MATRIZ
PARÓQUIA SÃO JUDAS TADEU
Pároco:

Padre Glauco de Camargo Pinto


Horários de Missa
  • Segunda-feira 18h15
  • Quarta-feira 8h Novena
  • Sábado 18h
  • Domingo 8h

Endereço
Rua Ricardo Wagner 865
Ponta Grossa - Olarias


Contato
(42) 3229-9991
paroquiasaojudas@yahoo.com.br
Facebook

Histórico

HISTÓRICO

    1954 - FOI CELEBRADA A 1ª MISSA “CAMPAL”, NO PÁTIO DA RESIDÊNCIA DO SR. PEDRO ALFREDO RIBAS. NA MESMA DATA, FOI INICIADA A CONSTRUÇÃO DA CAPELA PERTENCENTE A PARÓQUIA DE SANT’ANA, AOS CUIDADOS DO Pe. TEÓFILO FEIERABEND.OUTROS PADRES SUCEDERAM-LHE NO CARGO, - Pe. PEDRO GUERRA E Pe. FRIDOLINO BEÜREN.

    1965 - ATRAVÉZ DO DECRETO Nº 49, APÓS OUVIR OS VIGARIOS DAS PARÓQUIAS DE SANT’ANA, IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTA TEREZINHA, E SEGUNDO O DECRETO USANDO DA JURISDIÇÃO ORDINÁRIA, SEGUNDO AS CÂMARAS 1427 e 1428 DO CÓDIGO DO DIREITO CANÔNICO, O BISPO DA DIOCESE DE PONTA GROSSA, DOM GERALDO M.. PELLANDA, FOI CRIADA A PARÓQUIA DE SÃO JUDAS TADEU, NO BAIRRO DE OLARIAS, E CONFIADO O ZÊLO APOSTÓLICO DA CONGREGAÇÃO DE SÃO FRANCISCO XAVIER (PADRES XAVERIANOS), TUDO SUBSCRITO PELO Pe. JOAQUIM BASSO, SECRETÁRIO DO BISPADO, E ASSINADO PELO BISPO DOM GERALDO PELLANDA EM 15 DE AGOSTO DE 1965.

    ATO DE ERECÇÃO DA PARÓQUIA DE SÃO JUDAS TADEU TOMADA DE POSSE DO SEU PRIMEIRO PÁROCO.

    - “AOS QUINZE DIAS DO MÊS DE AGOSTO DE 1965, NA FESTA DE ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA AO CÉU, AS QUINZE E TRINTA HORAS, PROCEDERAM-SE A CERIMÔNIA DE ERECÇÃO DA NOVA PARÓQUIA DE SÃO JUDAS TADEU E POSSE DO SEU PRIMEIRO PÁROCO NA PESSOA DO REVERENDÍSSIMO Pe. LUIZ TERZONI. SUBSTITUINDO O ENTÃO Pe. FRIDOLINO BEÜREN (PÁROCO RESPONSÁVEL)”.

   - NA OPORTUNIDADE O BISPO DOM GERALDO PELLANDA, FALOU A TODOS DE SEU CONTENTAMENTO PELA CRIAÇÃO DA NOVA PARÓQUIA EM PONTA GROSSA E DESEJOU TODOS OS VOTOS DE QUE ELA FOSSE UMA GRANDE FAMÍLIA DO POVO DE “DEUS”, E DEU-SE A BENÇÃO A NOSSA PARÓQUIA.

    - O NOVO PÁROCO, Pe LUIZ TERZONI, FALOU POR OCASIÃO DO EVANGELHO A UM GRANDE NÚMERO DE FIÉIS, SAUDANDO OS SEUS NOVOS FILHOS ESPIRITUAIS E AFIRMOU TER VINDO PARA SERVIR A TODOS EM NOME DO “SENHOR”.

    - APROXIMADAMENTE DOIS MESES MAIS TARDE (MEADOS DE NOVEMBRO), FICOU PRONTA A NOVA RESIDÊNCIA PAROQUIAL A QUAL FOI BENTA PELO BISPO DOM GERALDO PELLANDA, E ABERTA PARA VISITAÇÃO.


FATOS IMPORTANTES 


    22/AGO/65 - Às treze horas da tarde foi realizada as inscrições das senhoras para formarem o Apostolado da Oração.

