MATRIZ
PARÓQUIA SÃO PEDRO E SÃO PAULO
Administrador Paroquial:

Padre Sandro Maciel Candido Ferreira


Horários de Missa
  • Segunda-feira 19h30
  • Quinta-feira 19h30
  • Sexta-feira 19h30
  • Sábado 19h
  • Domingo 10h e 19h30
Especial
  • Quarta-feira 15h e às 19h30 MIssa e Novena de N. Sra do Perpétuo Socorro

Endereço
Rua Pinhal Bonito número 12
Telêmaco Borba - Área II


Contato
(42) 3272-8557 / (42)99975-2886 whats
secretaria@pspsptb.com.br
Facebook

Histórico

No dia 29 de Junho de 2008, Dom Sérgio Arthur Braschi, esteve na Cidade de Telêmaco Borba para criar a Paróquia de São Pedro e São Paulo. A cerimônia, realizada às 17 horas, também foi a ocasião de nomear o primeiro pároco, Pe. Silvio Mocelin e nomear o Diácono Permanente Metódio Retexin como coadjutor.

Foi uma ocasião para conceder a indulgência plenária por ocasião do Ano Paulino decretado pelo Papa Bento XVI  para toda a Igreja.

A nova comunidade paroquial resultou do desmembramento da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e é formada por oito comunidades, todas na área urbana.

    A população abrangida é de aproximadamente 30 mil pessoas de um total de quase 67 mil habitantes do Municipio de Telêmaco Borba. As necessidades pastorais e o crescimento da população requeriam a criação de mais uma paróquia para o atendimento dos fiéis.

    A Paróquia São Pedro e São Paulo é a sexta comunidade paroquial criada por Dom Sérgio Arthur Braschi em menos de cinco anos à frente da Diocese de Ponta Grossa.

   Na ocasião da criação da Paróquia, o bispo agradeceu aos Missionários Redentoristas pelos seus mais de 60 anos de trabalho evangelizador em Telêmaco Borba.

   Na Celebração da Criação da Paróquia São Pedro e São Paulo estava presente o provincial da Congregação dos Missionários Redentoristas, o Pe. Joaquim Parron. Também esteve presente o pároco da Paróquia N. Sra. de Fátima, Pe. Odair de Souza Neto. Também contou com a presença numerosa de padres, diáconos permanentes e fiéis. 

    Pelos fiéis, durante a celebração solene, que representou os fiéis foi o Sr. Sebastião Ribas, que leu um discurso desejando êxito ao primeiro pároco e ao diácono permanente coadjutor.


Comunidade / Padroeiro (a) Localidade 

01 Matriz: São Pedro e São Paulo - Parque Limeira - Telêmaco Borba

02 Nossa Senhora das Graças - Vila Cristina

03 Nossa Senhora do Rosário - Jardim Alegre

04 Sagrado Coração de Jesus - Jardim Bandeirantes

05 São Sebastião - Area 3 / Distrito Industrial

06 São João Batista - São João

07 Santo Afonso - Parque Limeira – Área 06

08 São Silvestre - São Silvestre

09 Nossa Senhora de Guadalupe - Jardim Monte Sinai II

10 Nossa Senhora Aparecida - Casa Bella

11 Santa Rosa de Lima - Vila Rosa

12 Santa Teresinha - Area 7


Pastorais e Movimentos

C.P.P. - Conselho Pastoral Paroquial.

C.P.C. - Conselho Pastoral de Comunidade

P.A.E. - Pastoral dos Assuntos Econômicos.

Pastorais/Movimentos:

Catequese.

Liturgia.

Criança.

Familiar.

Canto Pastoral.

Pequenos Grupos

Social.

Zeladoras de Capelinhas.

Legião de Maria.

Apostolado da Oração.

R.C.C. - Renovação Carismática Católica.

Coroinhas.

M.E.C.E.

Batismo

Limpeza

P.L.C.


Celebrações

 Além das Celebrações na Igreja Matriz, são realizadas durante o mês as Celebrações em todas as Comunidades da Paróquia.

Maiores Informações - consulte o site paroquial: www.pspsp.com.br  


Párocos

1º. Pároco:  Pe. Silvio Mocelin  - 2008 até 2022

2º. Pároco:  Pe.Sandro Maciel Cândido Ferreira - 2022


Oração a São Pedro

Ó glorioso São Pedro , por causa de sua vibrante e generosa fé, sincera humildade e flamejante amor, Nosso Senhor o honrou com o singular privilégio e em especial a liderança de toda a Sua Igreja. Obtenha para nós a graça de viver na fé, um sincero amor e lealdade a Igreja , aceitando a todos os seus ensinamentos e obedecendo a todos os seus preceitos. Deixe-nos alegrar e conseguir um paz na terra e uma eterna felicidade no Céu. Amém!


