MATRIZ
PARÓQUIA SÃO JORGE
Pároco:

Padre José Fernando Noriega Zegarra, MSA


Vigário Paroquial:

Padre Adilson Vieira


Horários de Missa
  • Terça-feira 19h
  • Quarta-feira 19h
  • Quinta-feira 19h
  • Sexta-feira 19h
  • Sábado 19h
  • Domingo 10h, 19h

Endereço
Rua: Visconde de Porto Alegre 1059
Ponta Grossa - Madureira


Contato
(42) 3227-5599
paroquiasaojorgepg@gmail.com
Facebook

Histórico


HISTÓRICO

    Após ouvir o parecer favorável do Conselho Presbiteral e dos Párocos das Paróquias São Sebastião, São José e Nossa Senhora do Pilar, no uso da jurisdição ordinária segundo os cânones 1427 e 1428 do Código de Direito Canônico, Dom Geraldo Pellanda – então Bispo da Diocese de Ponta Grossa – promulgou no dia dez de fevereiro de 1978 (um mil novecentos e setenta e oito), através do decreto de número 71 (setenta e um), a criação da Paróquia São Jorge no Bairro da Madureira.  

    Até então São Jorge era uma das comunidades paroquiais da Paróquia São Sebastião situada no Bairro de Nova Rússia. A criação de uma nova Paróquia deu-se devido à densidade sempre crescente da população da Diocese e em vista a um maior atendimento espiritual da significativa população residente no bairro.

    A Congregação dos Irmãos do Sagrado Coração de Jesus assumiu a administração da nova paróquia tendo o auxílio do clero Diocesano até o ano de 1981, quando a Paróquia passou a ter um pároco desta mesma congregação.

    No ano de 1995, devido à doença do então pároco – Padre Homero Lortie – a Paróquia passou a ser administrada pela Diocese e a ter como pároco padres do clero secular.

 

Criação da Paróquia

    Aos doze dias do mês de fevereiro de um mil novecentos e setenta e oito, com a presença do Reverendíssimo Dom Geraldo Pellanda, Bispo Diocesano, do Reverendíssimo Superior Regional da Congregação dos Irmãos do Sagrado Coração – Irmão Gilles Ferland, de sacerdotes e numerosos fiéis, realizaram-se as solenidades da instalação da Paróquia São Jorge no Bairro da Madureira, bem como a tomada de posse do seu Vigário Paroquial e dos Irmãos que irão assumir a administração da mesma. Em missa solene às nove horas foi lido o decreto de criação da nova Paróquia, bem como a nomeação de seu primeiro pároco – Padre Francisco Carlos Bach.

    De Abril a dezembro de 1995 a paróquia ficou sem pároco, pois, por motivos de saúde, o Padre Homero Lortie teve que se ausentar para os devidos cuidados médicos. Neste período os Frades Missionários Menores e alguns padres do clero diocesano se revesaram no atendimento da Comunidade Paroquial de São Jorge. Na impossibilidade dos Irmãos do Sagrado Coração continuarem no atendimento da Paróquia, a Diocese assumiu a mesma.


Comunidade / Padroeiro (a) Localidade

01 Matriz: São Jorge Madureira

02 Nossa Senhora dos Anjos-Los Angeles

03 Nossa Senhora Oferente-Califórnia

 
A Capela Nossa Senhora dos Anjos situada no Jardim Los Angeles pertencia à Paróquia São Sebastião e passou a fazer parte da Paróquia São Jorge no ano de 1996. 

Missas de terças feira à sábado às19h . No  Domingo  às 10hs e 19hs.
Na Capela Nossa Senhora dos Anjos (Jd. los Angeles) Missas às quartas feiras 20hs; sábados 17hs e Domingos às 8:30hs.
Na Capela Nossa Senhora Oferente (Califórnia II) os Domingos às 7hs.


