MATRIZ
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
Pároco:

Padre Primo Aparecido Hipólito


Vigário Paroquial:

Padre Antônio Carlos de Melo

Padre Gelson Luiz Mirkuzska


Horários de Missa
  • Terça-feira 7 h e 19h
  • Quarta-feira 7 h, 15h e 19h
  • Quinta-feira 7 h e 19h30min
  • Sexta-feira 7 h e 19h
  • Sábado 19 H E 30 MIN
  • Domingo 8 h30 min e 19h30min

Endereço
Av. Pres. Kennedy, 1
Telêmaco Borba - Centro


Contato
(42) 3272-1028/ (42) 32721026/ (42) 991297936
pnsftb@gmail.com
Site
Facebook
Instagram

Histórico

   O objetivo principal da criação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, foi o fato de que no ano de 1941 a Indústria Klabin começou a construir sua fábrica, que sem dúvida nenhuma provocou a necessidade de se criar uma nova Paróquia. 

Até aquele momento a Fazenda Monte Alegre, tinham residentes esparsos ocupados em criar gado em pequena escala. Estas pessoas eram atendidas no campo espiritual pela visita regular dos Padres de Tibagi. 

Foi estabelecido que cada semana sábado e domingo um Padre se deslocava de Tibagi para Celebrar uma Missa em Lagoa outra em Harmonia, enquanto que uma vez por mês, um segundo Padre vinha visitar Mauá pelo domingo. 

Isso se tornou difícil para a comunidade de Tibagi, devido ao número de viagens que deveriam ser feitas, além da própria dificuldade de locomoção motivada pela distância e pelo péssimo estado das estradas. 

Para suprir estas dificuldades houve necessidade de pensar na criação de uma nova Paróquia, pois Monte Alegre, não poderia ficar dependente de Tibagi, considerando também o aumento populacional. 

  No dia 30 de Janeiro de 1960, foi recebido um decreto apresentado pelo Pároco de Harmonia, depois de ouvido o Pároco de Tibagi, considerando as circunstâncias especiais do lugar, depois de ter constituído e formado o povoado assim denominado Cidade Nova, nas margens do Rio Tibagi e nas proximidades da sede Paroquial de Harmonia, usando de nossa jurisdição ordinária, havendo por bem, pelo presente decreto desmembrar da Paróquia de Harmonia: 

    “Considerando, outrossim, a formação, aumento e importância da “Cidade Nova”, a pequena distância em que se encontra de Harmonia, atendendo a nova residência dos Padres do SSMO Redentor na mesma Cidade Nova e á supressão da antiga residência em Harmonia, havemos por bem transferir a sede paroquial de Harmonia para Cidade Nova. Elevamos portanto, a Igreja de Nossa Senhora de Fátima de Cidade Nova à dignidade de Igreja Paroquial e lhe concedemos o direito de Matriz, com pleno direito para ter o Sacrário, em que se conserve o Sacramento da Eucaristia e com o necessário ornato e decência e com lâmpada acesa de dia e de noite, bem como o direito para ali estabelecer-se Batistério e Pia Batismal, para ter o Arquivo Paróquia, que deve ser transferido de Harmonia e todos os demais direito, honras e distinção de uma Igreja Paroquial”. 

   Os primeiros Padres que vieram trabalhar na nova Paróquia foram: John Lynch e Bernard Loncker.  

   A primeira missa na Cidade Nova foi celebrada no bar e restaurante do Júlio Costa, com presença de 200 pessoas. 

Atendendo, porém, que boa parte dos fiéis de Harmonia os quais estão habituados a ter ali a matriz, os padres da Paróquia continuarão a dar aos fiéis de Harmonia tal assistência religiosa que não sintam a transferência e, portanto, a supressão da Matriz, podendo mesmo haver nela, nas condições devidas a conservação do SSMO Sacramento. 

   O decreto foi lido num domingo durante a Missa paroquial, tanto na nova Matriz de Nossa Senhora de Fátima de Cidade Nova, como na Matriz Nossa Senhora dos Remédios de Tibagi, devendo em seguida ser transcrito no livro Tombo de ambas as Paróquias, bem como no livro competente de nossa Cúria Episcopal em Ponta Grossa aos 29 de Janeiro de 1960. 

No dia 13 de Janeiro atendendo ao Padre Raymundo Tomé MacCarthy, Pároco da freguesia de Cidade Nova, a Cúria Diocesana concedeu-lhe a autorização para que possa abrir e rubricar um livro com a respectiva duplicata destinada aos registros dos batizados realizados em Cidade Nova, bem como lavrar no fim o termo de encerramento. 

