominada a religião católica.
O Trabalho Pastoral tem como destaque
- Catequese;
- Conselho Pastoral de comunidade e CPP;
- Pequenos Grupos;
- Pastoral da criança;
- Pastoral familiar;
- RCC , Apostolado da Oração e Capelinhas;
Datas Importantes
Festa do Padroeiro Cristo Rei, final de Novembro.
Assembléia Paroquial no mês de Novembro de cada ano.
Celebrações
São realizadas Celebrações na Matriz e Comunidades durante a semana e no final de semana.
Párocos
1º. Pároco: Atual: Pe. José Bacheladenski, CM. - 2009 até
ORAÇÃO
Senhor Jesus Cristo, eu, pecador, não presumindo dos meus próprios méritos, mas confiando na vossa bondade e misericórdia, temo entretanto e hesito em aproximar-me da mesa do vosso doce convívio. Pois meu corpo e meu coração estão manchados por muitas faltas, e não guardei com cuidado o meu espírito e a minha língua. Por isso, ó bondade divina e temível majestade, na minha miséria recorro a Vós, fonte de misericórdia; corro para junto de Vós a fim de ser curado, refugio-me na vossa proteção, anseio ter como Salvador Aquele que não posso suportar como Juiz. Senhor, eu Vos mostro as minhas chagas e Vos revelo a minha vergonha. Sei que os meus pecados são muitos e grandes, e temo por causa deles, mas espero na vossa infinita misericórdia. Olhai-me, pois, com os vossos olhos misericordiosos, Senhor Jesus Cristo, Rei eterno, Deus e homem, crucificado por causa do homem. Escutai-me, pois espero em Vós; tende piedade de mim, cheio de misérias e pecados, Vós que jamais deixareis de ser para nós fonte de compaixão. Salve, Vítima salvadora, oferecida no patíbulo da Cruz por mim e por todos os homens. Salve, nobre e precioso Sangue, que brotas das chagas do meu Senhor Jesus Cristo crucificado e lavas os pecados do mundo inteiro. Lembrai-Vos, Senhor, da vossa criatura resgatada por vosso Sangue. Arrependo-me de ter pecado, desejo reparar o que fiz. Livrai-me, ó Pai clementíssimo, de todas as minhas iniqüidades e pecados, para que, inteiramente purificado, mereça participar dos Santos Mistérios. E concedei que o vosso Corpo e o vosso Sangue, que eu, embora indigno, me preparo para receber, sejam perdão para os meus pecados e completa purificação de minhas faltas. Que eles afastem de mim os maus pensamentos e despertem os bons sentimentos; tornem eficazes as obras que Vos agradam, e protejam meu corpo e minha alma contra as ciladas dos meus inimigos.
Amém.
Copyright © Diocese de Ponta Grossa 2023. Direitos reservados.
Navegando você está de acordo com a nossa política de privacidade.