Oração a São Paulo

Ó glorioso São Paulo, que após perseguir a Igreja você tornou-se, pela graça de Deus o mais zeloso dos apóstolos para levar os ensinamentos de Jesus ,nosso Divino Salvador ao mais longínquo rincões da terra e você alegremente enfrentou prisões , apedrejamentos, açoites, naufrágios e todas as formas de perseguições, culminando com o derramamento do seu sangue por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Obtenha para nós a graça de trabalhar sem cessar para levar a fé ao nosso próximo e aceitar todas as tribulações que atravessem nosso caminho. Nos ajude a inspirar-nos pelos seus Ensinamentos e ter o seu indomável amor a Jesus, de modo que após terminarmos a nossa missão aqui na terra, possamos nos encontrar na Casa do Pai, para louva-LO por toda a eternidade. Amém!

O Padroeiro
O Padroeiro
SÃO PEDRO E SÃO PAULO
Estes santos são considerados “os cabeças dos apóstolos” por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários.
São Pedro, príncipe dos Apóstolos
Tinha como primeiro nome Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Pescador, foi chamado pelo próprio Jesus e, deixando tudo, seguiu o Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro.
Um homem simples e impulsivo. Falou, muitas vezes, em nome dos Apóstolos e não hesitou em pedir a Jesus explicações e esclarecimentos sobre sua pregação.
Foi o primeiro a responder ao Mestre: “Senhor, para quem iremos? Somente tu tens palavras de vida eterna; nós acreditamos e sabemos que és o Santo de Deus” (Jo 6,67-68), diante da pergunta que Cristo fez aos discípulos: “Também vocês querem ir embora?”.
Primeiro Papa da Igreja
Em princípio, fraco na fé, chegou a negar Jesus durante o processo que culminaria em Sua morte por crucifixão. O próprio Senhor o confirmou na fé após Sua ressurreição (da qual o apóstolo foi testemunha), tornando-o intrépido pregador do Evangelho através da descida do Espírito Santo de Deus, no Dia de Pentecostes, o que o tornou líder da primeira comunidade.
São Pedro é o apóstolo que Jesus Cristo escolheu e investiu da dignidade de ser o primeiro Papa da Igreja. “E eu te digo: Tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares sobre a terra, será ligado também nos céus”.
São Pedro é o pastor do rebanho santo, é na sua pessoa e nos seus sucessores que temos o sinal visível da unidade e da comunhão na fé e na caridade.
Martírio
Pregou no Dia de Pentecostes e selou seu apostolado com o próprio sangue, pois foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como seu Senhor, Jesus Cristo. Escreveu duas Epístolas e, provavelmente, foi a fonte de informações para que São Marcos escrevesse seu Evangelho.
São Paulo
Saulo era natural de Tarso. Recebeu educação esmerada “aos pés de Gamaliel”, um dos grandes mestres da Lei na época. Tornou-se fariseu zeloso, a ponto de perseguir e aprisionar os cristãos, sendo responsável pela morte de muitos deles.
De perseguidor cristão à conversão
Converteu-se à fé cristã, enquanto perseguia os cristãos, no caminho de Damasco, quando o próprio Senhor Ressuscitado lhe apareceu e o chamou para o apostolado: “Saulo, Saulo, por que você me persegue?”. Recebeu o batismo do Espírito Santo e preparou-se para o ministério.
Desde então, converteu-se e começou a pregar o Cristianismo, viajando pelo mundo, pregando o evangelho de Jesus Cristo e o mistério de sua paixão, morte e ressurreição.
Apóstolo das Gentes
Tornou-se um grande missionário e doutrinador, fundando muitas comunidades.
De perseguidor passou a perseguido, sofreu muito pela fé e foi coroado com o martírio, sofrendo morte por decapitação. Ele é conhecido como o “Apóstolo dos Gentios”.

Fontes: Martirológio Romano
cancaonova.com
Arquisp
Livro “Santos de cada ia II” – Maio – Agosto (4ª ed.) – José Leite, S.J. (Org.)
– Pesquisa e redação: Catarina Xavier – Comunidade Canção Nova
https://santo.cancaonova.com/santo/sao-pedro-e-sao-paulo-apostolos/

A minha oração
“Senhor, hoje eu quero Te pedir por toda a Santa Igreja Católica. Que pela intercessão de São Pedro e São Paulo, colunas da Igreja, possamos ser sempre fiéis à fé e à doutrina que o próprio Cristo nos deixou. Amém!”
São Pedro e São Paulo, rogai por nós!
 
 
Dúvidas, críticas ou sugestões?
Nome
 
E-mail
Telefone
 
Mensagem
 
 

Copyright © Diocese de Ponta Grossa 2024. Direitos reservados.
Navegando você está de acordo com a nossa política de privacidade.

Desenvolvido com amor Agência Arcanjo