No dia 05 de março de 1960 a Igreja Paroquial Nossa Senhora de Fátima recebeu uma circular a qual incumbiu ao Padre Paulo Xavier Machado de dirigir e promover, com a cooperação da Cúria Assunta da Legião de Maria o ensino do catecismo em todas as Escolas da Cidade. 

   Devido à falta de sacerdotes, houve a necessidade de organizar e efetuar o ensino religioso, não apenas na Igreja Matriz e nas capelas da respectiva Paróquia, mas também em todas as Escolas primárias e secundárias, pedindo a colaboração dos leigos preferivelmente, as  mesmas professoras que nas Igrejas e Escolas ministrassem as lições de catecismo às crianças. 

Essas catequistas com outros cooperadores da obra catequética formaram a Congregação da Doutrina Cristã.  

No dia 19 de Março de 1960, o Pároco recebeu um aviso pelo secretario do Bispo, pedindo a fineza de mandar as importâncias de batizados, casamentos trimestralmente. 

No dia 27 de Outubro foi nomeado como novo vigário dessa Paróquia o Padre Eduardo Byone e seus cooperadores Padre Guilherme Small, Patrício Heally e Francisco Jennes. 

No ano seguinte foi concedido ao novo Pároco da Cidade Nova Celebrar Missas nos domingos e dias santos de guarda na Igreja Matriz e nas Capelas, sendo uma Missa vespertina, observando-se quanto ao horário. 

No ano de 1962 em primeiro de Março foi recebido como novo cooperador desta Paróquia o Padre Thiago Schambs, vindo da Paróquia de Paranaguá. 

Em 04 de Abril foi recebida uma carta do Bispo Dom Antônio Mazzarotto, avisando que a visita pastoral seria realizada no mês de maio. 

No dia 03 de Janeiro de 1963 chegaram de São Paulo três Irmãs da Congregação de Santa Cruz e cinco moças para fazer trabalho de catequese por duas semanas na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. 

No dia 16 de maio a Paróquia recebeu a visita do Bispo Diocesano Dom Geraldo Pellanda. 

Neste mesmo ano trezentas crianças fizeram sua primeira comunhão na Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Cidade Nova e noventa e cinco crianças realizaram o mesmo sacramento na Paróquia de Harmonia. 

Em janeiro de 1993, chegou na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, como Pároco Padre Miguel do Nascimento Netto, vindo de Antonina uma pacata cidade do Paraná. 

Chegando em Telêmaco Borba, sentiu a diferença de participação ativa dos leigos em toda a vida da Paróquia, e os padres que aqui trabalhavam eram todos muito experientes Pe. Egidio, Pe. Armando, Pe. Moacyr e Pe. Ricardo. 

Nos primeiros anos Pe. Miguelito como todos os chamavam, acompanhou e conheceu melhor o trabalho das comunidades e as comunidades conheceram melhor a pessoa do novo Pároco. Isso ajudou a comunidade paroquial a crescer muito, tanto que algumas tiveram que aumentar as suas Igrejas como: São Francisco, São Pedro, Bom Jesus, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora do Rosário e Imaculada Conceição. 

Devido à dedicação de toda a equipe dos padres e leigos, houve um grande boom religioso em toda a Paróquia e isso ficava bem claro quando aconteciam os encerramentos de Encontros na Matriz, havia tanta gente, que não cabia ninguém mais na Igreja e as pessoas começaram a falar... “Por que não fazer uma Igreja maior”. Uma Matriz mais decente, condizente com o boom religioso da Comunidade? 

Então foi formada uma equipe para ver as possibilidades inclusive de usar o terreno de frente a Escola Paroquial. Conseguido o OK da Província, por volta de março de 1999 deu início ás obras da Nova Matriz e em maio de 1999 começou a luta de toda a Paróquia com doações espontâneas e carnês. O que vemos hoje, a Nova matriz, orgulho de todos nós é devido ao esforço e doação de muita gente da Comunidade Paroquial.  

A Nova Matriz é um ponto de referência para a cidade, para a região e para o Estado. Ela não está terminada ainda, mas com o contínuo esforço de todos, iremos chegar ao fim. 