    05/SET/65 - Foi realizado a cerimônia de entrega da Fitas às senhoras as quais firmaram o propósito de Desagravo ao Sagrado Coração de Jesus, foi marcado o 4º domingo de cada mês para reuniões e comunhão, e ficou então fundado a Associação do Apostolado da Oração na Paróquia.

    12/SET/65 - Convite às moças para formarem a Pia União das Filhas de Maria, onde 29 moças inscreveram-se para ser aspirante da Pia União e marcada a data de 08 de Dezembro para entrega da Fita Azul para as Moças.

    19/SET/65 - O Pe. Victorio Dall’Aqua, fundou na Paróquia o Clube Vocacional.

    27/SET/65 - Começa as aulas do Catecismo para a Primeira Comunhão, mais de Cem Crianças matriculadas.

    29/OUT/65 - 1ª Festa do Padroeiro patrocinada por uma Cerâmica e Fabrica de Olarias. Foi fundada a Sociedade União Católica São Judas Tadeu.

    21/NOV/65 - Realizado a Primeira Comunhão de 72 Crianças. (Festa de Pais e Crianças no dia).

    28/NOV/65 - Dom Geraldo Micheletto Pellanda entrega Relíquia de São Judas Tadeu provindo de Roma. Realizado uma procissão até a Catedral Sant’Ana para recebê-la.

    08/DEZ/65 - Fundação oficial da “Pia União das Filhas de Maria”, às Oito horas da manhã as Moças receberam a Fita Azul. À noite foi realizada a convocação de Nossa Senhora pelas crianças da primeira comunhão.

    19/DEZ/65 - Realizado a Primeira Crisma na Paróquia.

    25/DEZ/65 - Primeira Missa do Galo, repleta de fiéis, a igreja lotada e pátio lotado. Realizado após a cerimônia uma Apresentação de um Presépio Vivo no pátio da Igreja, representado pelas crianças, bastante elogiado pelo povo e principalmente pelo Bispo que pediu nova apresentação na Catedral no dia dos Reis Magos.

    09/JAN/66 - Posse do novo Pároco Pe. Cláudio Bicego. Pe. Luiz Terzoni segue para o norte do estado.

    04/ABR/66 - Iniciou-se Obras de ampliação da Igreja e construção de um Salão no Porão da mesma.

    15/MAI/66 - Pela primeira vez em nossa Paróquia foi realizada a concentração de Homens com intuito de inscrever-se como “Congregados Marianos”.

    15/AGO/66 - 1º Aniversário da Paróquia, dentre os presentes destacando-se o Dr. Mario Borges Ramos MD. Deputado Federal, Dr. David Federman, MD. Deputado Estadual.

    07/NOV/67 - Tomada de posse do Pe. Jaime Lorenzi, na Paróquia e transferência do Pe. Cláudio Bicego o qual segue para Jaguapitã, como Reitor do Seminário Menor (Note do Paraná).

      Em 1967 - Foi Criado o Clube Sorriso D. Geraldo Pellanda, um grupo de jovens para motivar e evangelizar os Jovens da Comunidade. Tendo como primeiro Presidente o Sr. Erondi Milléo.

    12/ABR/67 - 1ª Via Sacra ao vivo de Ponta Grossa, evento marcante na cidade, ficaram então responsáveis pelo evento o Grupo de Jovens, Clube Sorriso e as seguintes pessoas:

- ERONDI MILLÉO - (JESUS)

- TEREZINHA MONTEIRO - (VIRGEM MARIA)

- DIRLEI CAVANHARE - (SÃO JOÃO APÓSTOLO)

- NAIR MARTINS - (VERÔNICA)

- ALFREDO HAGEMEYER - (PILATOS E JOSÉ DE ARIMATEIA)

- ERMELINO FAGUNDES - (CENTURIÃO)

- ARTHUR BAICHOSKI (CIRINEU)

- JOSÉ R. ANTUNES, IVO SILVA, JOÃO BELABOS, ANTONIO ZANDER - (SOLD. ROMANOS)

- MAURO CESAR GARCIA, TADEU MILLEU, VICTOR MARJAK - (JUDEUS)

- IVO F. SANTOS, JOSÉ PASCHOAL, MIGUEL MARJAK, JOSÉ  COSTA - (ALGOSES)

- JORGE LUIZ JANUÁRIO, ALFREDO MOURÃO ANDRADE (OS MENINOS)

- MARISTELA BAICHOSKI, INES ANTUNES, ESTELA ANTUNES, IRACEMA ANDRADE - (SENHORAS PIEDOSAS)

    13/DEZ/68 - Na noite de 13 p/ 14 de Dezembro, foi profanado a Igreja, os ladrões forçaram a porta da sacristia, profanaram o sacrário espalhando as Hóstias pelo chão, profanaram a relíquia de São Judas Tadeu, quebrando o relicário atrás da igreja, quebraram uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, quebraram toda a sala de catequese e roubaram o que de valor encontraram.