Decisões da Assembléia Paroquial

    Tendo em vista as três prioridades da Diocese de Ponta Grossa: os Conselhos de Pastoral de Comunidade e Paroquial; os Pequenos Grupos e o Mutirão para a Superação da Miséria e da Fome, a Paróquia São Jorge também adotou-as como prioridades. Os temas, em um primeiro momento, nos foram apresentados pelo Padre Valdeslei Sviercoski, pelo Diácono Carlos Henrique Falcão e o Diácono Flávio Antônio Pauluk, respectivamente. Em um segundo momento foram apresentados testemunhos destes trabalhos que já estão sendo realizados tanto na comunidade Matriz São Jorge como na comunidade da Capela Nossa Senhora dos Anjos. No terceiro momento foram definidas propostas para que a Paróquia viva bem cada prioridade assumida.

    Mais recentemente 2007 a Paróquia assumiu junto com a Diocese as prioridades das Santas Missões Populares e a Evangelização da Juventude. 


Pastorais, Movimentos e Organismos existentes na Paróquia

Ministros Extraordinários da Comunhão

Pastoral Catequética

Pastoral da Criança

Pastoral Litúrgica

Pastoral Social

Pastoral da Pessoa Idosa

Pastoral Familiar

Pastoral do Batismo

Pastoral da Juventude

Legião de Maria

Apostolado da Oração

Liga Católica

Renovação Carismática Católica

Pequenos Grupos

Pastoral dos Coroinhas

Capelinhas

Pastoral dos Adolescentes

Rosário Perpétuo

Pastoral do Dízimo

 

Eventos

Dia do Padroeiro: 23 de abril


Párocos

1º. Pároco:  Pe. Francisco Carlos Bach  - 1978 até 1979

2º. Pároco:  Pe. Jaime Rossa  - 1980 até 1981

3º. Pároco:  Pe. Hermann Prince - scj  - 1981 até 1990

4º. Pároco:  Pe. Homero Lortie - scj  - 1991 até 1995

5º. Pároco:  Pe. Ademir da Guia Santos  - 1995 até 1997

6º. Pároco:  Pe. Sílvio Mocelin  - 1997 até 1998

7º. Pároco:  Pe. Glauco de Camargo Pinto  - 1998 até 2001

8º. Pároco:  Pe. Sílvio Mocelin  - 2001 até 2002

9º. Pároco:  Pe. Jaime Rossa  - 2002 até 2004

10º. Pároco:  Pe. Estanislau Kapuscinski  - 2004 até 2005

11º. Pároco:  Pe. José Dias Corrêa  - 2005 até 2005

12º. Pároco:  Pe. Estanislau Kapuscinski  - 2006 até 2009

13º. Pároco:  Pe. Joel Nalepa  - 2010 até 2013

14º. Pároco:  Pe. Jorge Mendiola Lázaro de Ortecho, MSA  - 2013 até fevereiro de 2023

15º. Pároco:  Pe. José Fernando Noriega Zegarra, MSA - 2023 


ORAÇÃO

" Ó Deus todo-poderoso, vós nos protegeis pelos méritos e bênçãos de São Jorge. Fazei que este grande mártir, com sua couraça, sua espada e seu escudo, que representam a fé, a esperança e a caridade, esclareça a nossa inteligência, ilumine os nossos caminhos e fortaleça o nosso ânimo nas lutas da vida. Que ele nos alcance de vós a firmeza diante da vossa vontade contra as ciladas do mal. E assim, vencendo como São Jorge venceu, possamos triunfar convosco no céu, e participar das eternas alegrias. Amém ".


O Padroeiro
O Padroeiro
SÃO JORGE
Mártir em 23 de abril de 303

Origens
São Jorge, cujo nome de origem grega significa “agricultor”, nasceu na Capadócia, por volta do ano 280, em uma família cristã. Transferiu-se para a Palestina, onde se alistou no exército de Diocleciano. Em 303, quando o imperador emanou um edito para a perseguição dos cristãos, Jorge doou todos os seus bens aos pobres e, diante de Diocleciano, rasgou o documento e professou a sua fé em Cristo. Por isso, sofreu terríveis torturas e, no fim, foi decapitado.