Data de Fundação: 01/01/1947

Atual Pároco: Pe. Primo Aparecido Hipólito


Vigário: Pe. Angelo Schemberger, Pe. Antonio Carlos de Mello, Pe. Pedro Hélio de Oliveira, Pe. Roberto Claudiano da Silva Filho,Irmão Adilso Schamne


HORÁRIOS DE MISSA

Segunda: Não há Celebrações

Terça: 07h e 19h (Tempo de Adoração)

Quarta: 07h: Missa e Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Matriz)

      15h: Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Matriz)

      19h: Missa e Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Matriz)

Quinta: 07h (Templo de Adoração0 e 19:30h (Matriz)

Sexta: 07h e 19h (Templo de Adoração)

Sábado: 19:30h (Matriz)

Domingo: 08:30h e 19:30h (Matriz)


ATENDIMENTOS E CONFISSÕES:

Segunda: Não há atendimento

Terça: Com agendamento, das 09h às 11h, e das 14h às 17h

Quarta: Durante a Novena das 15h, na Igreja Matriz

Quinta: Com agendamento, das 09h às 11h, e das 14h às 17h

Sexta: Com agendamento, das 09h às 11h, e das 14h às 17h

Sábado: Não há atendimento

Domingo: Não há atendimento


Comunidade / Padroeiro (a) Localidade 

01 Matriz: Nossa Senhora de Fátima - Centro - Telêmaco Borba

02 Bom Jesus - Bom Jesus

03 Imaculada Conceição - Marinha

04 Imaculado Coração de Maria - Bela Vista

05 Nossa Senhora Aparecida - Socomim

06 Nossa Senhora Aparecida - Triângulo

07 Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Cem Casas

08 Nossa Senhora dos Anjos - São Luiz

09 Santa Rita de Cássia santo Antônio - Santa Rita

10 Santo Antônio - Lagoa

11 São Francisco de Assis - São Francisco

12 São Geraldo - BNH

13 São José - Vila Rural

14 São Roque - Jardim São Roque

15 Nossa Senhora do Rocio - Jardim Europa

16 Santo Antônio - Jardim União


Párocos:

1946-1947: Pe. João (John F. Lynch) C.Ss.R 

1947-1948: Pe. Aroldo (Harold Driscoll) C.Ss.R 

1948-1956: Pe. José (Josefh Austin) C.Ss.R 

1956-1957: Pe. Ricardo (Richard O’Malley) C.Ss.R 

1957-1961: Pe. Tomé (Raymond McCarthy) C.Ss.R 

1961-1961: Pe. Jorge (George Gunter) C.Ss.R 

1961-1967: Pe. Paulo Eduardo (Edward Byrne) C.Ss.R 

1967-1969: Pe. Eduardo (Edward Jackson) C.Ss.R 

1969-1970: Pe. João (John Hennessy) C.Ss.R 

1970-1972: Pe. Eugenio (Francis Sullivan) C.Ss.R 

1972-1978: Pe. Raimundo (Raymond Weithman) C.Ss.R 

1978-1980: Pe. Geraldo (Gerard Schreiber) C.Ss.R 

1980-1981: Pe. Ricardo (Richard Blisserd) C.Ss.R 

1981-1984: Pe. Egídio (Giles Gardiner) C.Ss.R 

1984-1988: Pe. Miguel (John Roche) C.Ss.R 

1988-1992: Pe. Claudio Araujo C.Ss.R 

1992-1993: Pe. Egídio (Giles Gardiner) C.Ss.R 

1993-2001: Pe. Miguel do Nascimento Netto C.Ss.R 

2002-2004: Pe. Donaldo (Donald) Roth C.Ss.R 

2005-2006: Pe. Marcos Vinicius C.Ss.R 

2006: Pe. Marcos Justi C.Ss.R 

2007-2008: Pe. Odair Costa C.Ss.R 

2009-2014: Pe Henrique Aparecido de Lima C.Ss.R 

2015: Pe. Primo Aparecido Hipólito C.Ss.R 


PASTORAIS E MOVIMENTOS: 

-APOSTOLADO DE ORAÇÃO

-CAPELINHAS

-CATEQUESE

-CHÁCARA DE ACOLHIDA SÃO CLEMENTE

-COMUNIDADE TERAPÊUTICA SÃO GERALDO

-COROINHAS

-EQUIPE DE CANTO

-EQUIPE LITÚRGICA

-LEGIÃO DE MARIA

-LEIGOS REDENTORISTAS

-MARIANOS

-MECES (Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística)

-MFC (Movimento Familiar Cristão)

-PASTORAL DA CRIANÇA

-PASTORAL DO BATISMO

-PASTORAL SOCIAL

-PLC (Peregrinação do Leigo Cristão)

-RCC (Renovação Carismática Católica)

-SAV (Serviço de Animação Vocacional)

-VICENTINOS


ORAÇÃO

Ó minha Senhora e minha Mãe, eu me ofereço todo a vós e, em prova de minha devoção para convosco, vos consagro neste dia, meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e todo o meu ser. E já que sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como  filho (a) e propriedade vossa. Amém!