    14/DEZ/68 - Em vista o acontecido acima, e o que dispunha o Direito Canônico, foi interditado a igreja ficando então suspensa qualquer Celebração do Santo Sacrifício da Missa, até que seja solenemente Desagravada.

    21/DEZ/68 - Foi realizada uma Cerimônia de Desagravo ao Público pelo evento ocorrido na Noite de 13 p/ 14 DEZ.

    08/MAR/70 - Tomada de Posse do Pe. Fernado Fornaciari, transferência do Pe. Jaime Lorenzi.

09/FEV/72 - Tomada de Posse do Pe. Francisco Salache, transferência do Pe. Fernando Fornaciari.

    12/FEV/73 - Chegam na comunidade  duas Irmãs Franciscanas Etigmatinas, Irmã Paula e Irmã Maria Ângela as quais foram instaladas em uma casa ao lado do ambulatório das Obras Assistenciais São Judas Tadeu, ficando a Irmã Paula responsável por organizar a nova Creche, e Irmã Maria Ângela (enfermeira), responsável pelo ambulatório médico.

    05/JUL/73 - Inauguração da Creche das Obras Sociais São Judas Tadeu. Compareceram varias autoridades municipais entre elas destaque para, D. Geraldo Pellanda, Dona Glaura Barbosa Pinto esposa do Prefeito Municipal.

    18/JUN/75 - Inauguração do novo ambulatório médico da Creche com benção solene do Bispo D. Geraldo Pellanda, na presença de inúmeras autoridades municipais.

    01/NOV/76 - De 01 a 07 de Novembro foi realizado as Santas Missões na Igreja Matriz, pelos missionários passionistas Padre José Maria e Padre Roque em comemoração aos cinqüenta anos da diocese de Ponta Grossa.

    09/ABR/78 - Inauguração da Sede da Ação Social Nossa Senhora do Rocio, com estatutos próprios e aos cuidados dos Vicentinos, localizada em uma casa de madeira sito a Praça Pedro Álvares Ribas, próximo a Igreja de São Judas Tadeu.

    11/09/78 - Inauguração do Gabinete Dentário das Obras Assistenciais São Judas Tadeu, com presença de inúmeras autoridades municipais dentre elas o Bispo Dom Geraldo Pellanda, Luiz Carlos Zuk - Prefeito de Ponta Grossa e demais autoridades.

    25/02/79 - Posse do Pe. Victorio Dal’Aqua e sue vigário cooperador Pe. Sérgio Tyehamowicz, e transferência do Pe. Francisco Salache para o secretariado do Bispado, devido a sua idade de sessenta e três anos, quarenta anos de sacerdócio e com a saúde um pouco combalida.

    17/05/81 - Foi realizada o lançamento da Pedra Fundamental da nova Matriz de São Judas Tadeu, compareceram inúmeras autoridades entre elas o Bispo D. Geraldo Pellanda o qual proferiu a benção ao terreno e a construção.

    17/05/81 - Mais um roubo na Igreja, os ladrões levaram cálices, cibórios, candelabros, almofadas, etc... O Padre Victório ficou cara a cara com 02 ladrões que fugiram.

    1984 - Acontece a transferência da Antiga Capela para a Igreja Nova.

    1985 - A capela é demolida por seu péssimo estado. Ainda neste ano vem para a Paróquia um novo Padre, Pe. Evaldo Fidelix, pois, a saúde do padre Victório encontra-se muito abalada.

    08/06/86 - V Após muito sofrimento Pe. Victorio Falece.

    1990 - Acontece o Jubileu de Prata da Paróquia

    28/01/96 - Pe. Evaldo é transferido para Piraí do Sul.

    29/01/96 - Assume o Pe. Jaime Rossa.

    05/01/97 - Despedida do Pe. Jaime Rossa. Assume o Pe. Jorge Casimirski.

    10/05/97 - Acontece nos salões da paróquia o I SHOW DE CRISTO, RUMO AO TERCEIRO MILÊNIO. estiveram presentes 02 bandas musicais. 