As lendas do Santo
São inúmeras as narrações fantasiosas, que nasceram em torno da figura de São Jorge. Um dos seus episódios mais conhecidos é o do dragão e a jovem, salva pelo santo, que remonta ao período das Cruzadas. Narra-se que na cidade de Selém, Líbia, havia um grande pântano, onde vivia um terrível dragão. Para aplacá-lo, os habitantes ofereceram-lhe dois cabritos, por dia e, vez por outra, um cabrito e um jovem tirado à sorte. Certa vez, a sorte coube à filha do rei. Enquanto a princesa se dirigia ao pântano, Jorge passou por ali e matou o dragão com a sua espada. Este seu gesto tornou-se símbolo da fé que triunfa sobre o mal.

Validação Histórica
No lugar da sua sepultura, em Lida, – um tempo capital da Palestina, agora cidade israelense, situada perto de Telavive, – foi construída uma Basílica, cujas ruínas ainda são visíveis. Até aqui, a Passio Georgii classificada, pelo Decreto Gelasianum, no ano 496, entre as obras hagiográficas é definida Passio lendária. Entre os documentos mais antigos, que atestam a existência de São Jorge, uma epígrafe grega, do ano 368, – descoberta em Eraclea de Betânia, – fala da “casa ou igreja dos santos e triunfantes mártires, Jorge e companheiros”. Foram muitas, ao longo dos anos, as narrações posteriores à Passio.
São Jorge: Padreoiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros
Padroeiro
São Jorge é considerado Padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros. Ele é invocado ainda contra a peste, a lepra e as serpentes venenosas. O Santo é honrado também pelos muçulmanos, que lhe deram o apelativo de “profeta”.
Curiosidade
Entre os cristão do oriente, sejam católicos latinos ou de outros ritos, assim como os ortodoxos, a devoção a São Jorge é bem expressiva. Comparando com os cristãos do ocidente, é invocado na mesma proporção que São Miguel Arcanjo.
De mártir a Santo guerreiro
Os cruzados contribuíram muito para a transformação da figura de São Jorge de mártir em Santo guerreiro, comparando a morte do dragão com a derrota do Islamismo. Com os Normandos, seu culto arraigou-se profundamente na Inglaterra, onde, em 1348, o rei Eduardo III instituiu a “Ordem dos Cavaleiros de São Jorge”. Durante toda a Idade Média, a sua figura tornou-se objeto de uma literatura épica, que concorria com os ciclos bretão e carolíngio.
Devoção a São Jorge
Memória Facultativa
Na falta de notícias sobre a sua vida, em 1969, a Igreja mudou a sua celebração: de festa litúrgica passou a ser memória facultativa, sem alterar seu culto. As relíquias de São Jorge encontram-se em diversos lugares do mundo. Em Roma, na igreja de São Jorge em Velabro é conservado seu crânio, por desejo do Papa Zacarias. Como acontece com outros santos, envolvidos por lendas, poder-se-ia concluir que também a função histórica de São Jorge é recordar ao mundo uma única ideia fundamental: que o bem, com o passar do tempo, vence sempre o mal. A luta contra o mal é uma dimensão sempre presente na história humana, mas esta batalha não se vence sozinhos: São Jorge matou o dragão porque Deus agiu por meio dele. Com Cristo, o mal jamais terá a última palavra!
Fonte: https://osaopaulo.org.br/santo-do-dia/a-igreja-celebra-sao-jorge-martir/
 
 
Dúvidas, críticas ou sugestões?
Nome
 
E-mail
Telefone
 
Mensagem
 
 

Copyright © Diocese de Ponta Grossa 2024. Direitos reservados.
Navegando você está de acordo com a nossa política de privacidade.

Desenvolvido com amor Agência Arcanjo