MATRIZ
PARÓQUIA SÃO PEDRO APÓSTOLO
Pároco:

Padre Frei Roberto Mauro Bührer


Vigário Paroquial:

Padre Frei José Carlos Messias Martins


Endereço
Rua: Melvin Jones, 300
Ponta Grossa - Jardim Sabará


Contato
(42) 30253673 whats
paroquia_saopedro@hotmail.com
Facebook

Histórico

   Com o crescente progresso do populoso Bairro de Nova Rússia, era necessário o desmembramento da extensa Paróquia de São Sebastião, e a criação de uma nova Comunidade Paroquial.

    Foi então escolhida a Capela do Sabará, como sede de uma Paróquia.

   Em 1975, foi confiada ao Frades Menores Missionários, recém chegados a Ponta Grossa, tendo sido instalada na Paróquia a Casa Generalícia deste novo Instituto Religioso.

  Teve como primeiro pároco o Pe. Frei Tiago Luchese, OFMM e como vigários cooperadores: Pe. Frei Doroteu de Pádua – FMM e Pe. Frei Teodoro Ferronato – OFMM.

 

Comunidade / Padroeiro (a)Localidade 

1 Matriz :São Pedro Apóstolo -Sabará

2 Santa Luzia - Santa Luzia

3 Nossa Senhora Aparecida - Parque do Café

4 São Miguel Arcanjo -Bonsucesso

5 São Peregrino - Vila Ildemira

6 Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Planalto

7 Nossa Senhora de Lurdes - Bonsucesso II (Dalabona)

8 Santa Terezinha - Taquari

9 São José Operário - Estrela do Norte

10 Beata Brígida - Residencial América

11 Santa Clara - Jardim Manacás


PASTORAIS E MOVIMENTOS

Catequese.

Liturgia.

Apostolado da Oração.

Dízimo.

Coroinhas.

Ministros da Comunhão.

Pastoral da Juventude.

Pastoral da Criança.

Pastoral da Caridade.

Pastoral Familiar.

Zeladoras de Capelinhas.

Legião de Maria.

Liga Católica.

Infância Missionária.

Caminho Neo – Catecumenal.

Pastoral Vocacional.

Pastoral do Canto.

Conselhos de Pastoral.

 

Eventos:

 Festa de São Pedro.

 Encenação da Paixão de Jesus Cristo.

Almoço do Caminhoneiro


Jantar do Mecânico


Motocasso


Párocos

Pároco: FREI TIAGO LUCCHESE

De 02 de março de 1975 a 29 de janeiro de 1979.

.Entre 26 de fevereiro de 1979 a 16 de setembro de 1979 a Paróquia foi administrada pelo vigário FREI TEODORO FENORIATO.

.Entre 16 de setembro de 1979 a 16 de abril de 1980 a Paróquia foi administrada pelo vigário FREI CELESTINO DOTTI.

Pároco: FREI AUCEU RICHETTI

De 27 de abril de 1980 a 04 de setembro de 1982.

.Entre 04 de setembro de 1982 a 29 de novembro de 1983 a Paróquia foi administrada pelo vigário FREI ELMIRO TADEU MÜLLER.

Pároco: FREI IRINEU COSTELA 

De 29 de novembro de 1983 a 08 de fevereiro de 1993. (com duas posses)

Pároco: FREI GERALDO F. SILVA

De 08 de fevereiro de 1993 a 19 de novembro de 1995.

Pároco: FREI ADEMIR LUIS FONTANA

De 19 de novembro de 1995 a 20 de janeiro de 2001.

Pároco: FREI AILTON SANTOS DE CASTRO

De 20 de janeiro de 2001 a 15 de fevereiro de 2004. Administrada pelo vigário Frei Ademir Fontana.

7º Pároco: FREI ADEMIR LUIS FONTANA

.De 15 de fevereiro de 2004 a 26 de agosto de 2004.

.De 26 de agosto de 2004 a 20 de julho de 2005 a Paróquia foi administrada pelo FREI ALDERICO MACHADO NOLETO para tomadas as decisões cabíveis.

Em 20 de fevereiro de 2005, FREI LEVI JONES BOTKE assume como vigário Paroquial.

Pároco: FREI LEVI JONES BOTKE

De 20 de agosto de 2005 a 25 de julho de 2006.

Pároco: FREI ALDERICO MACHADO NOLETO

De dia 06 de agosto de 2006 a 08 de fevereiro de 2009.

10º Pároco: FREI AILTON SANTOS DE CASTRO

De 08 de fevereiro de 2009 a 04 de fevereiro de 2012.

11º Pároco: FREI WAINER JOSÉ DE QUEIROZ

De 04 de fevereiro de 2012 a 04 de fevereiro de 2018.

12º Pároco: FREI JOÃO CARLOS MELLO CAVALHEIRO

De 04 de fevereiro de 2018 a 01 de fevereiro de 2021.

13º Pároco: FREI ROBERTO MAURO BÜHRER

De 01 de fevereiro de 2021 até a presente data.


ORAÇÃO

    Ó glorioso São Pedro, Príncipe dos Apóstolos, a quem o Senhor Jesus escolheu para ser o fundamento de sua Igreja, entregou as chaves do Reino dos Céus e constituiu pastor universal de todos os fiéis, queremos ser sempre vossos súditos e filhos.

    Confiantes na Palavra do Senhor que vos disse: "Tudo que ligares na terra será ligado nos céus" e no encargo que vos deu de confirmar os irmãos na fé, concedei-nos a graça de, diante da diversidade das opiniões dos homens, saber como vós professar com firmeza nossa fé em Cristo, filho de Deus, e permanecer naquele amor a Jesus, que por três vezes proclamastes após a ressurreição.