    15/11/97 - Pe. Jorge Casimirski é transferido para a cidade de Reserva.

    18/01/98 - Pe. Abrão Becher assume como Pároco.

    19/12/99 - Ordenação diaconal do seminarista Sandro Cândido Maciel, nosso paroquiano.

    20/01/00 - O Pe. Isaias Becher tomou posse como vigário, (padre auxiliar do Pe. Abrão).

    18/06/00 - Ordenação Sacerdotal do Diácono Sandro Cândido Maciel, em nossa Paróquia.

    25/06/00 - Pe. Sandro Cândido Maciel, celebra a primeira Missa nesta comunidade.

    Em outubro de 2001 - Realizada rifa de um Fusca, para construção da nova casa paroquial.

    Em janeiro de 2003 - Ficou pronta a nova Casa Paroquial.

    Em setembro de 2003 - Inauguração da Nova Capela de São Francisco na vila Cel. Cláudio.

    20/02/05 - Pe. Moacir Gomes, foi empossado Pároco desta paróquia.

    28/10/05 - Começa a Festa dos “40 anos” da Paróquia de São Judas Tadeu as 19:30 com Santa Missa e 1ª Novena ao padroeiro, seguindo até o dia 05/10/05, (9ª novena). Com procissão das Capelinhas.

    06/05/05 –  40 anos da Paróquia.

    Grandiosa Festa em Louvor a São Judas Tadeu  e comemoração aos “40 anos” da Paróquia. Inicio as 09:00 Hs com Santa Missa, logo após, Almoço com Churrasco e Festa com sorteios de Brindes, Guloseimas e demais divertimentos.

    03/2011 – Pe. Ademir da Guia Santos, foi empossado Pároco da Paróquia ficou até 02/2017.

    02/2017 entrou o
Padre Alceu Maders que ficou durante 01 ano (02/2017 a 02/2018

     Em 2018 entrou Padre
Glauco de Camargo Pinto, até os dias atuais.


DIA 28 DE OUTUBRO – DIA DO PADROEIRO – SÃO JUDAS TADEU

Todo dia 28 de cada mês tem missa em honra à São Judas


Comunidade / Padroeiro (a) Localidade 

1. Matriz: São Judas Tadeu - Olarias

2. Nossa Senhora da Piedade - Vila Coronel Cláudio

3. São Francisco - Vila Coronel Cláudio


DEVOÇÃO A SÃO JUDAS TADEU

    Hoje, a devoção a São Judas Tadeu é gigantesca: ele é o terceiro santo de maior devoção dos brasileiros, ficando atrás apenas da padroeira Nossa Senhora Aparecida e de Santo Expedito. Mas a veneração por ele não acontece só no Brasil. A partir do século IX, a fé em São Judas começou a crescer na França e depois se estendeu por toda a Europa. No Brasil, o culto a ele começou após a Segunda Guerra Mundial e cresceu rapidamente. Tanto que hoje em dia ele é patrono de mais de cem igrejas espalhadas pelo país. E não são apenas os simples mortais que cultuam São Judas. Santa Gertrudes e São Bernardo de Claraval, entre muitos outros, também foram fervorosos cultivadores de seu poder. Na biografia de Santa Gertrudes, por exemplo, está escrito que Jesus lhe aconselhou a invocar São Judas Tadeu até nos "casos mais desesperados". Foi a partir daí que cresceu a fé do povo na sua especial intercessão, principalmente naqueles casos que parecem sem solução.

 

Oração a São Judas Tadeu

São Judas Tadeu, apóstolo escolhido por Cristo,

eu vos saúdo e louvo pela fidelidade

e amor com que cumpristes vossa missão.

Chamado e enviado por Jesus,

sois uma das doze colunas que sustentam a verdadeira Igreja

fundada por Cristo.

Inúmeras pessoas, imitando vosso exemplo e auxiliadas por vossa oração,

encontram o caminho para o Pai,

abrem o coração aos irmãos e descobrem forças

para vencer o pecado e superar todo o mal.

Quero imitar-vos, comprometendo-me com Cristo e com sua Igreja,

por uma decidida conversão a Deus e ao próximo,

especialmente o mais pobre.

E, assim convertido, assumirei a missão de viver e anunciar o Evangelho,

como membro ativo de minha comunidade.

Espero, então, alcançar de Deus a graça...

que imploro confiando na vossa poderosa intercessão.