 

O Padroeiro
O Padroeiro
NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
Nossa Senhora de Fátima teve origem na cidade de Fátima, uma cidade de Portugal onde três meninos, Lucia de Jesus Santos, com 10 anos e seus primos Francisco Martos de 9 anos e Jacinta Martos de 7 anos, tiveram a visão de Nossa Senhora.
Aconteceu no ano de 1917. Sete aparições de Nossa Senhora aos três meninos, sempre no dia 13 de cada mês. A primeira foi no dia 13 de maio. Lucia via e conversava com Nossa Senhora de Fátima. Francisco só via e não ouvia os diálogos. Jacinta via e ouvia, mas não falou com Nossa Senhora de Fátima.
História de Nossa Senhora de Fátima
Quando Nossa Senhora de Fátima apareceu aos três, eles descreveram assim a visão: Parecia ter uns 18 anos a Senhora, rodeada de claridade fulgurante, seu vestido era de uma alvura puríssima, assim como o manto ornado de ouro, que lhe cobria a cabeça e grande parte do corpo. O rosto sobrenatural e divino, estava sereno e grave, com uma sombra de tristeza. Em suas mãos, uma cruz de ouro com um terço em contas que pareciam pérolas, e de seu corpo, especialmente do rosto irradiavam feixes de luz, incomparavelmente superior a qualquer beleza humana.
No começo as crianças se assuntaram, mas Nossa Senhora de Fátima as tranquilizaram, dizendo para não terem medo, e que ela era do Céu. Nossa Senhora disse para rezarem o terço todos os dias, para alcançarem a paz e o fim da guerra. A mensagem de Fátima é uma mensagem de conversão e arrependimento.
Nossa Senhora de Fátima insiste na oração do terço. Ela disse que o comunismo só cairia depois de muita oração. E assim aconteceu. A oração e a Igreja, através do Papa João Paulo II tiveram papel decisivo na queda do muro de Berlin e, por conseguinte, do comunismo.
Perseguição contra as crianças de Fátima
Ninguém acreditava nas crianças. Na segunda aparição, somente 50 pessoas estavam presentes para tentar ver alguma coisa. Depois, as crianças sofreram grandes perseguições por parte dos poderes públicos. Chegaram a ser até presas na delegacia de Fátima, mas nunca negaram as aparições.
Oração de Nossa Senhora de Fátima que rezamos até hoje
Em uma das aparições, Nossa Senhora ensinou esta oração aos meninos. Ela foi acrescentada na reza do Rosário: Quando rezarem o terço, digam após cada mistério; ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem.
Após a terceira aparição o povo começou a acreditar, e cada vez mais se aglomeravam mais pessoas, chegando a mais de trinta mil na última aparição.
Milagre de Nossa Senhora de Fátima
Na sexta aparição, Maria Santíssima disse a Lucia que naquele local, com o dinheiro das doações, deveria ser construída uma capela com o nome de Nossa Senhora do Rosário. E quando ela se levantava suavemente para ir embora, o sol apareceu entre as nuvens como um grande disco prateado, brilhando muito, mas sem cegar as pessoas. Começou a girar vertiginosamente e suas bordas se tornaram avermelhadas espalhando raios de fogo, de modo que sua luz refletia nas pessoas nas árvores, e foi vista até quarenta quilômetros de distância do local das aparições.
Por três vezes o sol girou e se precipitou sobre a terra, e todos com medo pediam perdão para Deus. O milagre durou cerca de dez minutos. A partir desses acontecimentos, a devoção a Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Rosário, aumentou, se difundiu para o mundo todo, e hoje, em seu enorme santuário, todos os peregrinos vão fazer seus pedidos, agradecimentos e orações. Fonte: https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-nossa-senhora-fatima/44/102/
 
 
Dúvidas, críticas ou sugestões?
Nome
 
E-mail
Telefone
 
Mensagem
 
 

Copyright © Diocese de Ponta Grossa 2024. Direitos reservados.
Navegando você está de acordo com a nossa política de privacidade.

Desenvolvido com amor Agência Arcanjo