    Dai-nos que, fiéis aos ensinamentos do evangelho, permaneçamos unidos no rebanho do Senhor, confiado à vossa guarda, e no amor do Santo Padre, vosso legítimo sucessor, a fim de que, após o tempo desta vida, possamos nos unir para sempre à Igreja triunfante no céu. 

Amém !

O Padroeiro
O Padroeiro
SÃO PEDRO APÓSTOLO
São Pedro nasceu em Betsaida, um pequeno vilarejo às margens do lago de Genesaré, ou Mar da Galiléia, no norte de Israel. Seu nome de nascimento era Simão. Quando conheceu Jesus, Simão era casado (os Evangelhos falam da cura da sogra de Pedro) e morava em Cafarnaum, importante cidade às margens do lago de Genesaré. Era filho de Jonas e tinha um irmão, André. Este foi quem o apresentou a Jesus. Os dois se tornaram discípulos de Jesus e mais tarde apóstolos. São Pedro era pescador e possuía um barco, em sociedade com seu irmão. Ambos trabalhavam no Mar da Galiléia, um lago de água doce formado pelo Rio Jordão, na região da Galiléia em Israel.

O chamado de Jesus a São Pedro
Quando Jesus conheceu Simão, disse a ele uma frase que mudaria sua vida: Você será pescador de homens. A partir daí, Simão começou seguir Jesus. Num determinado momento, Simão confessou a Jesus: Tu és o Messias, o Filho de Deus. Por isso, Jesus disse que, daquele momento em diante, seu nome seria Pedro, Cefas, Kephas em aramaico, palavra que significa Pedra. Mais tarde o significado disso ficou claro: Pedro foi o primeiro Papa da Igreja, tornou-se a Pedra onde a Igreja encontra sua unidade.

Negações de São Pedro e perdão de Jesus
Quando Jesus foi preso no Horto das Oliveiras, pediu que seus discípulos fossem liberados. São Pedro foi liberado, mas seguiu Jesus de longe, às escondidas. Levaram Jesus preso ao Palácio de Caifás. Pedro e João entraram no pátio palácio e ficaram ali esperando o desfecho de tudo.

No pátio, alguns reconheceram São Pedro e perguntaram se ele era um dos discípulos de Jesus. Por três vezes, porém, Pedro negou e o galo cantou, como Jesus havia profetizado: Antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. Pedro chorou amargamente, arrependido. Quando Jesus ressuscitou e apareceu aos discípulos às margens do Mar da Galiléia, ele se dirigiu a Pedro e perguntou se Pedro o amava.

Jesus perguntou isso por três vezes. Pedro respondeu que sim as três vezes. Foi uma forma de Jesus curar o remorso no coração de Pedro por causa das três negações que tinha feito de seu Mestre. Jesus o perdoou e, em seguida disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

As chaves do Céu
Quando Jesus deu a São Pedro a missão de ser líder da Igreja, disse a ele: tu és pedra, e sobre essa pedra edificarei a minha igreja. Pedro era um homem simples, extrovertido, falava sem pensar. Por outro lado, era acostumado às dificuldades da vida de pescador. Mas depois de três anos seguindo Jesus, e depois da receber o poder do Espírito Santo em Pentecostes, Pedro se tornou um grande líder, um apóstolo, palavra que quer dizer enviado.

Depois de Pentecostes, São Pedro reunia multidões em suas pregações. Ele tinha o dom da cura de tal forma que as pessoas queriam tocar em seu manto, ou passar sob sua sombra para que fossem curados e libertados, como nos atesta o livro dos Atos dos Apóstolos. Ele escreveu duas cartas que estão no novo testamento, animando e exortando a Igreja nascente.

São Pedro, o primeiro papa
Depois de Pentecostes, Pedro passou a ser um evangelizador por todos os lugares onde passava. Sua autoridade como o líder da Igreja nascente sempre foi respeitada e atestada por vários documentos da Igreja. Nunca foi questionada. De fato, São Pedro assumiu as chaves da Igreja e seus sucessores, os Papas, são continuadores de sua autoridade e de sua missão dada pelo próprio Jesus cristo.

Devoção e morte de São Pedro
Por pregar o Evangelho destemidamente, São Pedro foi preso várias vezes. Uma vez, em Jerusalém, um anjo de Deus o libertou da prisão passando por vários guardas. Depois de evangelizar e animar a Igreja em vários lugares, Pedro foi para Roma. Lá, liderou a Igreja que sempre crescia, apesar das perseguições.

Assim, os romanos descobriram seu paradeiro, prenderam-no e condenaram-no à morte de cruz por ser o líder da Igreja de Jesus Cristo. No derradeiro momento,São Pedro pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por não se julgar digno de morrer como seu Mestre.

Seu pedido foi atendido e ele foi morto na região onde hoje é o Vaticano. Seus restos mortais estão no altar da Igreja de São Pedro em Roma. A festa de São Pedro é celebrada no dia 29 de junho.
https://paroquiasaopedro.org/2018/07/11/historia-de-sao-pedro/
 
 
Dúvidas, críticas ou sugestões?
Nome
 
E-mail
Telefone
 
Mensagem
 
 

Copyright © Diocese de Ponta Grossa 2024. Direitos reservados.
Navegando você está de acordo com a nossa política de privacidade.

Desenvolvido com amor Agência Arcanjo