São Judas Tadeu Rogai por nós! Amém!


O Padroeiro
O Padroeiro
SÃO JUDAS TADEU

São Judas Tadeu, nascido em Caná de Galiléia, na Palestina, era filho de Alfeu e Maria Cleofas. O pai, Alfeu, era irmão de São José e a mãe, prima-irmã de Maria Santíssima. Portanto, Judas Tadeu era primo-irmão de Jesus, tanto pela parte do pai como da mãe.

Judas Tadeu tinha quatro irmãos: Tiago, José, Simão e Maria Salomé. O relacionamento da família de Judas Tadeu com o próprio Jesus Cristo, pelo que se consegue perceber na Bíblia é o seguinte: Alfeu era um dos discípulos a quem Jesus apareceu no caminho de Emaús, no dia da ressurreição. Maria Cleofas, uma das piedosas mulheres que tinham seguido a Jesus desde a Galiléia e permaneceram ao pé da cruz, no Calvário, junto com Maria Santíssima.

Dos irmãos dele, Tiago foi um dos doze apóstolos, que se tomou o primeiro bispo de Jerusalém. José, apenas conhecido como o Justo. Simão foi o segundo bispo de Jerusalém, após Tiago. E Maria Salomé, a única irmã, foi mãe dos apóstolos Tiago Maior e João evangelista.

É de se supor que houve muita convivência de Judas Tadeu com o primo e os tios. Essa fraterna convivência, além do parentesco, pode ter levado são Marcos a citar Judas e os irmãos como irmãos de Jesus (Mc 6,3).

Judas Tadeu foi escolhido a dedo, por Jesus, para apóstolo. Quando os evangelhos nomeiam os doze escolhidos, consta sempre Judas ou Tadeu entre a relação. O livro dos Atos dos Apóstolos também se refere a ele (At 1,13). Além dessas vezes em que Judas Tadeu aparece entre os colegas do colégio apostólico, apenas uma vez é citado especialmente nas Escrituras. Foi no episódio da santa Ceia, na quinta-feira santa, narrado por João evangelista (Jo 14,22). Nesta oportunidade, quando Jesus confidenciava aos apóstolos as maravilhas do amor do Pai e lhes garantia especial manifestação de si próprio, Judas Tadeu não se conteve e perguntou: "Mestre, por que razão hás de manifestar-te só a nós e não ao mundo?" Jesus lhe respondeu afirmando que teriam manifestação dele todos os que guardassem sua palavra e permanecessem fiéis a seu amor. Sem dúvida, nesse fato, Judas Tadeu demonstra sua generosa compaixão por todos os homens, para que se salvem todos.

São Judas iniciou sua pregação na Galiléia. Depois viajou para a Samaria e outras populações judaicas. Tomou parte no primeiro Concílio de Jerusalém, realizado no Ano 50. A seguir, foi evangelizar a Síria, Armênia e Mesopotâmia (atual Pérsia), onde ganhou a companhia de outro apóstolo, Simão.

A pregação e o testemunho de São Judas Tadeu, foi realizado de modo enérgico e vigoroso, que atraiu e cativou os pagãos e povos de outras religiões que se converteram ao cristianismo. Ele mostrou que sua adesão a CRISTO era completa e incondicional, testemunhando sua fé com doação da própria vida.

São Jerônimo nos assegura que o Apóstolo pregou e evangelizou Edessa, bem como em toda Mesopotâmia (Pérsia).

No ano 70, foi martirizado de modo cruel, violento e desumano; morrendo a golpes de machado, desferidos por sacerdotes pagãos, por se recusar a prestar culto à deusa Diana.

Devido ao seu martírio, São Judas Tadeu é representado em suas imagens/estátuas segurando um livro, simbolizando a palavra que anunciou, e uma machadinha, o instrumento de seu martírio.

Suas relíquias atualmente são veneradas na Basílica de São Pedro, em Roma. Sua festa litúrgica celebra-se, todos os anos, na provável data de sua morte: 28 de outubro de 70.

Fonte:
Por Dilva Frazão biblioteconomista e professora
https://www.ebiografia.com/judas_tadeu/
 
 
Dúvidas, críticas ou sugestões?
Nome
 
E-mail
Telefone
 
Mensagem
 
 

Copyright © Diocese de Ponta Grossa 2024. Direitos reservados.
Navegando você está de acordo com a nossa política de privacidade.

Desenvolvido com amor Agência Arcanjo